Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona o Seguro Frota? Entenda essa modalidade

Fazer um seguro para veículos é de importância fundamental em diferentes situações, seja para um veículo de uso pessoal ou profissional. Em ambos os casos, se você tem um ou mais veículos sob o mesmo nome da pessoa física ou jurídica, pode se interessar em adquirir um Seguro de Frota. Mas, como funciona o Seguro Frota? Vamos explicar sobre essa modalidade nesse texto.

imagem área de vários veículos com a legenda: Como funciona o Seguro Frota?

Entenda como funciona o Seguro Frota

Ter um seguro de veículo é fundamental para proteger o investimento, independente da quantidade. Com um Seguro Frota, todos os veículos ficam protegidos contra as coberturas previstas na apólice. Além disso, em caso de frotas empresariais, você garante a segurança tanto do veículo, quanto dos seus colaboradores.

 

Como funciona o Seguro Frota?

Em poucas palavras, o Seguro Automóvel de Frota é igual ao seguro auto individual, sendo a principal diferença a quantidade de veículos contemplados no seguro. Enquanto no individual você contrata o seguro apenas para um veículo, no Seguro de Frota você contrata um seguro para diversos veículos. Cada seguradora determina a quantidade mínima para configuração de uma frota, porém o mais comum são a partir de cinco veículos.

Com o Seguro Frota você pode aproveitar de diversas coberturas, como roubo e furto, colisão, incêndio, blindagem, danos a terceiros, vidros, guincho e muitos outros. Basta adicionar na apólice todas as coberturas desejadas no momento da contratação.

+ Seguro frota paga franquia?

Assim como no seguro auto individual, as seguradoras avaliam diversas informações para aceitação. Entre elas, são verificadas se o veículo faz transporte de carga, quais as regiões de circulações, particularidades do que é transportado e etc.

 

Quais são os tipos de Seguro Frota?

Grupos de afinidade

O empregador ou as associações constituídas que optam por esse tipo de apólice podem colocar, além dos veículos de sua frota, também os seus. Algumas seguradoras permitem que nessa modalidade entrem também os veículos dos dependentes dos associados. O preço do seguro, na maioria das vezes, é pago pelo empregado. Porém, há casos em que o empregador paga tudo ou uma parte.

Apólices coletivas

Diferente da modalidade anterior, na apólice coletiva, todos os veículos tem como proprietário a mesma pessoa física ou jurídica. Dessa forma, é emitida apenas uma apólice com cobranças unificadas e para um único CNPJ ou CPF. Durante a vigência do seguro, é possível adicionar novos veículos a apólice, sendo necessário realizar o pagamento proporcional.

 

Vantagens para Seguros de Frota

As vantagens para quem decide contratar um Seguro de Frota são muitas quanto comparadas a contratação de um seguro individual. Entre elas, estão diversos cursos como direção defensiva para aprimoramento dos motoristas, descontos em estacionamentos, serviços de despachante.

Além de poder aproveitar de descontos proporcionais ao número de carros, o segurado conta com a otimização de tempo em contratar um único seguro para diversos veículos.

Outro benefício é que ele proporciona o gerenciamento feito pela seguradora dos sinistros que acontecerem na empresa. Assim a atenção à frota pode ser dividida com profissionais especializados nessa função.

Antes de contratar um Seguro de Frota é importante escolher as melhores coberturas e assistências para seus veículos. Dessa forma você terá o apoio e suporte que precisa para manter a sua frota de carros alinhada e pronta para desempenhar o seu trabalho com a mesma segurança e responsabilidade.