Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é seguro frota? Entenda essa modalidade

Imagem de pátio com carros para ilustrar post sobre O que é seguro frota?

O que é seguro frota? Entenda essa modalidade

Se você tem uma família com dois ou mais filhos ou filhas, todos com carros, você sabia que pode aplicar para ter um seguro de frota? Se você tem uma negócio e usa dois carros e uma moto no seu dia a dia para fazer entregas também! Vamos te explicar e tirar a dúvida: o que é seguro frota?

O que é seguro frota?

O seguro frota de veículos consiste na contratação de um serviço de seguro quando ele é voltado para dois ou mais carros, pela mesma pessoa física ou jurídica. As seguradoras são diferentes entre si. Então, algumas podem exigir um número mínimo de veículos para que seja possível contratar o seguro de frota.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o seguro frota, entenda porque é importante contratar um seguro.

Mas porque contratar um seguro?

Ao comprar um veículo, seja em uma cidade ou no interior, sempre existe a possibilidade de ocorrência de acidentes e fatalidades.

Quando falamos de carro, sempre existe o risco de um acidente durante a condução do trânsito. Ou então, em longos períodos de chuva, existe o risco de enchentes – muitas cidades nacionais sofrem com isso. Furto e roubo de automóvel, infelizmente, são ocorrências comuns, principalmente nas grandes cidades.

Fazer um seguro para o carro, individual ou para uma frota, seja ela familiar ou não pode poupar de prejuízos:

  • Protege o investimento que você fez no seu carro;
  • Paga contas médicas sem preocupação após um acidente;
  • Fica mais protegido de danos contra você em caso de uma ação judicial;
  • Fica protegido de motoristas que não tem seguro;
  • Facilidade para pagar por reparos por roubo, vandalismo ou desastres naturais.

Como contratar o seguro frota

Para contratar um seguro ação acontece por meio de uma proposta. A proposta vai virar uma apólice, que é o contrato oficial entre o segurado e a seguradora.

Como acontece com o seguro de automóvel individual, o seguro para frotas costuma depender da análise de diversas variáveis. Entre as variáveis estão:

– A quantidade de veículos;

– Se existe e qual é a história de seus sinistros.

– Como é o comportamento e as principais características do grupo que dirige os veículos que serão segurados. Por exemplo: experiência de carteira, o lugar onde os carros serão guardados, para quais lugares o veículo vai e a que horas entre outros.

Como escolher um seguro para frota de veículos

Você já entendeu o que é seguro frota e como contratá-lo, certo? Agora vamos entender como fazer a melhor escolha. Ao escolher uma companhia de seguros para a sua frota, é importante contratar empresas com bom nome. Você pode perguntar onde conhecidos ou empresas parecidas fizeram seu contrato e estão tendo boas experiências.

Sempre compare as taxas e as coberturas. Na Bidu, você consegue comparar diferentes empresas e fazer cotação online.  Se você estiver interessado em fazer o seguro de um outro tipo de veículo, procure por aqueles que atendam o que você usa em sua empresa.

Procure as referências da seguradora no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse órgão é subordinado ao Ministério da Fazenda, e é responsável pela regulamentar e fiscalizar o setor de seguros. É importante lembrar que os dados e condições do contrato do fechamento do seguro podem ser alterados a qualquer momento, durante a validade do contrato de seguro (sempre em situações comum acordo) junto à seguradora. As modificações de uma apólice de seguro acontecem por meio do endosso.

Agora que você sabe tudo sobre o tema, pode, inclusive, ajudar seu amigo que perguntar o que é seguro frota? Aproveite, conheça e faça agora mesmo o seu seguro auto!