Seguro Garantia para grandes obras

Imagem de uma obra para texto sobre seguro garantia para grandes obras

Seguro Garantia para grandes obras

Já é de conhecimento que o seguro garantia é uma das formas mais rápidas e seguras para você garantir o cumprimento de um acordo por contrato. Mas você sabe qual a importância que do seguro garantia para grandes obras?

Imagem de uma obra para texto sobre seguro garantia para grandes obras

O Seguro Garantia para Grandes obras garante contra paralisação, quebra de contrato, entre outros aspectos.

Sim, o seguro garantia pode ser um grande aliado para diferentes tipos de obras. Seja no ramo imobiliário, em imóveis comprados na planta ou não, seja para obras de grande dimensão como na extração de petróleo, por exemplo. Até mesmo concessões de rodovias, ferrovias e aeroportos. 

Entenda melhor o seguro garantia para grandes obras. Veja como ele pode auxiliar no seu processo de obra de várias naturezas. Especialmente, para empresas de médio e grande porte em licitações públicas.

O que é o Seguro Garantia?

Antes de mais nada, um breve resumo sobre o que é o seguro garantia.

O seguro garantia é uma modalidade de apólice de seguro. Ela tem como objetivo garantir que todos os termos acordados em contrato sejam cumpridos sem perdas expressivas.

O seguro garantia pode ser destinado para garantir o cumprimento de contratos de fornecimento de bens ou equipamentos, licitações públicas, prestação de serviços entre privados ou contratação pública, entre outros.

Além disso, o seguro garantia é um serviço que é realizado com mais rapidez, baixo custo e independência.

Seguro Garantia para grandes obras

Existem 10 tipos de seguro garantia reconhecidos pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Esse é o órgão responsável pela fiscalização e pelo controle do mercado de seguros. Alguns deles envolvem considerações sobre a questão de obras.

Para o caso de seguro garantia imobiliário, você poderá garantir que não haverá paralisação, atrasos e quebra de contrato da entrega de obras referentes ao seu imóvel. Caso contrário, você deve receber uma indenização referente aos seus prejuízos, devidamente apurados perante a lei.

Além disso, caso alguma obra tenha seus custos aumentados no decorrer do processo, o seguro garantia irá cobrir tais eventualidades financeiras.

Já o seguro garantia para os setores naval, de energia e de petróleo e gás, é utilizado como garantia do cumprimento de serviços de empresas desse setor. Isso inclui desde a construção de algo, como navios ou usinas, como também obras referentes à extração de gás natural ou petróleo.

No caso do seguro garantia ambiental, a apólice é aplicada para o cumprimento de contrato de obras de recuperação ambiental. Desta forma, garante que não haja atrasos no cronograma ou falta de compromisso do tomador.

Seguro Garantia para grandes obras: licitações públicas

Se você é, principalmente, brasileiro, você já ouviu falar na Operação Lava Jato. Um esquema bilionário de corrupção e lavagem de dinheiro, investigado pela Polícia Federal brasileira. Ela vem punindo empresários, políticos e empresas que participaram de alguma forma do esquema de lavagem de dinheiro.

Mas o que a Operação Lava jato tem a ver com o seguro garantia? O mercado estima que o setor de seguro garantia irá crescer em 2019 e, em especial, após o fim da operação pela justiça e a Polícia Federal.  

Para a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), depois de um crescimento de quase 6% de janeiro a outubro de 2018, em 2019 a modalidade de seguro garantia crescerá quase o dobro do que estava previsto para o mercado como um todo. Isso dará um total de 3,1%.

Isso porque grandes empresas envolvidas no esquema de corrupção perdem a sua “preferência” na concorrência de licitação pública para obras. Assim, abrem espaço para o seguro garantia.

Novos investimentos

Além disso, com a redução da crise política, financeira e econômica, muito ocasionada por todo esse clima de corrupção, o mercado volta a tomar o rumo do crescimento e de investimento. Esses investimentos se darão com a construção de novas ferrovias, aeroportos, portos, projetos de energia e gás, entre outros.

A avaliação, em linhas gerais, é que os responsáveis pelas licitações públicas para grandes obras irão buscar novas formas de garantir o cumprimento de contrato e entrega dos projetos. Aí então, o seguro garantia para grandes obras é a melhor opção.

Com isso, as vendas de apólices e as chances para empresas de médio e grande porte, até então não tão vistas no mercado, disputarem esses contratos é muito maior.

Você ainda tem dúvidas sobre como funciona o seguro garantia em licitações? Temos um artigo inteiro dedicado ao tema que detalha tudo que você precisa saber. Assim, vai ficar mais fácil de você entender se o seu perfil como empresa se encaixaria em uma licitação pública também para obras.

Como obter um Seguro Garantia?

Agora que você já está mais familiarizado com o tema, não deixe de fazer uma simulação online.

 

Última atualização em 12/02/2019