Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona o seguro garantia para médias empresas?

Ilustração de moedas e gráficos para ilustrar texto sobre seguro garantia para médias empresas

Como funciona o seguro garantia para médias empresas?

Contratar um serviço geralmente envolve muita burocracia e custos elevados. Mas há algumas alternativas que podem simplificar esse processo e garantir menos dor de cabeça para fiscalizar o cumprimento dos termos do contrato. Entre elas, está o seguro garantia para médias empresas.

Ilustração de moedas e gráficos para ilustrar texto sobre seguro garantia para médias empresas

O Seguro Garantia pode ser uma ótima opção para médias empresas.

O seguro garantia para médias empresas, ou empresas de outros portes e pessoas físicas, já é uma realidade. Há alguns anos ele tem sido uma opção para quem busca facilidade na operação, custos reduzidos e segurança de que o que foi acordado será cumprido.

Mas, mesmo sendo uma apólice já popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o seguro garantia. Há dúvida também se realmente vale a pena para o perfil e necessidade de sua empresa, principalmente se ela é uma empresa pequena ou média.

Vamos esclarecer esses pontos mais comuns das dúvidas, para que você tenha informação suficiente para fazer a melhor escolha no seguro garantia para médias empresas.

Sobre o seguro garantia

Em linhas gerais, o seguro garantia é um tipo de apólice que garante que prazos, e valores definidos em contrato sejam cumpridos.

É muito comum o seu uso para serviços, construção, fabricação e até licitação em concorrências públicas.

Quais as vantagens do seguro garantia para médias empresas?

Vamos ao que interessa. Você tem uma empresa de porte médio e quer entender melhor quais seriam as vantagens que o seguro garantia para médias empresas poderia lhe dar?

Podemos começar dizendo que o seguro garantia é uma excelente opção para médias empresas e outras de pequeno e grande porte. Vamos entender quais são as vantagens desta apólice no detalhe.

Econômico

Esse é o primeiro ponto. Antes do seguro garantia, era muito comum que você tivesse que recorrer ao banco para ter a sua carta de fiança. Somente assim poderia assegurar os cumprimentos de serviços contratados pela sua empresa.

Essa carta de fiança bancária possui um valor alto. Muitas vezes ela impede de contratar um serviço que certifica os termos do contrato, tanto para contratante quanto para o contratado.

O seguro garantia chega como uma opção de custo reduzido. Ele é, em média, 50% mais em conta que a fiança bancária. Além disso não há exigências burocráticas e de crédito, que comprometem a saúde financeira da sua empresa.

No seguro garantia você recebe um limite de crédito que antecipa o valor que você tem disponível para fechar diferentes contratos e licitações para a sua empresa. Esse limite de crédito é definido após análise da saúde financeira da sua empresa, pela seguradora.

Além disso, não há comprometimento do crédito da empresa no mercado e nem exigência de garantia financeira.

Agilidade na emissão

O seguro garantia pode ser emitido em questão de algumas horas. Ao contrário de cartas de fianças em bancos que, em média, demoram até 15 dias para serem liberadas.

Essa rapidez atende muito bem a perfis de médias empresas com necessidades imediatas para diferentes serviços. Alguns exemplos são operações imobiliárias, tributárias, judiciais, aduaneiras, licitações, concessões e até adiantamento de crédito de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Como contratar o seguro garantia?

A melhor maneira de contratar um seguro garantia para médias empresas é buscando uma corretora de seguros para ajudá-lo com a operação. Isso porque toda e qualquer transação financeira e de prestação de serviço que envolva o seu negócio, merece uma avaliação e assistência profissional capacitada e qualificada.

Essa assessoria especializada irá lhe trazer mais segurança no fechamento da sua apólice. Também trará mais garantias de cobertura e de sucesso em sua empresa.

Quais as responsabilidades ao contratar um seguro garantia para médias empresas?

A empresa seguradora contratada por você tem como responsabilidade emitir a apólice para o segurado.

Ela certifica que o tomador, membro responsável pela prestação de serviço contratado, irá cumprir e assumir todas as suas obrigações em contrato.

Após a emissão da apólice, a seguradora e o responsável pela prestação do serviço, assinam um contrato de contragarantia (CCG). Esse contrato nada mais é do que uma ferramenta que atesta que, em caso de eventual sinistro, a corretora terá o direito de regresso contra o tomador.

Quais as modalidades do seguro garantia?

Há dez modalidades de seguro garantia, regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Você poderá optar entre uma delas para a sua empresa, dependendo da necessidade em questão. Veja alguns detalhes de cada:

Seguro garantia judicial

O seguro garantia judicial é utilizado em trâmites de processos judiciais, para assegurar o cumprimento dos pagamentos acordados em juízo.

Seguro garantia do licitante

Esse modelo ocorre em licitações privadas ou públicas. Ele garante que a empresa escolhida terá o cumprimento do contrato proposto, com prazos e preços ditados no edital.

Seguro garantia para concessões

Garantia para a administração pública do cumprimento dos acordos com concessionárias .

Seguro garantia de retenção de pagamento

No caso do descumprimento das obrigações do prestador de serviço, esse tipo de seguro garante a indenização dos prejuízos causados, fixados no contrato. É aplicada em contratos que tem como cláusula a retenção de parte do total do pagamento a ser realizado, substituindo a caução.

Seguro garantia no adiantamento de pagamentos

Ainda considerando o descumprimento do acordado, essa modalidade indeniza o segurado dos adiantamentos realizados antes da conclusão do serviço. Tudo é feito conforme definição em contrato.

Seguro garantia do executante

Tipo de seguro utilizado para indenizar o segurado pelo não cumprimento das obrigações definidas referentes a solicitações de construção, prestação de serviços e provimento de bens.

Seguro garantia imobiliário

Em caso de compra de imóveis, esse seguro irá certificar de que o comprador do imóvel receberá a sua unidade de acordo com as determinações prescritas em contrato.

Seguro garantia de perfeito funcionamento

Garante que não haja prejuízos referentes a alterações nas especificações acordadas ou na qualidade do que foi entregue.

Seguro garantia administrativo

Modalidade utilizada para processos administrativos em diversas esferas, seja estadual, municipal ou federal, de créditos tributários.

Seguro garantia aduaneiro

Modalidade em que à Receita Federal, no papel de segurada, o recolhimento de impostos e tributos por parte de importadores   

Próximos passos para ter um seguro garantia para a minha empresa

Os próximos passos para contratar um seguro garantia para médias empresas vão depender de você. Agora já está mais claro que há diversos tipos diferentes de seguro garantia e grandes vantagens.

Coloque as informações da sua empresa em ordem. Compreenda a sua saúde financeira e liste as prioridades de contratações de serviços para que você possa fazer uma boa escolha na hora de utilizar o seu limite de crédito do Seguro Garantia.