Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Raça mais inteligente de cachorro – confira o ranking

raça mais inteligente

Raça mais inteligente de cachorro – confira o ranking

Quem tem cachorro em casa já está cansado de saber que essa espécie é pra lá de inteligente. E não importa qual raça de cão você tenha, sabe também que todo cãozinho é especial, seja grande ou pequeno, seja dócil ou agressivo, ele é companheiro e fiel. Mas alguns cães possuem mais habilidades que outros e por isso são considerados mais inteligentes.

Um dos rankings mais utilizados hoje em dia é do pesquisador Stanley Coren, que mapeou 133 raças, verificando a facilidade de aprendizagem do cão em relação a um comando recebido. Para isso, foram realizadas provas de obediência. Stanley observou que algumas raças respondem melhor em termos de inteligência, porque não precisam de tanta prática para executar aquilo que se pede. Os resultados foram publicados no livro “A inteligência dos cães”.

De modo geral, como se sabe, os cachorros são obedientes e aprendem com facilidade uma solicitação do seu dono quando treinados. Mas se você também está curioso e quer saber, afinal, quais raças se destacaram nas avaliações, confira os 10 primeiros nomes que aparecem no ranking:

10º Boiadeiro Australiano

boiadeiro australiano

Considerados também bons pastores de gados, com uma excelente capacidade cognitiva para guiar os rebanhos de bovinos.

9º Rottweiler

Rotweillers

É uma raça muito popular no Brasil. Esses cachorros são conhecidos como excelentes cães de guarda, sendo muito protetores e por isso figuram entre os favoritos dos brasileiros. São tão inteligentes que frequentemente os vemos envolvidos em competições e também trabalhando com policiais.

8º Papillon (spaniel anão continental)

Papillon

Ah, esses cãezinhos. Não se deixe enganar pelo tamanho. O que eles não têm de tamanho às vezes têm de braveza, quando não são tão sociáveis. Bons nos esportes, também são versáteis.

7º Labrador

labrador

Pacientes, cheios dos afetos, simpaticíssimos e adoram brincar. Como não amar essas fofuras? Outra uma raça igualmente popular e que conquistou o coração dos brasileiros. Esportistas, cheios de energia, aprendem rapidamente com os treinamentos e são extremamente apegados ao dono. São excelentes guias para cegos.

6º Pastor de Shetland

Pastor de Shetland

Esses cães tão elegantes e amáveis também são muito obedientes e facilmente adestrados. Muito utilizados na pecuária e o pastoreio.

5º Dobermann

doberman

É hora de falar de um dos cães mais temperamentais. Vale dizer que cada animal da raça possui temperamento diferente, sendo alguns mais agressivos e outros muito dóceis. Por isso, precisam receber um bom treinamento. Essa raça possui faro de caçador e também é considerada excelente alternativa para a função de cão de guarda.

4º Golden Retriever

Golden Retriever

Ótimos companheiros para crianças e cegos, pois são extremamente afetuosos.  Fazem amizade facilmente, com pessoas ou outros cachorros. Gostam de brincar ao ar livre.

3º Pastor Alemão

pastor-alemão

E aí está ele. Todos parecem conhecer o instinto protetor do pastor alemão. Esses cães adoram trabalhar, são disciplinados e nem precisam de muito treinamento para serem obedientes. Por isso, se tornaram cães policiais conhecidos no mundo todo.

2º Poodle

Poodle

Não sabia não? Apesar do pequeno porte, essa raça é uma das mais inteligentes, porque uma das que possui melhor capacidade cognitiva para compreender os comandos e obedecê-los.

1º Border Collie

Border Colier

E eis então o cachorro mais inteligente do mundo! Precisam de espaços, pois são muito ativos e podem destruir tudo que encontram pela frente.

Você tem algum cachorrinho dessas raças? Então parabéns, você tem um amigo bastante inteligente! Separamos algumas dicas para você proteger seu cachorro de doenças, evitar que seu cachorro se assuste com fogos de artifício e ficar atento a roubo de cachorro.