Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como tirar mancha de madeira: confira 4 dicas de ouro

Imagem de peças de madeira para ilustrar post sobre como tirar mancha de madeira

Como tirar mancha de madeira: confira 4 dicas de ouro

Casa nova, móveis novos e nada melhor do que chamar alguns amigos para realizar a inauguração de seu lar. Com o fim da festa, hora da limpeza. E das dores de cabeça: um copo deixou uma mancha na mesa de madeira. Móvel novinho, e agora? Calma, não é nada de outro mundo. Nós, da Bidu Corretora, vamos apresentar algumas dicas de como tirar mancha de madeira, fique com a gente!

Como tirar mancha de madeira? Confira as dicas

1) Profundidade da mancha

Além de saber como tirar mancha de madeira, é preciso saber o quanto o móvel está manchado, antes de sair aplicando diferentes métodos para resolver o problema. Conhecendo a profundidade da marca, é mais fácil indicar qual o melhor procedimento.  

Por exemplo, caso a marca seja superficial, o mais adequado seria utilizar o selador. Com uma mancha mais profunda, o recomendável seria lixar.  

2) Removendo a mancha

Para explicar como age cada produto específico na madeira, vamos explicar os mais simples e baratos e como tomar cuidado com eles:

Óleo

É só passar óleo de peroba na marca com um pano macio e limpo. O óleo, para quem não sabe, infiltra na madeira e consegue restaurar a cor própria do móvel. Posteriormente, aguarde secar e introduza cera ou lustra móvel de sua preferência para finalizar o processo.

Ferro de passar

O calor também é uma boa alternativa no combate às manchas. Neste caso, use um pano um pouco umedecido sob a marca e utilize o ferro de passar por cima do pano. Passe o quanto for preciso para a marca desaparecer.

Em um segundo momento, dê uma boa polida no móvel para ficar brilhando como antes. Se não der certo, uma opção viável é usar um produto lubrificante, como o WD40.

Lixa

Como citamos anteriormente, a lixa é apropriada para marcas de maior gravidade, exemplo de uma pequena queimadura. Nessas ocasiões, para tirar a mancha de madeira é necessário lixar bem a região da queimadura.

Importante: utilize uma lixa fina no sentido da fibra da madeira. Se o dano for muito intenso, pode lixar toda a superfície para mantê-la homogênea.  

Depois, refaça a pintura do móvel com uma tintura semelhante a anterior ou use verniz se for madeira natural.

Maquiagem

Aqui, todo o cuidado é pouco: o removedor de esmaltes, um material muito permeável, pode manchar a madeira. Como resolver isso? Através de um spray fixador de cabelo com um pano seco sob a mancha. Caso não seja possível retirar tudo, não tem problema: repita o procedimento até eliminar a marca.

Como segunda alternativa para corrigir a marca de removedor de esmalte é a mistura de três componentes: óleo de linhaça, vinagre branco e terebintina. Precisa-se bater ambos muito bem e dividi-los igualmente. Passe uma esponja de aço seca na marca e só depois aplique a mistura em toda a superfície lustrando com um pano seco.

Para encontrar o óleo de linhaça, é só procurar uma loja de produtos naturais. O terebintina é um solvente achado em lojas de artesanato.

+ 10 dicas de decoração de casas pequenas gastando pouco

3) Tipos de madeira

Sabe-se que existem diferentes tipos de madeiras, mas perceber quais são os tipos nos móveis da casa é outra história. Quer um exemplo? Sabia que as madeiras mais claras, como pinheiro e caxeta, são mais sensíveis às manchas? Sim, a explicação é por serem mais porosas, ou seja, perfuradas.

Em compensação, madeiras de tipo mais escuras, como imbuia, de poros mais fechados, é mais resistente quando falamos de manchas.

4) Precavendo contra manchas

Tome os cuidados necessários: proteja os seus móveis e tenha a manutenção das peças atualizadas. Parece simples, não é? Fique atento em situações cotidianas, como não deixar um móvel exposto ao sol e evitar uma mancha durar muito tempo sem limpeza.

Há dicas como usar suporte de panela e de tábuas para evitar o contato direto de produtos que mancham com a madeira. Para tábuas, recomenda-se o uso de óleo mineral uma vez por mês para manter a madeira em bom estado.

Agora que você já sabe como tirar mancha de madeira, que tal conhecer sobre o seguro residencial da Bidu? Através dele, você se protege dos mais diversos imprevistos, tem assistência 24 horas para serviços gerais e garante uma maior comodidade para toda a sua família!

+ Como tirar mancha de graxa

Cotação online de Seguro Residencial