Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Airbnb Brasil: vale a pena contratar o seguro residencial?

imagem de um prédio com varandas azuis com o logotipo do Airbnb Brasil

Airbnb Brasil: vale a pena contratar o seguro residencial?

imagem de um prédio com varandas azuis com o logotipo do Airbnb Brasil

Airbnb Brasil e o seguro residencial

Viajar é bom, não é mesmo?! Conhecer novos lugares, comidas, culturas e pessoas. Porém, alguns dos grandes empecilhos é o preço da hospedagem. Pensando numa graninha extra e em facilitar a viagem de outras pessoas, você anuncia no Airbnb um dos quartos vazios do seu apartamento no Rio de Janeiro para receber turistas do mundo todo.

+ Vai viajar? Não esqueça do seguro viagem!

Em uma das hospedagens, você recebe um casal na sua casa. Em um certo momento, enquanto a moça anda pela casa, ela escorrega em um tapete, cai no chão e torce o punho.

Um tempo depois do checkout do casal, você recebe um comunicado em que eles estão processando você por danos físicos. Nessa situação, será que o seguro residencial cobre o preço da possível indenização judicial? Como funciona o seguro do próprio Airbnb?

 

O que é o Airbnb?

O Airbnb foi fundado em 2008 em São Francisco (Califórnia) por dois designers que viram a oportunidade de alugar espaços vazios em casas por aí pelo mundo. Resumindo: ele é um site que junta pessoas que têm espaços livres (que vão de pequenos quartos até grandes castelos), com viajantes que querem aproveitar de um espaço por um curto período de tempo.

No Airbnb é possível fazer aluguel de casas, apartamentos, quartos compartilhados/ individuais ou qualquer espaço livre que você imaginar. Nele há a comodidade de alugar um local, comparar preços das diárias, conversar com anfitrião, fazer o pagamento, ver comentários sobre a residência e muito mais. Tudo online e em qualquer lugar do mundo, seja em São Paulo ou Nova York.

Veja alguns números do Airbnb:

+ 150.000.000 hóspedes

+ 65.000 cidades

+ 191 países

+ 3.000.000 acomodações em todo o mundo

Seguro do Airbnb

Você que tem um espaço e quer anunciar através do Airbnb deve ficar atento à segurança de seus hóspedes. Você pode ter ouvido falar que o site disponibiliza uma proteção, mas é importante conhecer o que ela oferece e se o seguro residencial vale a pena para a sua casa do Airbnb.

Garantia ao anfitrião

No Brasil o Airbnb não oferece um seguro, mas sim uma “garantia ao anfitrião”. Essa proteção é incluída em todas as reservas feitas pelo site, sem nenhum custo adicional para o anfitrião.

Esta garantia oferece uma proteção de até R$ 3.000.000 para danos à propriedade, que podem ser coisas pequenas como copos quebrados ou então danos maiores como um eletrodoméstico ou uma porta de vidro quebrada.

Os termos de propriedade excluída restringe a garantia a danos causados à propriedades, não cobrindo dinheiro, animais, responsabilidade civil, áreas comuns ou compartilhadas, veículos, embarcações, desgaste natural e outros. Veja a lista completa dos itens cobertos e excluídos nos termos e condições da garantia ao anfitrião.

Para solicitar a indenização por danos a sua propriedade, é preciso antes negociar com o hóspede o conserto. Somente depois de encerradas essas tentativas de negociação do prejuízo é possível solicitar a reparação ao site.

O tempo para que a solicitação seja processada e o pagamento realizado varia conforme a gravidade do caso, documentação apresentada e cooperação do anfitrião e do hóspede.

O Airbnb informa que essa garantia oferecida não é um seguro residencial, aconselhando os seus anfitriões a avaliar as suas necessidades e compreender quais as garantias oferecidas.

Seguro de Proteção ao Anfitrião

Em alguns países, o Airbnb oferece o Seguro de Proteção ao Anfitrião, que ainda não está disponível no Brasil. Esse seguro oferece proteção de responsabilidade civil (danos corporais ou à propriedade) de até 1 milhão de dólares, ocorridos durante a estadia pela empresa.

Ele foi pensado para garantir proteção dos anfitriões contra reclamações de terceiros por danos corporais ou materiais. Um hóspede pode, por exemplo,  quebrar o punho depois de escorregar no tapete e abrir uma reclamação contra o anfitrião pela lesão. Como não é um dano a propriedade, a garantia ao anfitrião não contempla essa situação, mas o seguro pode contemplar.

Seguro Residencial

Mas afinal, Seguro Residencial protege casa Airbnb?

Já falamos aqui várias vezes como o seguro residencial é uma proteção para o seu lar. Com ela você tem proteção contra raio, explosão e incêndio, sendo possível contratar coberturas adicionais conforme as suas necessidades, como cobertura contra desmoronamento e roubo e furto.

Mas, será que o seguro residencial cobre riscos associados à prática do Airbnb? A resposta é: depende. Isso porque cada seguradora determina as condições para aceitação do imóvel. Entramos em contato com as seguradoras parceiras da Bidu em Seguro Residencial e cada uma apresenta regras diferentes para aceitar casa de aluguel temporário. 

Uma das seguradoras informou que, para ter um seguro residencial para casa de aluguel temporário, é necessário contratar a garantia adicional de “anfitrião”. Ou seja, é preciso adicionar uma cobertura extra na sua apólice para usufruir da proteção.

Essa cobertura cobre perdas e/ou danos materiais causados de forma acidental pelo hóspede aos bens da residência anfitriã, durante sua permanência no imóvel segurado. Os bens cobertos são móveis, utensílios, equipamentos e eletrodomésticos. Mas fique esperto, porque há alguns riscos não cobertos, como roubo ou furto realizado pelo hóspede.

Já as outras seguradoras informaram que o seguro residencial oferecidos não apresentam nenhuma cobertura para casas destinadas a aluguel por temporada.

Por isso recomendamos que, antes de contratar um seguro residencial para a casa que é utilizada para aluguel temporário, é necessário conversar com a sua corretora para entender se há ou não aceitação. Assim você não corre risco de contratar um seguro que não atenda as suas necessidades.

 

Como deixar a sua casa do Airbnb protegida?

Separamos ótimas dicas para deixar a sua casa Airbnb segura, com ou sem o seguro residencial.

  • Use o sistema de mensagens do Airbnb para conhecer os seus hóspedes e compartilhar informações sobre o seu espaço;
  • Preencha suas Regras da Casa, Cartão de Segurança Doméstica e Guia da Casa. Assim seus hóspedes saberão o que fazer
  • Veja a necessidade de contratar um seguro proprietário ou locatário
  • Indique os números de emergência e locais de atendimento mais próximos a sua casa.
  • Deixe um kit de emergência em um local fácil de acessar
  • Instale um detector de fumaça e monóxido de carbono, tenha um extintor de incêndio e verifique se a sua propriedade está de acordo com as regras de segurança estabelecidos pelo governo.
  • Há câmeras no seu espaço? Informe aos hóspedes para prevenção de sua privacidade
  • Elimine ou indique os possíveis locais de acidentes (como colocar tapetes antiderrapantes e colocar sinalização de degrau)
  • Arrume as possíveis áreas de perigo da casa, como fios expostos e cerâmica quebrada.
  • Não esqueça de guardar ou retirar do espaço os objetos perigosos
  • Se for o caso, certifique de informar aos hóspedes as regras do condomínio  
  • Verifique se o condomínio, alojamento, colegas de apartamento e similares aceitam esse tipo de hospedagem.

Veja mais dicas de segurança no próprio site do Airbnb.