Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Apoio para banheiro de idoso. Veja os modelos

apoio para banheiro de idoso

Apoio para banheiro de idoso. Veja os modelos

Quem convive diariamente com um vovô ou uma vovozinha, sabe que para eles, pequenos detalhes da casa onde moram ou frequentam podem se tornar obstáculos quase invencíveis. Isso porque a debilidade dos idosos pede que novos ajustes sejam feitos para o seu maior conforto de segurança. E tem uma peça fundamental. O apoio para banheiro de idoso.

Algumas mudanças podem ser realizadas de forma a garantir mais tranquilidade para o idoso e o apoio para banheiro de idoso é um item importante. Com a instalação de simples barras de metal no box, no vaso sanitário e ao longo da parede até a pia, você pode evitar acidentes domésticos graves.

Veja outras ideias de como deixar a casa segura para os idosos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, divulgou um estudo que apontou que o Brasil tinha cerca de 15 milhões de idosos. A estimativa é que em 2060 esse número salte para 56 milhões. E o número mais assustador é que 70% dos acidentes domésticos com idosos acontecem com tropeços, quedas e eventos que poderiam ser evitados com simples adaptações.

Tipos de apoio para banheiro de idoso

 Barras para vaso sanitário

Para alguns idosos, o ato de ir ao banheiro é uma grande dificuldade. Visto que a mobilidade prejudicada não permite que eles sentem sem se desequilibrar ou sentir dor. No mercado, existe um par de barras específicas para o vaso sanitário que imita uma espécie de andador.

O senhor ou senhora apoia as mãos nas barras de metal para abaixar devagar até o vaso e fazer suas necessidades. As barras também ajudam na hora de fazer a higiene íntima e de levantar. Podem ser adquiridas em lojas especializadas em equipamentos de fisioterapia por cerca de R$250, dependendo do fabricante.

Se necessário, também é possível aumentar a altura do vaso sanitário com um equipamento chamado elevador de assento sanitário. Ele facilita a ida do idoso ao banheiro.

Barra de apoio de parede

Caminhar até a pia ou até o box de banheiro pode ser tarefa difícil. Por isso, as barras de metal podem auxiliá-lo a manter o equilíbrio no percurso. São barras que podem ser encontradas em vários tamanhos, que devem ser instaladas ao longo da parede, funcionando como um corrimão de segurança.  É realmente um apoio para banheiro que o idoso utiliza para correr menos risco de queda

Com vários formatos e comprimentos, as barras podem ser encontradas por valores a partir de R$60, dependendo da região e fabricante.

Outros cuidados necessários

Conviver com idosos exige uma série de cuidados especiais. Veja abaixo algumas dicas para evitar os acidentes domésticos mais comuns.

  • Evite utilizar tapetes pela casa. Idosos podem tropeçar neles com grande facilidade;
  • Não deixe idosos sozinhos na cozinha. Muitas vezes, eles podem se queimar ou esquecer o fogão ligado. Sempre supervisione;
  • Deixe um espaço amplo para circulação. Evite muitos móveis pelo caminho e objetos de decoração onde os idosos podem esbarrar e se machucar. Quanto mais espaço livre para eles circularem, melhor.

Quer saber também como os seguros podem ajudar os idosos? Veja aqui nossas dicas!

Já tem um seguro residencial? Faça sua cotação.