Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona a câmera de segurança residencial?

Câmera de segurança residencial

Como funciona a câmera de segurança residencial?

Que o mercado da segurança cresce a cada ano, disso não temos dúvidas. O aumento da violência e a ineficiência do governo em questões de segurança pública, impulsionam as buscas do cidadão comum por equipamentos particulares que amenizam a sensação de vulnerabilidade e mantem a casa protegida. Um desses equipamentos é a câmera de segurança residencial.

E se você está pensando em instalar uma na sua casa, este post poderá esclarecer eventuais dúvidas sobre o produto e suas vantagens.

O que faz uma câmera de segurança residencial?

A câmera de segurança residencial é um equipamento instalado na parte de dentro ou de fora do imóvel, que possui uma lente de curto e longo alcance e que registra imagens durante o período para o qual ela estiver programada. Este período, na maioria das vezes, estende-se por 24 horas.

+ Conheça a câmera de segurança para o carro

Geralmente, estes equipamentos também vêm com luzes de LED e infravermelho. Algumas opções mais modernas oferecem a filmagem em full HD, ou seja, em alta resolução.

Com isso, cai por terra aquele mito de que as câmeras de vigilância não ajudam em nada a identificar possíveis criminosos.

Assim que as imagens são captadas pela câmera, o sistema envia as informações para um dispositivo específico e então as grava em um HD.

Qual a vantagem de uma câmera de segurança?

Além de ser um fator de inibição para eventuais tentativas de roubo, assalto ou outros crimes, as câmeras de segurança registram o movimento em torno do imóvel ou dentro dele.

Suas imagens gravadas no HD são analisadas pela polícia para identificar criminosos em casos de tentativas bem-sucedidas.

Quais os principais tipos de câmera de segurança?

Atualmente, podem ser encontrados vários modelos de câmeras com preços bastante variados.

Existem câmeras mais simples que oferecem imagens de baixa qualidade, câmeras com sistema mais sofisticado, câmeras que gravam imagens no escuro e modelos de microcâmaras, que podem ser instaladas com total discrição, podendo ser camufladas na decoração do ambiente.

Abaixo, os modelos mais comuns encontrados à venda no Brasil:

– Câmera infravermelho: esta é uma característica da câmera e significa que ela possui sensores que se acendem quando detectam baixa luminosidade. O inconveniente deste modelo é a baixa qualidade das imagens. O preço costuma ser o mais baixo.

Câmera IP: a câmera IP vem com um servidor interno que envia as imagens diretamente para a internet, não necessitando de uma central de gravação. A câmera tem seu próprio endereço de IP e pode ser encontrada nas versões com fio e wireless.

Câmera Dome: minicâmera que é revestida por um tipo de domo, o que a protege do vento, chuva e poeira, podendo, assim, ser instalada tranquilamente em ambientes externos.

Câmera Bullet: um dos modelos mais populares, ela se parece com um spot de iluminação, podendo ser instalada no teto ou nas paredes. Possui LED infravermelho e pode ser encontrada em diversas variações.

Mini Câmera: câmera de segurança com dimensões reduzidas, ideais para ambientes pequenos e que demandem discrição. Este modelo já é considerado obsoleto, sendo substituído pelas câmeras Dome.

Câmera camuflada: este modelo pode ser instalado em pequenos objetos e é ideal para quem precisa filmar sem ser percebido. Sua desvantagem é a baixa resolução das imagens.

Câmera Box: modelo profissional e de tamanho grande, oferece excelente qualidade de imagens. O preço, no entanto, costuma ser o mais salgado.

Câmera de segurança falsa

Uma outra opção muito procurada para melhorar a segurança residencial é a falsa câmera.

Trata-se de um equipamento que não filma, apenas simula o papel de uma câmera de segurança para inibir a ação de bandidos.

Geralmente, elas ficam com as luzes de LED acesas, o que dá mais realismo ao equipamento.

Onde encontrar e quanto custa uma câmera de segurança

Como dissemos acima, os preços podem variar e muito de modelo para modelo, porém é possível encontrar opções de R$100 a R$3.000,00, dependendo da tecnologia e da qualidade da imagem.

Estes equipamentos são facilmente encontrados em lojas especializadas em segurança e eletrônicos.

Agora, quer ficar totalmente tranquilo e manter a sua casa ainda mais segura? Aposte no seguro residencial! Estamos a postos para te ajudar a encontrar a melhor oferta.

+ Como diminuir acidentes elétricos?

+ Como evitar roubo e furto em casa