COTAR SEGURO ONLINE

Seguro Residencial: dá para cancelar e pedir reembolso?

Seguro Residencial: dá para cancelar e pedir reembolso?

Será que é possível cancelar seguro residencial? Ter um seguro é a melhor maneira de manter a sua casa ou apartamento protegidos contra uma série de situações imprevistas. Mas pode ser que, por algum motivo, você precise cancelá-lo. 

Nessa hora aparecem algumas dúvidas: é melhor acionar a seguradora, ou simplesmente deixar de pagar? Será que é possível receber de volta o valor pago por um seguro que não foi usado? 

A verdade é que existe um procedimento mais indicado para quem precisa cancelar seguro residencial

Quer saber qual é? A Bidu explica tudo o que você precisa fazer! 

Cotação online de Seguro Residencial

Seguro Residencial pode ser cancelado? 

Imagine que você contratou um seguro para sua casa ou apartamento. Porém, antes do prazo de término da vigência da apólice, ou seja, da finalização do contrato, será preciso solicitar o cancelamento deste seguro residencial. 

Isso já aconteceu com você? Pode ser que em algum momento esta ação seja necessária em razão de alguma mudança inesperada de plano. Então, surge a dúvida: seguro residencial dá para cancelar? Como cancelar seguro residencial?

E a resposta é sim. Você pode cancelar um seguro residencial, conforme estabelecido na circular n.º 256, de 17.06.2004, emitida pela entidade que regulamenta o setor de seguros no Brasil, a Superintendência de Seguro Privados (Susep). 

Isto quer dizer que um segurado pode rescindir o contrato, desde que a seguradora concorde com a rescisão. E para conhecer quais são os termos específicos da negociação, é preciso verificar as cláusulas contratuais. 

Como Cancelar Seguro Residencial?

Como vimos, a Susep regulamenta que o seguro residencial pode ser cancelado por iniciativa do segurado. Desta forma, para prosseguir e cancelar seguro residencial é preciso acionar a corretora de seguros ou, a própria seguradora, e formalizar esta solicitação. 

Algumas empresas disponibilizam canais de atendimento online ou por telefone, nos quais é possível iniciar o pedido de cancelamento. No geral, o procedimento é simples, sendo necessário informar o CPF do segurado e o número da apólice que se deseja cancelar.

Contudo, para a conclusão do processo, será necessário assinar o endosso de cancelamento do seguro. Mas você sabe o que é isso?

O que é endosso de cancelamento do seguro?

Endosso de seguro é um documento que formaliza qualquer alteração realizada nos termos do contrato. Desta forma, toda vez que existe algo para ser modificado em uma apólice, é gerado um endosso. Isso acontece até mesmo quando a alteração se trata do pedido de cancelamento deste seguro.

Ao formalizar a solicitação de rescisão junto ao corretor ou seguradora, o cliente irá receber, portanto, um endosso de cancelamento. Ele determina que a apólice do seguro residencial será extinta. 

Geralmente, o segurado receberá o documento dentro de um prazo de 15 dias úteis após a solicitação. 

Vai mudar de casa e precisa transferir o seguro? Saiba o que é preciso fazer. 

Dá para contar com o seguro residencial na hora da mudança?

Quando é possível cancelar Seguro Residencial?

De acordo com a circular da Susep, se você quer cancelar seguro residencial, pode fazer a qualquer tempo, mas só depois de 30 dias, contados a partir da data definida na apólice. 

O que irá prevalecer é o que estiver estabelecido nas condições da apólice contratada. É neste documento que se estabelece as obrigações e direitos específicos do segurado e do segurador.

Se eu cancelar Seguro Residencial sem ter usado, recebo de volta o que paguei?

Quando o pedido de cancelamento parte do cliente, a seguradora irá reter a parte do prêmio (valor do seguro) recebido de acordo com o tempo decorrido. 

Inquilino ou locatário? Quem paga o seguro?

Como é a restituição do cancelamento de Seguro Residencial?

A correção dos valores a serem restituídos nos casos de pedido de cancelamento do seguro devem ser calculados de acordo com a Tabela de Prazo Curto

Ela faz a correspondência entre os dias de cobertura de seguro e a porcentagem do pagamento efetuado.

Quanto vou receber pelo cancelamento do seguro?

Nos casos de pedido para cancelar seguro residencial, os valores de restituição estão sujeitos à atualização monetária. Ou seja, devem ser corrigidos por algum índice econômico, a partir da data da solicitação. Esse índice pode ser consultado nos termos do contrato do seguro. 

Os valores totais de restituição serão calculados de acordo com a tabela de curto prazo. É preciso lembrar também que será deduzido o imposto IOF.

Pedir cancelamento do seguro vale mais a pena do que deixar de pagar?

Você viu que é possível cancelar seguro residencial. Para isso, basta entrar em contato com a corretora ou diretamente com a seguradora. 

Mas você pode estar se perguntando: não seria mais fácil simplesmente deixar de pagar e esperar que o seguro seja, automaticamente, cancelado por inadimplência? Ou seja, não seria mais rápido cancelar os débitos na conta bancária ou no cartão de crédito ou, até mesmo, ignorar o pagamento dos boletos? 

Algumas pessoas preferem fazer assim, pois o seguro não gera multas por falta de pagamento e nem a negativação do nome. Mas fique atento: embora esse seja um caminho que pareça ser mais fácil, não é recomendável. 

Isso porque nos casos de cancelamento por falta de pagamento não há nenhuma restituição de valor. Essa é a grande diferença!

Com certeza, vale mais a pena pedir o cancelamento do seguro do que deixar de pagar! Fica a dica!

O melhor é ter um Seguro Residencial

Pode acontecer de você precisar cancelar seguro residencial. Mas é sempre bom manter sua casa ou apartamento protegidos contra qualquer situação imprevista. 

Um seguro residencial oferece, além das coberturas básicas como proteção contra danos originados por incêndio, queda de raio e explosão, adicionais como: 

Precisando de chaveiro ou encanador? Saiba como acionar a assistência do seguro!

Custa caro ter seguro?

Ter um seguro sai mais em conta do que você imagina. Para saber quanto você irá investir, faça uma simulação de seguro residencial e saiba como conseguir seguro residencial barato. Compare preço entre diferentes seguradoras e produtos. 

A Bidu Corretora, ajuda você a fazer a simulação seguro residencial online!  Basta preencher formulário e os valores serão enviados para o seu e-mail. 

Simule e veja como vale à pena ter o seu lar sempre protegido! 




Última atualização em 27/11/2019