Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Churrasqueira: para todos os gostos e bolsos

churrasqueira de brasa

Churrasqueira: para todos os gostos e bolsos

Sentiu cheirinho de carne na brasa? Pode apostar que vem de onde tem gente feliz e reunida. O churrasco, pra milhares de brasileiros, é um lazer, e ter uma boa churrasqueira em casa, não importa o tipo, tem se tornado bastante comum.

A tão sonhada e comentada “varanda gourmet” para muitos é um investimento bem alto. Como não tá fácil pra ninguém, separamos algumas dicas sobre tipos de churrasqueiras, qual a que cabe no seu orçamento e, principalmente, no seu lar.

Tipos de churrasqueira

Casa ou apartamento, com ou sem varanda, analise as principais características de cada modelo de churrasqueira e escolha a que mais se adapta as suas necessidades.

Alvenaria

Pra começar, um modelo clássico, a churrasqueira de alvenaria, indicado para áreas externas mais amplas, como varandas e quintais. Feita com tijolinhos à vista e concreto, as medidas e o local para a execução são definidas por você. Só pra ter ideia, uma churrasqueira grande com 4m de altura leva em média 300 tijolinhos. Defina com o seu pedreiro o melhor para sua casa e negocie um bom precinho na mão de obra.

Pré-moldada

Churrasqueira pré-moldada é comercializada pronta para a instalação. Em relação a custo-benefício, essa é a boa pedida. Feita de concreto composto de material térmico, é especialmente desenvolvida para suportar o calor. Tem o mesmo modelo da de alvenaria, precisa também da instalação de uma coifa ou chaminé e é tão resistente quanto.

Elétrica

Para apartamentos sem varanda, ou uma área de serviço sem muito espaço, é indicado a churrasqueira elétrica. Existem muitas marcas, tamanhos e preços, você só precisa de uma tomada – e prudência, pois gasta-se muita energia. Mas pensando que o churrasquinho acontece de vez em quando, vale a pena liberar esse mimo. Bom mesmo é que ela não faz tanta fumaça, causando reclamações entre os vizinhos, fala sério…

A gás

A churrasqueira a gás custa bem mais é tão prática quanto a elétrica. Também não faz fumaça, porém a mangueira do gás é de embutir e dificilmente condomínios reservam espaço definitivo para essa instalação (se você tem em seu apartamento, esta é a melhor opção, mesmo!). Usar o botijão de gás, só se você morar em casa, aí sim vai poder curtir seu espetinho de maneira legal.

Nesses dois modelos de churrasqueira, elétrica e a gás, a grande vantagem é que não fazem tanta sujeira como as convencionais. Elas contam com um reservatório de água embaixo da grelha, onde pinga a gordura e ela evapora. Depois é só tirar a água da bandeja e lavar normalmente.

Metal em geral

As mais comuns, principalmente nos hipermercados, são as churrasqueiras de aço, ferro ou alumínio, que variam de preço e tamanho. Essas são as portáteis, com rodinhas, e fazendo bom uso, duram muito tempo. Usam carvão e preservam o gostinho do defumado. Você encontra dezenas de modelos a partir de R$60, e chegam até 2 mil reais, aí vai de acordo com a sua necessidade.

Churrasqueira improvisada é legal?

Brasileiro é conhecido pela criatividade e jeitinho que dá às coisas, e isso não é diferente com as churrasqueiras improvisadas. Porém MUITA ATENÇÃO E CUIDADO ao inventar maneiras de acender sua brasa. Por falta de conhecimento, muitos usam materiais que podem causar fumaça tóxica e até mesmo explosões. Não faça nada por dedução, evite acidentes, o dia é pra ser feliz.

E aí, qual vai ser pra esse final de semana? Já tem a família, os amigos, a asinha de frango temperada e agora é só escolher a churrasqueira que mais encaixa com o que você quer oferecer.

Seja festão ou festinha, carne ou legumes na brasa, churrasqueira é tudo de bom!

+ Faça um curso de decoração e mude sua casa!