Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona a cobertura contra desmoronamento?

Imagem de um prédio com várias anelas abertas com a descriçao "Cobertura contra desmoronamento"

Saiba como esta cobertura contra desmoronamento do seguro residencial protege contra imprevistos.

Você comprou a casa dos sonhos e mobiliou da melhor maneira, escolhendo cada móvel a dedo. Em uma das reformas a parede da sala desabou, mas não se limitou a isso, com ela também foi levada a televisão nova e aquele quadro lindo que você comprou. Lembrando do seguro residencial que tinha contratado antes de começar a mudança para a casa nova, você ficou um pouco mais aliviado. Mas será que a cobertura de desmoronamento faz a indenização no caso de reforma? Em quais casos você estará coberto? Veja com a gente as respostas.

Seguro residencial

O seguro residencial é a proteção tanto para o interior do lar, quanto para a estrutura. Ele garante indenização em caso de sinistro (riscos cobertos pela apólice), mantendo a tranquilidade e segurança da sua família e do seu bolso.

Você personaliza as coberturas e os limites de indenização do seguro conforme sua necessidade. Para isso, existem dois grupos de coberturas: básica e adicionais.

As coberturas básicas são aquelas obrigatórias, elas farão parte do seguro residencial de todas as seguradoras. Com ela você estará protegido contra danos originados por incêndio, queda de raio e explosão.

As coberturas adicionais são contratadas de forma extra, para uma maior proteção da residência. Entre elas, podemos citar cobertura contra roubo ou furto, responsabilidade civil familiar, vazamento de tubulações, recomposição de documentos, escritório em residência, vendaval, impacto de veículos, taco de golfe e muitos outros.

Tenha essas e muitas outras proteções com o seguro para o seu lar! Faça uma simulação de seguro residencial online. É rápido e fácil!

Furto de casaTenha coberturas que protegem a sua casa

Com um seguro residencial, você protege a sua casa contra incêndios, queda de raios, explosão e muitas outras. Faça uma cotação de seguro residencial online. É rápido e fácil. Cotação de seguro de casa >>

Cobertura contra desmoronamento

A cobertura contra desmoronamento garante, até o limite máximo de indenização contratada, prejuízos causados por danos materiais causados de maneira súbita, imprevista e acidental a residência segurada.

Ele protege a residência contra desmoronamento total ou parcial, demolição ou reconstrução por ameaça de desmoronamento e despesas referentes a medidas tomadas para a diminuição dos prejuízos.

Vamos supor que você contrata para a sua residência a cobertura contra desmoronamento com uma indenização de 30 mil reais. Em um certo momento durante a vigência do contrato, as paredes e muros da sua casa caem sem nenhuma explicação. Neste caso, aconteceu um desmoronamento parcial e o valor máximo a receber da seguradora são os 30 mil reais contratados. Vale lembrar que desmoronamento parcial é considerado aquele em que apenas partes como paredes ou qualquer elemento estrutural (coluna, viga, laje, piso ou teto) caem.

Riscos excluídos

Imagem de uma casa com paredes brancas, com portas e janelas pretas com a descrição "Riscos excluídos"

Fique atento! Não são todas as situações de desmoronamento que o seguro residencial cobre.

Não são todos os desmoronamentos que podem vir a acontecer na sua residência que estão cobertos nessa cobertura do seguro residencial. Cada seguradora define quais riscos estão excluídos. Listamos abaixo alguns deles:

  • Danos por falha na construção
  • Danos causados a fundações, alicerce e terreno
  • Alagamento, ressaca ou aumento de volume de rios, canais ou similares
  • Impacto de veículos terrestres ou aéreos
  • Roubo e furto ocorrido antes ou depois do desmoronamento
  • Muros sem alicerce, vigas ou colunas
  • Reforma, construção ou reconstrução do imóvel
  • Incêndio, queda de raio ou explosão.
  • Obra de arte, esculturas ou similares

Vamos imaginar que você está fazendo a reforma do seu doce lar, porém ao mexer em um elemento estrutural da casa, uma parede cai. Isto não estará coberto pelo seguro, pois não aconteceu de forma súbita, imprevista e acidental.

Como solicitar indenização

O primeiro passo para solicitar a indenização para a seguradora após o desmoronamento é entrar em contato com ela. É necessário informar a data, horário, ocorrência e circunstâncias do sinistro. Geralmente isto é feito por telefone e/ou e-mail.

É necessário enviar alguns documentos para a seguradora analisar o seu pedido e garantir a indenização. Os mais comuns são:

  • Especificação de todos os prejuízos sofridos
  • Orçamento para reparo ou substituição dos bens
  • Fatura ou nota fiscal dos reparos ou substituições
  • Comprovação de propriedade ou equipamento danificado

Este último item é conhecido também como inventário, que é feito pouco tempo depois da contratação do seguro. Ele garante que você já tinha, por exemplo, a geladeira antes do sinistro acontecer. Fazer um inventário não é dificil, basta apenas paciência.

Quer esta proteção e muitas outras para o seu lar? Faça um seguro residencial simulação e fique mais tranquilo!

Veja também:

+ Seguro residencial cobre enchente, alagamento e inundação?