Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cobertura contra vazamento de tubulações

Imagem de uma fonte de água com a legenda "Cobertura contra vazamento de tubulações"

O cano da sala estourou do nada? O seguro residencial te ajuda nessa!

No final de semana você colocou o pé na estrada para passar dois dias do verão na sua casa da praia para curtir com a família uma água de coco, camarão e a brisa do mar. Voltaram sem nenhuma preocupação e felizes por tomar um banho de mar.

Porém, chegando em casa vocês percebem que algo não estava bem: um cano estourou na sala e molhou grande partes dos móveis. Será a cobertura contra vazamento de tubulações do seguro residencial contratado alguns meses atrás cobre os prejuízos? E se fosse a tubulação do vizinho, o seguro iria cobrir? Veja esse guia e conheça a cobertura que te protege contra vazamentos de tubulações.

Seguro Residencial

O seguro residencial é aquele que faz a proteção do seu lar, garantindo indenização no caso de sinistro (qualquer ocorrência coberta pela apólice). Por ser o seguro mais customizável, é você quem escolhe as coberturas e indenizações que mais se adequam às suas necessidades.

Existem dois grupos de coberturas que protegem a sua casa: a básica e as adicionais.

A cobertura básica é o mínimo que um seguro deve conter. Ela cobre os danos causados por queda de raio, incêndio e explosão.

As coberturas adicionais são contratadas a parte, para garantir maior proteção conforme suas necessidades. Entre eles estão as coberturas contra roubo e furtoescritório em residencia, perda ou pagamento de aluguel, recomposição de documentos pessoais, impacto de veículos e até para seus tacos de golfe. É neste segundo grupo que está enquadrada a proteção contra vazamento das tubulações.

E você pode optar por contratar um seguro residencial simples, que é um produto com preço mais acessível para quem quer proteger o lar.

Furto de casaComo ter a cobertura contra vazamento de tubulações?

Para ter essa cobertura e muitas outras, faça uma cotação de seguro residencial e conheça os benefícios que ele pode oferecer para você.  Começar minha cotação >>

Cobertura contra vazamento de tubulações

imagem de uma fonte com a legenda "vazamento de tubulações do seguro residencial"

Veja quais ocorrências você está coberto ou não.

Esta cobertura garante, até o limite da indenização contratada, a indenização por perdas ou danos materiais causados de maneira súbita e imprevista aos bens segurados, devido rompimento acidental de tubulações ou canalização de esgoto, água ou caixa d’água.

No momento da contratação você informa o valor que deseja para a indenização das coberturas. Sendo assim, se você optar por uma indenização de 5 mil reais para a cobertura de vazamento das tubulações, esse será valor máximo recebido para cobrir os danos ocorridos na residência.

Riscos Excluídos

Os danos cobertos são aqueles vazamentos de tubulações que aconteceram apenas de maneira súbita, imprevista e acidental. Outros danos que não tenham ocorrido com esse caráter ou estejam previstos nos riscos excluídos não estarão cobertos pelo seguro. Veja abaixo algumas das exceções mais comuns.

  • Infiltração que não tenha origem de algum vazamento de tubulação e encanamento da residência segurada.
  • Desmoronamento ou destruição de reservatórios.
  • Incêndio, raio e suas consequências.
  • Danos elétricos causados pela água.
  • Enchente, inundação ou entrada de água proveniente de chuva, tromba d’água, aguaceiro ou similares.
  • Danos causados por colisão de veículos ou aeronaves.
  • Danos decorrente a serviços de manutenção, reforma ou limpeza.
  • Danos proveniente de vazamento que não tenham sido originados na residência segurada.
  • Desgaste natural pelo uso, defeito, erosão, corrosão, oxidação, ferrugem, umidade e chuva.
  • Danos causados pela água de torneira ou registro que tenham sido deixados abertos de forma indevida.
  • Troca de materiais que não sofreram danos com o vazamento.

Como visto, há várias situações que não se enquadram como sinistro e que não há a indenização. Um exemplo é aquele vazamento causado pela furadeira que acertou a tubulação, ou os danos causados pelo vazamento da tubulação do vizinho.

Assistência 24 horas

imagem de uma torneira pingando. texto sobre vazamento de tubulações

Além das coberturas, você tem acesso a assistência 24 horas para te ajudar na hora do sufoco.

A Assistência 24 horas do seguro residencial é um pacote de serviços disponibilizados para te tirar do sufoco em momentos imprevistos do dia a dia. Elas são benefícios concedidos para deixar a vida do segurado mais tranquila. São diversos serviços disponíveis, como hidráulicos, elétricos, chaveiro, desentupimento, mudança de casa e muitos outros.

A assistência 24 horas pode te ajudar enviando um profissional para te ajudar em diversas situações, como serviços emergenciais hidráulicos no caso de vazamento de tubulação e dispositivos hidráulicos como chuveiro, descargas, entupimento, vasos sanitários e outros.

Algumas das assistências também oferecem um check up domiciliar, que contempla inspeção para prevenir possíveis vazamentos em registro, torneiras, válvula de descargas e outros.

Evitar vazamento de água

O vazamento da água em casa podem ocorrer por diversos fatores, porém é possível evitá-los para economizar água, preservar o meio ambiente e até deixar a conta mais barata.

Para se prevenir contra o vazamento de água, feche bem as torneiras, registros e chuveiros após o uso, evitando que fiquem gotejando. Para verificar se a válvula da descarga de vasos sanitários com caixa acoplada estão funcionando bem, abra a tampa e coloque corante na água. Se estiver vazando, a água no vaso ficará colorida.

Para ver se existe algum vazamento, siga esse prosseguimento:

  • feche todas as torneiras e o registro;
  • trave a bóia da caixa d’água e desligue equipamentos que utilizem água;
  • Aproxime-se do registro – se ele continuar rodando mesmo com tudo fechado, há um vazamento.

Faça um Seguro de Casa, seja ela apartamento ou casa, e tenha essa e muitas outras coberturas disponíveis para a proteção de toda a família.

Veja também:

+ Como funciona cobertura contra impacto de veículos?

+ Seguro residencial aceita casas mistas?