Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como acabar com mofo e bolor na sua casa

mofo e bolor em casa

Como acabar com mofo e bolor na sua casa

O mofo e o bolor são fungos que não têm critérios pessoais para escolher suas vítimas, basta que sua casa tenha um alto nível de umidade para alimentá-lo e pronto, tá instalado o terror na sua casa.

Pra começo de conversa, vamos explicar rapidamente o que são esses “bichinhos”.

Mas antes disso, faça uma cotação de seguro residencial para a sua casa e fique protegido contra diversas situações.

Bolor é o fungo no estágio inicial que atinge diferentes superfícies, deixando uma camada de alto relevo de cor acinzentada, e que, limpando com um pano úmido ou escovando, fica fácil a remoção.

bolor

Bolor em casa

Já o mofo é o fungo no estágio mais avançado, onde começa a deixar pontos pretos na área atingida, e a remoção já não é tão simples, é quando o problema fica sério e você precisa agir antes que esses fungos comprometa a saúde das pessoas.

mofo

mofo em teto de casa

Conclusão: enquanto o bolor só infecta o local, o mofo corrói a área afetada.

Além das paredes, móveis, tecidos, carpetes e outros objetos também podem acumular bolor e mofo. Basta que estejam sujeitos à ambientes com pouca ventilação e alto nível de umidade.

Furto de casaProteja ainda mais a sua casa

Você sabia que com o seguro residencial você tem diversas coberturas e assistências que protegem a sua casa? Faça agora uma cotação de seguro casa online. Começar minha cotação >>

Como eliminar o mofo

Como dissemos, não inúmeras áreas que podem ser atingidas, porém existem as preferidas dos fungos e é nessas que vamos te ajudar a acabar com o problema.

Banheiro

Muito comum em banheiros, o mofo por muitas vezes pode ser resolvido com uma limpeza profunda. Para isso você vai precisar de uma escova com cerdas duras, um balde plástico com água quente e bicarbonato de sódio.

Umedeça a área atingida com essa solução e deixe agir por dez minutos, depois é só usar a sua força na escova sobre o mofo, em movimentos circulares.

Se o caso for mais complexo, com parede descascando, o trabalho é maior. É aconselhável a limpeza com água e cloro, esfregando vigorosamente até remoção máxima do mofo. O imprescindível nesse processo é a utilização de luvas e máscara!

Depois disso, quando o local estiver bem seco, pode-se seguir com o trabalho de acabamento com tinta antimofo.

Essa técnica é usada em todas as paredes da casa que apresentam mofo.

Atenção: de nada adiantará tanto esforço se você não erradicar o problema pela raiz. Ou seja, verifique a procedência. Se existe algum vazamento de cano no local ou se é mesmo a excessiva umidade.

Móveis e madeiras

O mofo cresce facilmente em madeira úmida. Quer dizer, é muito comum em móveis bastante próximos à parede, rodapés, armários sem ventilação e extremos das portas.

Para eliminar o mofo da madeira, a mistura de 1 litro de água e 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio é o indicado, mas para isso você precisa deixar o local afetado seco. Para ajudar nessa tarefa, o secador de cabelo é um ótimo aliado.

O jato quente facilita a remoção, depois é só esfregar a solução com uma esponja ou escova de nylon.

Tecidos e roupas

Geralmente o mofo nesse tipo de material é removido deixando de molho com água e alvejante seguido de enxágue.

Se nada disso funcionar, então é preciso uma limpeza mais detalhada: faça uma mistura de alvejante, água e bicarbonato de sódio, aplique na área infectada e, com uma escova de dentes, esfregue com muito cuidado.

Existe uma receita caseira composta de apenas água e limão, esfregue essa solução na área atingida pelo mofp, enxague e deixe secar ao sol se for peça branca. Na sombra se for colorida.

Prevenção do mofo

Nenhum esforço será válido se você não adotar medidas para prevenir o surgimento de bolor na sua casa.

Tome nota das medidas de prevenção:

– Se o problema no banheiro for crítico, considere a instalação de um respiradouro no local para quando estiver usando o chuveiro ou banheira; Deixar a porta sempre aberta ou semiaberta também ajuda a impedir o crescimento do mofo;

– Para ambientes que parecem estar em constate clima úmido (ou se você mora em região litorânea), é aconselhável a instalação de um desumidificador. Nesses casos eles costumam ser bastante eficazes,

– Abra as portas dos armários e guarda-roupas pelo menos uma vez ao dia e deixe que circule o ar durante um tempo. A ventilação e luz são necessárias nesses casos. Medidas simples como essas evitam aquele cheiro desagradável nas suas roupas;

– Janelas abertas, casa sempre arejada, entrada de luz e limpeza constante deixarão você e sua família longe desses fungos. Esse é o melhor remédio.