Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como eliminar formigas

Imagem de formigas na terra para ilustrar post sobre como eliminar formigas

Como eliminar formigas

Por mais que você tente manter sua casa sempre limpa é muito comum que apareçam formigas principalmente na cozinha ou em alimentos que estão expostos ou fora da geladeira. Vamos te ensinar formas de como eliminar formigas.

As formigas são o tipo de praga doméstica mais comum no mundo inteiro. Principalmente nas estações mais quentes ou mais frias do ano, ou seja, no verão e o inverno. Isso porque elas buscam encontrar abrigo das temperaturas extremas dentro de alguma residência.

Para conseguirem se alimentar elas são atraídas diretamente a cozinha ou para ambiente onde naturalmente vão encontrar açúcares e proteínas. A espécie mais frequente que circula pelos centros urbanos é onívora.

Você pode até pensar que elas são inofensivas e não fazem mal nenhum. Mas as formigas não podem ser ignoradas. Elas podem trazer junto com elas, principalmente em suas patas, fungos e bactérias. Quando entram em contato com alimentos, podem contaminá-los e assim transmitir doenças.

As formigas doceiras são geralmente as maiores responsáveis por contaminações caseiras. Elas são capazes de causar enfermidades gastrointestinais como intoxicação alimentar, vômito, diarreia entre outras.

Levando em conta esses problemas se você vê com frequência formigas em casa é melhor se livrar desses pequeno insetos o mais rápido possível. Veja algumas dicas abaixo.

Como eliminar formigas?

Eliminar formigas com produtos naturais

Uma das formas naturais de como eliminar formigas de um ou mais ambientes da sua casa é utilizando cravo. Coloque um punhado em um potinho sem tampa ou em um saco de pano pequeno arejado para que o perfume do cravo seja exalado.

Segundo especialistas, os óleos essenciais encontrados nessa especiaria ajudam a espantar as formigas sem a necessidade de matá-las. Se você não tiver cravo, pode usar canela também. Pode ser tanto em pó quanto em casca. Para que sua casa fique sempre longe das formigas é necessário trocar o potinho ou saquinho com cravo ou canela a cada duas semanas.

Outra maneira natural de afastar esses pequenos insetos é colocar um pouco do sumo de limão em frestas de janelas e portas por onde você as vê caminhar. Usar pimenta e borra de café também são produtos que geralmente você tem em casa e pode ajudar a eliminar essas pragas. Coloque um pouco para cobrir as frestas e buraco por onde elas entram.

Em casos de tentar proteger alguns locais ou alimentos, como ração de seu gato ou cachorro é possível fazer uma barreira. Pra isso, use talco de bebê, sal, giz ou cúrcuma. A barreira pode ser fina, em formato de círculo e cerradas por completo para evitar que as formigas consigam entrar e contaminar o alimento.

Mantenha a casa limpa

Procure manter a casa sempre limpa. Não deixe migalhas de alimentos ou louças sujas na pia. As latas de lixo devem estar sempre tampadas. Após a limpeza diária borrife uma mistura feita com um pouco de vinagre branco e água no piso da cozinha, mesa e balcão.

Caso você tenha tentado de tudo, todas as dicas acima e mesmo assim não conseguiu resolver o seu problema com as formigas, vale a pena procurar uma dedetizadora. Não pense em usar veneno industrializado por conta própria, pode ser perigoso para você e sua família.

Se você possui seguro residencial pode solicitar que seja realizada uma dedetização na sua casa. Com o seguro você evita problemas ou dor de cabeça. O seguro vai atrás de empresas confiáveis para sua segurança e da sua família. Saiba como  acionar a assistência 24 horas do seguro residencial.