Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como eliminar traças

Imagem de vassouras para ilustrar post sobre como eliminar traças

Como eliminar traças

Não há nada mais desagradável do que encontrar traças em casa. Seja no guarda roupa, em livros ou em alimentos, essas pragas caseiras dão dor de cabeça. Nesse post você vai saber como eliminar traças, porém existem métodos diferentes para cada tipo dessa praga.

As traças são um dos tipos mais frequente de pragas caseiras e urbanas. São também facilmente identificáveis. Na fase jovem surgem como larvas que ficam dentro de um casulo achatadinho que geralmente ficam grudados nos cantos de paredes e em armários. Já na fase adulta viram insetos, pequenas mariposas que medem aproximadamente 1,3cm.

Tipos de traças

Vocês pode encontrar na sua casa três principais tipos de traças. As que ficam nas roupas, as que ficam nos livros e as que ficam em grãos. Essa espécie de praga coloca ovos nas vestimentas, carpetes, estantes, guarda roupas e até em caixa de papelão.

Traça de roupa

As traças de roupa são lagartas que se alimentam da descamação da pele, da oleosidade da pele, de fios de cabelo, de secreções e suor do corpo ou até mesmo de restos de comida. Por isso, é muito comum encontrar furos na área da barriga ou da axila, áreas que o tecido ficou mais em contato com a transpiração da pele.

Traça de grãos

São que as que invadem embalagens de comida ou que já podem ter vindo dentro dos sacos de alimentos direto do mercado. Normalmente, encontram-se em pacotes de farinha, macarrão e sementes. Se estiver no armário e for completo o ciclo de reprodução a contaminação pode passar a atacar outros produtos no mesmo local.

Traça de livros

São as que as que preferem papeis e livros. Elas não possuem asas, não se aproximam de lugares úmidos ou com muita luz. Muito comum encontrá-las embaixo de carpetes, cantos de sofás e dentro de livros, cadernos ou folhas de papéis acumuladas.

Como eliminar traças?

Agora que você sabe quais são os tipos mais comum e como identificá-las descubra como eliminar traças de sua casa.

No caso das traças de roupa é aconselhável nunca guardar as roupas usadas sem lavar antes, pois elas possuem resíduos de suor, oleosidade entre outras secreções.

Além disso, se quer eliminar traças, não guarde suas roupas em pilhas em um local escuro por muito tempo. Mantenha o hábito de tempos em tempos retirar suas roupas do armário e estender ao sol ou passar uma água na máquina de lavar.

Já para eliminar traças de grãos é melhor verificar a data de validade dos pacotes guardados em casa há bastante tempo. Em alguns casos é possível ver os casulos grudados nos plásticos. Quando for ao mercado, fique de olho se as embalagens possuem algum tipo de furo ou rasgo. Nesse caso não as compre, pois podem ter sido infectadas pelas larvas.

E por último para eliminar traças de livros é importante limpando a estante que eles ficam. Com uma certa frequência retire os livros, abra suas páginas e passe um pano seco.

Outra dica importante para eliminar traças é aspirar bem sua casa. As traças também tem o costume de se abrigar em frestas e rodapés. Ou em cantos que acumulam poeira e cabelo são eliminadas junto com seus ovos. E busque reforçar os cuidados principalmente em dias quentes.

Caso essas medidas básicas não resolverem seu problema, procure analisar qual é o estado da infestação na sua residência. Se for muito grave, é melhor chamar um profissional de qualidade. O que também se transformar em um problema quando não se sabe para qual empresa ligar, se é de confiança etc.

Esse contratempo pode ser evitado e resolvido facilmente se você tiver seguro residencial. Não possui ainda? Saiba que dedetização de residência é um diferencial Benefícios do seguro residencial

Fique por dentro também de como evitar mofo e bolor na sua casa.