Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Limpeza de caixa d’água passo a passo

Limpeza de Caixa d'água

Limpeza de caixa d’água passo a passo

Muita gente não se atenta a isso, mas para garantir a qualidade da água recebida em casa é necessário que você faça regularmente a limpeza da caixa d’água da sua residência. Sem a limpeza, a água pode ser contaminada por poluentes que ficam armazenados na caixa quando sua manutenção não é feita corretamente.

Não vamos mentir: a limpeza pode ser um pouco trabalhosa, mas é necessária. Pelo menos, duas vezes por ano você deve fazer esse ritual de limpeza. Separamos um passo a passo para ajudar você a se organizar:

  1. Escolha bem o dia em que vai fazer a limpeza da caixa d’água. Você vai precisar desligar o registro de passagem de água, portanto sua residência ficará sem água enquanto você limpa. Não seria nada legal fazer isso quando sua sogra vai fazer aquela visita no domingão.
  2.  Para começar a limpeza, você deve fechar o registro da entrada de água na residência ou amarrar a bóia da caixa. Isso impedirá que ocorra a passagem de água para a caixa e, assim, você poderá fazer a limpeza tranquilamente.
  3. Agora você precisará esvaziar a caixa d’água. Você pode abrir as torneiras e chuveiros da casa até sobrar apenas um palmo de água. Não esqueça de armazenar essa água para utilizá-la em outras coisas, como na própria limpeza da caixa!
  4. Tampe a saída de água para a residência para esse palmo de água permanecer lá!

    Limpeza de caixa d'água

    Em caixas de fibrocimento, utilize uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico para limpar.

  5. Agora, você está prontinho para colocar a mão na massa e deixar tudo limpinho. Se a caixa for de fibrocimento, utilize uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico para limpar. Se for de outro material, basta limpar com um pano úmido. Esfregue bem as paredes e o fundo da caixa para eliminar a sujeira. Atenção: não utilize vassoura, escova de aço, sabão, detergente e outros produtos químicos, que podem contaminar a caixa.
  6. Depois de limpar, você deve retirar da água e a sujeira que saiu da caixa. Para isso, utilize baldes, panos e pás.
  7. Após retirar a água, seque o fundo com panos limpos e secos.
  8. Pensou que tinha acabado? Ainda não. Agora, coloque mais um palmo de água na caixa e adicione dois litros de água sanitária ou cloro, para a desinfecção da água. Deixe lá por duas horas, sem esquecer de molhar as paredes da caixa d’água com essa solução. Você pode fazer isso com um balde ou caneca.
  9. Enquanto a água com cloro está descansando, você pode limpar a tampa. Limpe ela com uma bucha macia e um pano úmido. Depois, seque com um pano.
  10. Quando terminar as duas horas, abra a saída da caixa e a esvazie. Acione as descargas e abra todas as torneiras para desinfetar as tubulações da residência.
  11. Ufa, agora sim! Você pode tampar a caixa e abrir a entrada de água da casa. Agora é só esperar a caixa encher. Não esqueça de tampa-la bem, pois isso evita a proliferação de larvas e doenças como dengue.
  12. Do lado de fora da caixa, anote a data que você realizou a limpeza.

É um processo trabalhoso, mas imprescindível para garantir a limpeza da água que você utiliza dentro de casa.

Um seguro residencial pode te ajudar com a limpeza da caixa d’água

É isso mesmo: um seguro residencial pode ajudar na limpeza da caixa. Como? As seguradoras oferecem diversas assistências para facilitar a vida dos clientes que vão desde serviço de chaveiro até transporte escolar. Uma dessas assistências 24 horas é a limpeza da caixa d’água da sua casa.

Basta você acionar o seu seguro de casa e contará com essa assistência no momento em que preferir. E o melhor: sem pagar nada a mais por isso! É uma ajuda e tanto, já que limpar a caixa dá bastante trabalho e é cansativo.

Gostou dessa facilidade? Saiba que com um seguro de casa você terá diversas facilidades que são muito úteis no dia-a-dia! Para saber o preço de um seguro residencial para sua casa, conte com a Bidu Corretora. Preencha nosso formulário e veja quanto é para proteger sua casa e ter assistências exclusivas.