Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como fazer um closet?

Imagem de um cômodo com roupas para ilustrar post sobre como fazer um closet

Como fazer um closet?

É cada vez mais comum os projetos de apartamentos e casas incluírem um closet. Antes, o espaço era mais associado a pessoas com alto poder aquisitivo, que reservavam um cômodo inteiro e exclusivo para roupas e sapatos. Hoje, o closet é sinônimo de organização. Em espaços menores, o closet tornou-se um aliado para quem quer priorizar a praticidade e estruturar um ambiente organizado. Nesse post nós traremos uma série de dicas sobre como fazer um closet.

Antes de começar a arrumação, defina muito bem qual será o uso desse espaço. Geralmente integrado ao quarto, o closet pode substituir o guarda-roupa tradicional, tornando-se multiuso para o casal ou até para toda a família.

O closet pode ser utilizado como um local para agregar roupas mais sazonais (casacos de inverno, botas etc.) ou para organizar roupa de cama dos quartos. Pode tanto ser privativo, junto à uma suíte, ou pode aproveitar espaços de deslocamento, como corredores, em apartamentos ou casas menores.

Roupas do dia-a-dia versus roupas de época

Tão importante quanto saber como fazer um closet é saber o que vai nele. Revisitando o seu guarda-roupa você consegue observar quais roupas são de uso diário. E quais são menos utilizadas.

Uma boa dica é organizar as roupas por estações. Colocar casacos pesados, botas, edredons e cobertores, em um local. Já as roupas de banho, saídas de praia, toalhas e acessórios (chapéus e óculos escuros etc.), em outro. Itens que são utilizados em momentos específicos de muito frio ou de muito calor podem estar separados inclusive para facilitar na hora de procurar por cada um deles.

Outra dica é deixar as roupas diárias sempre à mão. Manter o fácil acesso às roupas que você mais usa pode te economizar um bom tempo. Se vai sempre à academia, deixe um canto separado para a roupa do treino.

Roupas de trabalho também podem ficar juntas de forma vertical, em três níveis, por exemplo. Uma fileira de cabides para camisas, blazers e casacos leves, uma segunda fileira para calças e saias; por fim, uma prateleira com sapatos ou tênis. Esta mesma organização você pode fazer horizontalmente partindo de uma ponta do closet para a outra.

Organização visual

Se você está pensando em como fazer um closet, é importante ter muito cuidado na hora de montar a organização dele. Tente fazer um mapa visual simples de onde cada coisa está para evitar organizações duplicadas.

Se você optar por deixar as roupas à vista, como algumas tendências mais modernas, tente manter as formas de organização separadas.

Não misture áreas com cabides, prateleiras e gavetas em vários pontos do closet. A distribuição das coisas pode parecer bagunçada. Deixe cada ponto com uma forma distinta de arrumação.

Caso você opte por portas e gavetas, tente manter uma identificação clara, com gavetas ou portas de tamanhos diferentes. Se o closet for para o casal, estabeleçam um lado para cada um. Deixe algum item à mostra para facilitar a identificação, como bolsas ou sapatos em prateleiras.

Cuide bem dos sapatos

Dependendo do número de sapatos que você possui, este pode ser um grande vilão da organização. Geralmente os sapatos ocupam bastante espaço e são os itens que mais correm o risco de ficar espalhados por outros cômodos da casa.

A melhor forma de armazenar os sapatos é acomodando-os em pé, como se estivessem apoiados no chão, com a sola toda, seja na prateleira ou na gaveta. Evite guardar os sapatos nas respectivas caixas, deitados, pois eles podem ficar amassados e estragar com mais facilidade.

Evite também pendurar os sapatos em ganchos ou prendedores verticais. Geralmente os revestimentos laterais ou onde se calça são mais sensíveis e podem desgastar mais rápido.

Outra dica preciosa para evitar o acúmulo de sapatos em vários cômodos é ter no closet um banquinho ou móvel de apoio, para que você possa vestir ou tirar os sapatos ali mesmo. Dessa forma, o calçado ficará sempre próximo do local onde deverá ser guardado.

Como fazer um closet aproveitando ao máximo os espaços

Avalie se há espaço para a abertura de cada uma delas. Em cômodos mais estreitos, uma boa pedida são as portas de correr. Caso você não goste de deixar coisas à mostra, prefira colocar tudo por atrás de portas e gavetas.

Outra forma de aproveitar o espaço é colocar espelhos nas portas. Dependendo da localização, eles podem deixar o ambiente mais amplo e tirar a sensação de aperto. Se possível, consulte um designer de interiores para identificar os melhores pontos para a colocação dos espelhos.

No interior das portas, também é possível acrescentar ganchos para pendurar as roupas mais leves ou acessórios, como cintos, colares, bolsas etc.).

Dentro das gavetas também é possível incluir divisórias móveis, ou colmeias, para organizar melhor as roupas íntimas ou para separar camisetas por tipo.

Esta organização vale para as joias também. Pequenas caixas ou nichos podem ajudar na hora de separar itens mais delicados. Existem no mercado vários formatos de organizadores e de divisórias para gavetas, basta encontrar aquele que melhor lhe atende.

Iluminação é fundamental

Você já sabe como fazer um closet, mas pode ainda não ter percebido como a iluminação é importante para este ambiente.

Se o closet está localizado em um ponto da residência em que haja pouca luz, ilumine o ambiente de alguma forma. Você pode encontrar uma série de lâmpadas pequenas e luminárias embutidas que dão outro toque à decoração.

A iluminação lateral nas paredes ou partindo direto do teto podem deixar o ambiente elegante e fazer a organização brilhar. Luzes brancas são mais recomendadas para ambientes apertados.

Roupas de cama

As roupas de cama também são volumosas e precisam de atenção, além de dividir as roupas de cama por estação. Quando está mais frio ou mais quente, tente deixar os jogos de cama: lençol, edredom, colcha, fronha dobrados e embalados juntos.

Se você possuir o lençol de elástico no conjunto de roupa de cama este pode ser o item que vai “embrulhar” todo o restante.

Mantenha um ambiente arejado

Lembre-se de não abarrotar todas as roupas. A ideia de montar e organizar o closet é justamente manter o local arejado e de fácil acesso. Caso você possua um volume de coisas maior do que o espaço disponível, tente desapegar de algumas peças que estão em desuso. Comece pelas peças que não usa há mais de dois anos.

Quer mais dicas para mudar sua casa? Veja nossas dicas para decoração com espelhos e como construir uma garagem na sua casa.