Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como fazer um jardim dentro de casa

imagem de jardim dentro de casa

Como fazer um jardim dentro de casa

A vida corrida na cidade, geralmente, nos mantém distantes da natureza e desacostumados a ter verde por perto. Mas, mesmo vivendo em um pequeno apartamento, é possível levar um pouco desse ar natural para o seu espaço e fazer um jardim dentro de casa.

Abaixo, vamos te dar dicas valiosas para você tem um jardim dentro de casa e cuidar dele da maneira mais adequada. As plantinhas e sua casa agradecem!

Jardim dentro de casa é possível

 Veja dicas de como preparar esse espaço especial.

1. Escolha o espaço ideal para o seu jardim

Dentro da sua casa ou apartamento, defina um local onde serão colocadas as suas plantas. Vale lembrar que o lugar mais adequado para a maioria das folhagens é próximo à janela ou qualquer outra entrada de luminosidade. Pense em colocar os vasos em alturas diferentes para deixar o espaço ainda mais charmoso e cheio de vida! Chão, mesinhas, aparadores e ganchos para pendurá-las na parede ou janela são ótimas opções!

Se você tem animal de estimação, saiba que alguns adoram destruir as plantinhas.

2. Aposte nas plantas para interiores

Antes de qualquer coisa, dê uma pesquisada sobre as plantas que mais se adaptam aos espaços internos para ficarem no jardim dentro de casa. Do contrário, muitas espécies poderão morrer em menos de uma semana. Geralmente, as folhagens de tons verde escuro são indicadas para estes ambientes. Já as flores precisam de sol direto para serem cultivadas de forma saudável. Vejam quais são as plantas mais fáceis de cuidar.

3. Suculentas são incríveis

Cactos e suculentas são ótimas alternativas para você cultivar no seu jardim dentro de casa. Além de se adaptarem bem a espaços sem sol direto, elas demandam pouca rega. Uma vez por semana já é suficiente para mantê-las felizes! Além disso, há uma variedade imensa dessas fofuras. Desde mini suculentas até cactos gigantes! O que vale é a criatividade para compor o seu jardim! Se quiser que a sua suculenta se desenvolva e cresça, ofereça a ela o sol direto e forte por, no mínimo, três horas por dia.

4. Vasos fazem toda a diferença

Para um efeito ainda mais bonito, aposte nos vasos de estilos, tamanhos e cores diferentes. Vasos de concreto, plástico, acrílico e cerâmica ficam lindos quando combinados.

5. Saiba a diferença entre vaso e cachepô

Para diferenciá-los, basta olhar se no fundo há furinhos para escoamento da água. Se houver, é vaso, se não houver, é um cachepô (que serve para colocar o vaso dentro de maneira decorativa). Não é aconselhável replantar diretamente no cachepô, pois a água não encontrará saída de escoamento, deixando a raiz da planta muito úmida. A consequência disso ao longos dos dias é o apodrecimento da espécie.

6. Cuidado para não estragar os móveis

O jardim dentro de casa acaba envolvendo alguns móveis também. Por isso, coloque sempre um pratinho embaixo dos vasos para conter a água que escorre das regas. E lembre-se de jogar a água fora para evitar criadouros de pernilongos e, principalmente, mosquitos da dengue.

7. Ocupe a sacada

Tem uma sacada ou uma varanda? Ótimo! Estes são ambientes ideais para o cultivo de um jardim interno por conta do sol direto. Nestes locais, você poderá cultivar flores, hortaliças e outras espécies que se dão bem com o sol direto.

8. Brinque com as cores

Já que a aposta é o verde das plantas, procure adornar o seu jardim com objetos, vasos, papel de parede d outros itens com cores vibrantes (se quiser uma carinha mais despojada), ou neutros (se quiser algo mais clean e elegante). Aproveite e já pinte também sua sala.

Animou em ter o seu jardim em casa? Conheça também nosso post sobre dicas para organizar a casa.

+ Como fazer uma horta em apartamento