Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como remover a pia da cozinha

como instalar pia

Como remover a pia da cozinha

A cozinha costuma ser o local mais movimentado da casa. Entra gente, sai gente, inventamos receitas, recebemos amigos. E a pia acaba sendo um dos itens que mais sofre desgaste por excesso. Mas se você quer saber como instalar pia nova, vamos te ensinar como remover a sua pia da cozinha por conta própria para depois fazer a instalação.

Quer saber como instalar pia? Aprenda a remover a antiga.

Para começar, providencie as ferramentas necessárias:

  • Alicate ou chave inglesa ajustável
  • Chave de fenda
  • Estilete
  • Balde
  • Toalhas
  • Lanterna ou fonte de luz suficiente
  • Luvas de trabalho
  • Óculos de segurança

Agora, a gente te ajuda com o passo a passo de como remover a pia antiga.

Antes de saber como instalar pia nova, aprenda a remover a pia antiga.

Esvazie o armário

Na maioria das vezes, a pia da cozinha é acoplada a um gabinete, também utilizado com armário. Para começar, retire tudo o que estiver guardado neste armário. Grande parte do trabalho será executado por ali

Espalhe toalhas ao redor da pia

Isso vai ajudar você a limpar a sujeira depois.

Desconecte acessórios elétricos

Caso a sua pia tenha acoplado um triturador de resíduos, desconecte-o antes de qualquer coisa. Ou então desligue a chave geral de eletricidade da casa. Trabalhar com sistemas elétricos em ambientes úmidos pode resultar em choques fatais!

Desligue o registro

É importante cortar qualquer fornecimento de água enquanto estiver trabalhando na pia. Desligue o registro e, se ainda houver fornecimento de água, será necessário trocar alguma válvula. Neste caso, consulte um encanador. Se a água foi cortada, siga para o próximo passo.

Corte as linhas de fornecimento de água

Abaixo da torneira, pelo lado de dentro do armário, é possível ver tubos de plástico flexível que conectam a pia à válvula de fornecimento com porcas de metal. Desenrosque estas porcas utilizando uma chave inglesa ajustável ou um alicate. Segure o tubo plástico enquanto desconecta a porca. Quando desligar completamente os tubos, haverá ainda um pouco de água que irá escorrer. Utilize um balde de água para não fazer tanta sujeira.

Tenha cuidado redobrado neste momento. Quebrar algum cano ou conexão pode resultar em um vazamento problemático.

Retire o tubo do ralo

Primeiramente, solte a peça que prende o tubo conectado ao ralo da pia com uma chave inglesa ajustável ou alicate. Cuidado quando ela estiver frouxa. Não puxe de uma vez. É preciso soltar a porca do lado oposto do sifão hidráulico, geralmente um tubo bem curvo. Este cuidado ajuda a evitar danos em ambos os pontos.

Solte a pia

Com um estilete, corte cuidadosamente o isolante utilizado para fixar a pia na bancada. Se ainda for utilizar a pia em outra situação (reaproveitá-la ou vendê-la), cuidado para não cortar a sua superfície com o estilete.

Com cuidado, empurre a pia de baixo para cima para ela se soltar. Se a pia for do tipo montada por baixo da bancada, solicite ajuda a outra pessoa para segurá-la enquanto você corta o isolante. Do contrário, ela poderá cair sobre você durante o processo.

Pronto. Com a pia removida, você só precisa instalar a sua nova pia.

Cuidar da nossa casa é prazeroso e faz bem. Mas faça tudo isso com segurança. Se não se sentir confortável, contrate alguém especializado para fazer o serviço.

Você sabe como funciona o seguro residencial? Conheça as coberturas do seguro residencial e faça um orçamento online.

Leia mais sobre como funciona o sinistro em coberturas residenciais.