Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como organizar a casa em poucos minutos por dia

Imagem de residência para ilustrar post sobre Como organizar a casa

Saiba como organizar a casa em poucos minutos por dia

A correria do dia a dia as vezes atrapalha a realização de tarefas simples como arrumar a casa. E não é sempre que podemos pagar alguém para fazer os serviços domésticos. Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas de como organizar a casa em pouco tempo.

Como organizar a casa. E por onde começar?

O primeiro passo é se planejar. Coloque os cômodos e tarefas a serem realizadas em um papel e depois calcule o tempo que você tem disponível durante a semana para limpar e arrumar. Podem ser apenas 15 minutos, acredite é possível.

Após montar um cronograma coloque tudo em um quadro em um lugar visível, como um mural ou na geladeira. Desta forma, todos que vivem na casa podem ver e saber o que cada um deve fazer, afinal já foi o tempo em que organizar a casa era uma tarefa realizada somente por mulheres.

Menos é mais

Para ter um ambiente em ordem, busque ter apenas o necessário em casa. Desapegue de objetos que não são úteis e que você nem lembra a última vez que usou, mas estão ali atrapalhando passagem ou a estética do lugar.

Muitos objetos de decoração, como miniaturas, podem deixar o lugar poluído de informação
e sempre a impressão de que está bagunçado.

Se a desordem for causada por excesso de objetos fora do lugar, para não perder muito tempo, coloque tudo em uma sacola. Isso pode ser feito com roupas, brinquedos, livros, etc. Quando tiver um pouco mais de tempo, coloque cada coisa no seu lugar.

No caso de jornais e revistas, jogue fora. Se quer guardar algum artigo interessante, busque a versão online no site do veículo e salve.

Cada coisa no seu devido lugar

Um passo para organizar a casa é estabelecer a regra de que cada objeto tem um lugar. Quando for tirado dali deve voltar assim que terminar de usá-lo. Assim, você não vai deixá-lo jogado pela casa e quando precisar saberá onde cada coisa está.

O mesmo serve para objetos que são de um ambiente. Por exemplo, copos são da cozinha, roupas são do armário ou da lavanderia. Desta forma ficará mais fácil fazer a limpeza e organizar a casa.

Criando hábitos

Quando você fizer suas refeições fora da cozinha, como na sala por exemplo, não se esqueça de levar copos e pratos de volta à cozinha. O mesmo serve para roupas. É muito comum tirar a roupa e deixa-las no sofá ou na cama. Mas tente usar alguns minutinhos do seu dia, como antes de dormir, para guardar as roupas que vai usar novamente. As que estão sujas, coloque para lavar no cesto na lavanderia.

Outra dica é colocar uma bandeja perto da porta para colocar chave e a carteira, tanto serve para não perdê-las pela casa quanto para não esquecê-las quando for sair.

Buscando auxílio

Quando você estiver se questionando em como organizar a casa, pense no que pode te auxiliar além do cronograma e divisão de tarefas.

Hoje, existem caixas organizadoras, pastas, cestas que podem ser colocadas dentro de armários ou mesmo em cima de estantes para você colocar em ordem tudo que possui na sua casa.

Por exemplo, na sala ao lado do sofá, você pode colocar os controles remotos dos aparelhos de TV e som. Ao lado do telefone, uma caixinha com papel e caneta, caso precise anotar algo. No canto da sala, pode ter uma caixa grande para colocar todos os brinquedos, caso tenha crianças.

Desta forma casa bagunça tem o seu lugar, ficando assim mais fácil a tarefa de organizar a casa.

Para sempre ter uma casa com tudo em ordem, escolha um dia por semana para fazer uma faxina pesada e nos outros dias da semana faça a manutenção.

Aproveite e pense na possibilidade de fazer um seguro residencial, garantindo mais tranquilidade para você e a família.