Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como reaproveitar água em sua casa!

Dicas para reaproveitar água na sua casa!

Como reaproveitar água em sua casa!

Quem vive sem água? Como parte importante das mais diversas espécies da terra, essa fonte de vida tem de ser valorizada e economizada. Por isso, é essencial reaproveitar água!

Indo além das imagens das praias, baías, penínsulas e oceanos, a água ganha real importância dentro de casa.

Aquela gota que contribui para matar a sede também pode ir para a panela ou para a máquina de lavar roupa.

Mas o que fazer com a água desperdiçada? São litros e litros que podem fazer a diferença na conta e na vida!

Conheça as dicas pouco convencionais para reaproveitar água em sua casa.

Do aquário para o jardim

Sim, a água do aquário pode ser usada no jardim! Além de ser uma fonte rica em nitrogênio, essencial para a fotossíntese, ela também carrega fósforo e potássio, que fortalecem as plantas. A água do aquário pode agir como verdadeiro fertilizante.  Caso esteja muito suja, misture com uma parte de água limpa.

Lavagem de louça especial

Ensaboe o maior número de louças possível e ao enxaguar cada uma delas deixe a água escorrer sobre a louça já ensaboada. Assim, você usa uma quantidade menor de água para tirar o sabão de várias peças.

Atenção na hora de cozinhar

Aqui tem várias dicas para reaproveitar água

  • Siga a receita corretamente e avalie para quantas pessoas está cozinhando. Caso faça macarrão só para você, por exemplo, não é necessário encher uma panela com água.
  • E quando o jantar for à base de legumes no vapor? Pouca água na panela! Você pensa que está simplesmente economizando água? Não! Você também está preservando ainda mais os nutrientes das comidas.
  • Quando sobrar água do cozimento de legumes, utilize-a para outras preparações, como sopas… Ou regue suas plantinhas.

Descongele alimentos no balde, nada de água corrente

Quando não for possível descongelar no micro-ondas, coloque o alimento congelado em um recipiente com água, deixando de molho. E não jogue essa água fora, já que ela pode ser usada para regar plantas.

E a água fria do chuveiro?

Além de gastar muita energia, podem ser litros e litros até que água do chuveiro esteja na temperatura ideal para o banho. Nessa etapa, deixe um balde por perto e colete a água limpa, que pode ser usada para diversas finalidades, como lavar roupas, regar plantas, limpar a casa e etc.

Ainda no banho, mais coleta de água

Sabe a água que respinga enquanto você toma banho? Colete-a e use para lavar o banheiro, quintal e varada ou mesmo para dar descarga. Pode parecer pouco, mas em um ano uma família pode reutilizar água suficiente para uma pessoa usar a descarga todos os dias por cerca de cinco 5 meses. Outra dica é guardar a água usada nas inúmeras lavagens de mãos.

Água da chuva sim, mas não para beber

Já pensou em ter uma cisterna em casa? Ok, se não der, use algum recipiente para coletar a água da chuva! Mas esse recipiente deve estar bem tampado para evitar a proliferação de mosquitos – não use tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. Essa água da chuva pode ser usada para vários fins: descarga, limpeza do quintal, do carro, do chão de casa, etc.

Lembre-se de que ela não é apropriada para consumo – incluindo o consumo do seu animal de estimação. O período máximo de armazenamento dessa água é de quatro dias, já que traz muitos resíduos orgânicos.

Máquina de lavar roupa: fonte de muita água a ser reaproveitada

Aqui é muito simples. Direcione o cano que despeja a água da máquina para um balde. Sabia que a cada ciclo de uma máquina de cinco quilos são gastos 145 litros? Essa água pode ser usada na descarga dos vasos sanitários, na lavagem do quintal ou do carro. E tem mais! Essa água já vem com um pouco de sabão! Perfeito, não?

Derreta as placas de gelo do congelador e pronto! Mais formas de reaproveitar água!

Regar as plantas com a água descongelada das placas de gelo da sua geladeira é outra dica para reutilizar a água. E sabe aquele saco de gelo que você comprou? Coloque-o dentro de um balde para reaproveitar a água que derreter.

Esvaziou a piscina?

Há situações em que é necessário esvaziar a piscina, quando só o tratamento da água não resolve. Há também os casos das piscinas plásticas que, constantemente, são esvaziadas. Aproveite a água proveniente dessas situações para lavar o chão da casa, carro, molhar plantas e até mesmo nas descargas.

Quando ocorrer algum problema em sua casa que possa levar ao desperdício de água, lembre-se do Seguro Residencial, seu aliado em muitas missões, incluindo a economia de água.