Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como trocar o chuveiro? Dicas para você fazer sozinho e com segurança

Aprenda como trocar o chuveiro em segurança

Como trocar o chuveiro? Dicas para você fazer sozinho e com segurança

Como trocar o chuveiro? Quando o chuveiro queima, ninguém merece passar os dias a banho frio, né? Por isso, o post de hoje vai ajudar você a se virar nessa situação chata sem precisar gastar dinheiro com eletricista ou encanador.

Não pense que trocar o chuveiro é uma tarefa tão trabalhosa. Com jeitinho é possível fazer no seu tempo e ainda economizar com a mão de obra. Mas fique atento: a tarefa exige algumas precauções para não correr o risco de levar choques elétricos.

Veja abaixo o que é necessário, dicas de segurança e o passo-a-passo de como trocar o chuveiro e deixar o seu novinho em folha!

1. Escolha o chuveiro certo

A primeira coisa a se fazer é saber qual a voltagem da casa. A partir daí, escolha o modelo de chuveiro que mais se adequa ao tamanho do seu box e às suas necessidades. A hora do banho é um dos momentos mais agradáveis do dia e merece uma atenção especial. Por isso, não leve somente em consideração o preço dos chuveiros e sim a vazão de água, a pressão, o gasto de energia e a qualidade do material. Muitas vezes vale a pena investir um pouquinho a mais para ter aquele conforto merecido.

Existem muitos modelos disponíveis no mercado: a gás, elétrico e com energia solar, por exemplo. Basta escolher o seu.

2. Desligue a energia

Comprado o novo chuveiro, é preciso retirar o antigo. Antes de qualquer movimento, é imprescindível desligar a energia elétrica alternando o disjuntor do banheiro. Em instalações mais modernas, é possível encontrar uma pequena tomada ao lado do chuveiro e, neste caso, é ela quem deve ser desligada.

Se houver energia correndo pelos fios enquanto troca o aparelho, o choque será certo.

3. Desligue o registro

A água também deverá ser cortada para fazer esta manutenção. Procure o registro do imóvel e feche-o.

4. Materiais necessários

Pouca coisa: chave de fenda, fita veda-rosca e fita isolante.

5. Retirando o chuveiro velho

Primeiro, retire todas as fitas isolantes do aparelho antigo. Depois, com a chave de fenda, desconecte todas as ligações elétricas de cabos e fios. São três fios: dois para a rede elétrica e um fio terra que, obrigatoriamente, é na cor verde.

Feito isso, desrosqueie o chuveiro antigo da parede com delicadeza e com as duas mãos para evitar que o cano se quebre ou que o aparelho caia no chão.

6. Vede o cano

Agora, utilize a fita veda-rosca para isolar o cano que sai da parede. Por segurança, passe umas oito voltas da fita no sentido horário. Esse procedimento é fundamental para que não haja vazamentos.

7. Instale o novo chuveiro

Com a chave de fenda, parafuse os novos fios no conector e certifique-se de que estão bem apertados. Do contrário, o fio esquenta com a resistência, derrete e desliga o disjuntor. Ou seja, você pode estar tomando banho e a energia toda da casa cai de repente. Ninguém quer que isso aconteça, não é?

8. Use a fita isolante

Vede todas as conexões com a fita isolante. Ela evitará possíveis choques.

9. Finalize com a mangueirinha

O último passo da instalação do chuveiro é a mangueirinha, que deverá ser afixada no local conforme o manual de instruções da marca do chuveiro.

10. Certifique-se de que está tudo certo

Lembre-se de que antes de ligar a chave geral é importante abrir o registro e deixar a água correr por alguns minutos. Esse procedimento evita que a nova resistência queime, e possibilita identificar possíveis vazamentos por conta da má vedação.

Se tudo estiver correndo bem, desligue o chuveiro e religue a chave da energia elétrica.

Dicas básicas de segurança

Agora que você já sabe como trocar o chuveiro, é importante ver algumas dicas: sempre que for trabalhar com qualquer tipo de instalação elétrica, certifique-se de que não há nenhuma área molhada por perto ou que não esteja com o corpo molhado. Nem pense em trocar o chuveiro durante o banho! Nunca troque o chuveiro descalço, esteja sempre com sandálias ou sapatos com solado de borracha.

Se tiver inseguro sobre como trocar o chuveiro, contrate um profissional de confiança. E em todo caso, aposte também no Seguro Residencial, uma mão na roda para emergências como esta! Faça uma cotação de seguro casa com a Bidu e proteja seu lar de qualquer imprevisto.