Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Faça você mesmo: como trocar torneira?

imagem de torneira com fundo cinza. escrito: como trocar torneira?

Faça você mesmo: como trocar torneira?

Entra ano, sai ano, e algumas coisinhas de casa vão sendo deixadas para depois. Pequenos vazamentos ou consertos necessários podem se tornar uma grande dor de cabeça quando não resolvidos em tempo hábil.

Torneiras são assim. Percebeu um vazamento ou notou que o cano está um pouco frouxo? Hora de trocar! E se você quer aprender a se virar sozinho ou a economizar com o encanador, veja como é fácil resolver esse problema.

Torneira do tanque

Para trocar a torneira do tanque, que é mais simples, você vai precisar de:

– 1 torneira nova

– veda rosca

– alicate grande

A primeira coisa a se fazer é fechar o registro geral. Se você mora em prédio e não sabe, pergunte ao síndico ou ao zelador. Geralmente, o registro é localizado no mesmo lugar em todos os apartamentos. Feito isso, desconecte a torneira antiga com as mãos, desrosqueando-a em sentido anti-horário. Se estiver difícil, utilize o alicate.

Espere escorrer a água acumulada no encanamento.

Depois é só passar a fita veda rosca na torneira nova e rosquear no orifício aberto. Abra o registro geral e pronto!

Torneira da cozinha

Para trocar a torneira da cozinha, caso ela esteja furada ou vazando, você vai precisar de:

– kit de torneira nova

– fita veda rosca

– chave de grifo

Depois de fechar o registro, desenrosque a torneira com a ajuda da chave de grifo em sentido anti-horário e com bastante cuidado. Depois da primeira volta, é mais fácil tirá-la com as mãos.

Nesta ocasião, é importante limpar o cano e retirar todas as sujeiras, lodo e restos de fita veda rosca. Com tudo limpo e seco, verifique se será necessário utilizar o adaptador que vem com o kit da torneira. Se o tubo for exatamente da largura da nova torneira, então ele não será necessário.

Então é só revestir a parte que deverá entrar no cano com a fita veda rosca, com mais ou menos cinco voltas. Feito isso, é só enroscar a nova torneira e apertar bem, utilizando a chave de grifo com cuidado para não amassar e riscar o metal da peça nova.

É só abrir o registro e pronto!

Torneira do lavatório / banheiro

Para trocar a torneira do seu banheiro, você vai precisar de:

– Kit de torneira novo

– chave específica para torneira de lavatório

– fita veda rosca

Feche o registro. Desconecte o rabicho da parede com o auxílio da chave e após, retire a porca que segura a torneira. Utilize a chave na diagonal, ficando fora da coluna do lavatório. Com as peças afrouxadas, já é possível retirá-la com a mão, o que fica mais fácil do que usar a chave. Para isso, você deverá se “deitar” embaixo da pia para ver melhor.

É só posicionar uma borracha em cima e outra embaixo e reapertar a nova torneira. Utilize a chave para apertar, mas tenha cuidado para não trincar. Recoloque o engate e aperte com a mão. Para finalizar, use a chave.

Se ainda não escolheu a torneira ideal para sua casa, veja nosso post sobre como escolher torneira.

O Seguro Residencial pode te ajudar

Sabia que o seguro residencial pode te ajudar a trocar a torneira? Alguns produtos oferecem assistência de encanador no pacote de assistências 24 horas. Faça uma cotação de seguro residencial e conte com essa e outras assistências para facilitar o seu dia a dia!