Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Comprar ou construir uma casa: o que é mais vantajoso?

Comprar ou construir?

Comprar ou construir uma casa: o que é mais vantajoso?

Se você quer abandonar a prisão dos aluguéis e adquirir a tão sonhada casa própria, chegou a hora de colocar na ponta do lápis os valores para transformar o sonho em realidade. Segundo o Instituto Data Popular, ter um imóvel é o maior sonho de mais de 19 milhões de brasileiros.

Muita gente faz uma escolha equivocada. E o que era pra ser um momento de felicidade acaba se tornando uma grande dor de cabeça. Por isso, criamos este post para te ajudar a tomar a melhor decisão entre construir ou comprar uma casa. Veja as nossas dicas para te ajudar a vender um imóvel.

Quando é melhor comprar uma casa?

Pontos positivos

Comprar uma casa é a opção certa para quem tem pressa em se mudar. Se você precisa deixar o lugar onde mora com urgência, adquirir um imóvel pronto vai te poupar do estresse com os percalços das obras e com o tempo que se gastaria com ela. Outra vantagem da casa já pronta é que você pode avaliar cada canto e estudar se ela se encaixa nas suas necessidades e na de sua família.

Pontos negativos

Encontrar uma casa que seja perfeita e que caia como uma luva, porém, acaba sendo um dos fatores negativos. É muito difícil que uma casa construída por outra pessoa e para outro perfil de família seja exatamente como você gostaria. O quintal pode ser bom para as crianças, mas os quartos são pequenos. A cozinha é ampla, mas a garagem é para apenas um carro. E assim por diante.

Outro fator negativo é ficar à mercê das variações de valorização. Por exemplo, em épocas de crise financeira, comprar um imóvel pode ser algo vantajoso por conta do mercado imobiliário em baixa. Se, de alguma maneira, você tem o dinheiro na mão para pagar à vista, acaba encontrando oportunidades de ouro para negociar e conseguir um preço ainda mais baixo. No entanto, quando se envolve financiamento, aí o problema são os juros altíssimos.

Uma casa pronta pode custar no mínimo 40% mais caro do que uma construída.

Quando é melhor construir uma casa?

Pontos positivos

Se você já tem o terreno, avalie se a sua localização é pertinente e leve em consideração fatores como ocorrências de assaltos e violência nas redondezas, acessibilidade, valorização, metragem. Se tudo isso for avaliado positivamente, ótimo! Você pode construir a sua casa do jeito que sempre sonhou! Se você ainda não tem, veja aqui algumas dicas para comprar terreno.

Quando se decide levantar uma casa do zero, é necessário atuar juntamente do arquiteto e do engenheiro responsável e, claro, sempre administrar a construção da casa para que saia do jeito que você quer. Fatores como voltagem elétrica, tubulação, altura das janelas, largura das portas e outros detalhes têm de ser prioridade para que ao final da obra não haja necessidade de refazer etapas.

A economia também é um dos fatores mais importantes na hora de decidir construir uma casa. É possível economizar até 40% em relação à compra de uma casa pronta, além da valorização que geralmente acontece após a obra. Por isso, é um investimento rentável, já que a casa pode ser negociada a um bom preço futuramente. Aqui no Blog, já demos algumas dicas para economizar na construção da casa – se você escolher essa opção, não deixe de conferir.

Pontos negativos

No entanto, se for preciso ainda adquirir um terreno e os valores não estiverem colaborando, pode ser que você se meta em uma enrascada. No final das contas, construir pode não sair tão em conta como você imaginou, levando em consideração os atrasos e imprevistos da mão de obra, impostos, serviços refeitos, etc.

Outro fator bastante estressante é lidar com a mão de obra. Na maioria das vezes, é o que mais pesa no orçamento e o que mais causa problemas por conta de serviços feitos erroneamente, abandono do trabalho e imprevistos.

Por isso, é preciso conhecer bem seus prestadores de serviço ou ter uma empreiteira idônea que possa se responsabilizar pelo bom andamento da obra.

Depois de escolher a melhor opção para você, não deixe de contratar um seguro residencial: ele irá proteger o seu lar contra os principais risco que ele corre, como roubo, furto e incêndio. Tenha você comprado uma casa pronta ou construído, proteção nunca é demais.