Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que você deve saber antes de comprar um terreno

Dicas para comprar terreno

O que você deve saber antes de comprar um terreno

Para muita gente, basta juntar um dinheirinho que a compra do terreno acontece quase que de imediato, seja para construir a casa própria, seja como alternativa de investimento. Os mais compulsivos, ou menos avisados, não se informam sobre os perigos e sobre como um sonho pode se tornar um real pesadelo. A tomada de decisão deve vir amparada de alguns cuidados. Conheça quais são eles.

Regularidade

Para não cair em golpes e ter problemas depois, não deixe de consultar o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), o Registro de Imóveis, as licenças, as aprovações e a matrícula individual do loteamento. Analise também o histórico da corretora responsável pelo lote. Por fim, não deixe de checar se essa compra te confere o “Selo de Regularidade de Aprovação” fornecido pela Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO)

Serviços essenciais

Informe-se sobre a infraestrutura do local, se há redes de esgoto, saneamento e iluminação, por exemplo. O bairro é abastecido com água potável? Essa é uma das perguntas a serem feitas. Há transporte público? Supermercados e farmácias?

Vizinhança

Converse com quem mora próximo ao terreno, busque saber sobre o bairro e sobre a satisfação dos moradores. Pergunte sobre aspectos positivos e negativos de morar ali. Outra dica é passar pelo local em diferentes horários. Observe o movimento, informe-se sobre a segurança.

Zoneamento

É diferente para cada cidade, de acordo com o plano diretor. É importante saber se ao lado do terreno, em sua vizinhança, também é permitido construir bares, casas noturnas, ou mesmo indústrias.

Crescimento do bairro

Existe possibilidade de valorização do terreno com o passar dos anos. Assim, você pode consultar alguns especialistas para saber se está fazendo um bom investimento.

Características do solo

Outro fator a que se deve estar atento é referente às galerias de águas pluviais. Certificar-se de que o terreno não seja um caminho por onde convergem as águas.  Aproveite para se informar sobre as características do solo e as demarcações no lote.

Depois da compra

Tudo certo agora? Ainda não. Você precisa estar com toda a escritura registrada em seu nome. Isso é feito em cartório. Na Prefeitura, altere também o IPTU para seu nome.

Essas dicas foram úteis? Conte pra gente nos comentários.