Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como administrar a construção da casa

construção da casa

Como administrar a construção da casa

Você é daqueles que gosta de deixar a sua casa com o seu jeitinho? Para muitos, administrar a construção de um cantinho para chamar de lar é um sonho antigo.

Acompanhar cada etapa do projeto tem como vantagem o seu envolvimento em cada decisão, pode render uma boa economia e, de quebra, assegurar que os prazos sejam cumpridos.

É sabido, porém, que dá trabalho, não é verdade? Das compras de materiais à contratação de mão de obra qualificada.

Embora a contratação de um engenheiro civil seja fundamental – é quem assina pelo projeto e se torna responsável pela obra – nem todos acompanham o andamento da construção e lidar diariamente com diversos profissionais pode ser um desafio seu.

Então, o que você deve levar em conta antes de se envolver nesse empreendimento? Confira nossas dicas e inspire-se!

Furto de casaTenha uma proteção para sua casa

Você sabia que o seguro residencial protege a sua casa contra incêndio, explosão, queda de raio e muito mais? Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios. Começar minha cotação >>

Planejamento

Tenha em mente seu modelo de casa ideal. Já folheou revistas? Viu alguma casa na TV que tenha atraído sua atenção? Já leu tudo sobre casas aqui em nosso blog? Faça anotações daquilo que mais te encantou. Um jardim? A área de churrasco? O espaço amplo da sala de jantar?

É possível que haja um estilo de construção que te defina. Que deixe toques de personalidade – Romântica? Moderna? Alternativa? Há muita gente que se diverte criando ambientes.

Se a grana está curta, não se preocupe. Mesmo que não seja tempo de investir em um casarão, a proposta de um lar criativo é totalmente possível.

Coloque no papel: quanto possui de investimento e como tem sonhado a sua casa.  Como todo mundo, precisará de um engenheiro civil e de um arquiteto. Tenha confiança em quem contratar.

Para isso, o melhor caminho é a boa e velha indicação. Informe-se sobre trabalhos que realizaram anteriormente, portfólios, preços cobrados. Negocie. Pesquise. Calcule também as despesas com pedreiros, materiais, projeto hidráulico e elétrico, acabamentos, pisos, portas, etc.

Contratando as pessoas certas

Quando se trata de escolher profissionais para levantarem a sua casa, não meça esforços na pesquisa: busque pessoas com referências. Informe-se com amigos e peça indicação aos profissionais engenheiros e arquitetos. Em muitos casos, esses já têm experiência com alguma equipe de trabalho.

Com a decisão tomada, mantenha um relacionamento assertivo com aqueles que trabalharão na obra. Monte um cronograma. O mais comum é que o pagamento seja realizado depois de cada etapa cumprida.

É hora das compras

Se tudo estiver certo, é hora de começar a tirar o sonho do papel. Faça uma lista cuidadosa de tudo que será necessário, como telhas, janelas, tijolos, por exemplo.

Verifique a quantidade necessária de cada item.  É possível que comprando tudo de uma vez, você consiga uma negociação melhor nos preços e nas formas de pagamento.

Acompanhe de perto

Se esse é seu objetivo, envolva-se nas decisões, a fim de que o resultado final esteja dentro de suas expectativas, de tudo o que foi anteriormente planejado.

Apenas tome cuidado para não atrapalhar o andamento dos serviços. Uma visita diária poder suficiente para conversar com um mestre de obras e para dar aquela olhadinha nos detalhes. Sabe aquele piso que ficou mais afastado do que outro no banheiro? Fale sobre a necessidade da correção.

Avalie

Avalie os resultados em todo o tempo. Não espere a casa ficar pronta para opinar e mostrar seu grau de satisfação.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Você alguma vez já tentou administrar a construção de sua própria casa? Quais foram as maiores dificuldades encontradas? Conte pra gente. E não esqueça de conferir como economizar na construção!