Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como construir uma garagem na sua casa

Construir garagem

Como construir uma garagem na sua casa

Não é por falta de aviso nos noticiários e na vizinhança: deixar o carro na rua é uma grande roubada. A primeira roubada é literal. Se não tem uma garagem para proteger seu carro, obviamente aumentam as chances de não encontra-lo mais quando voltar para busca-lo.

A segunda é que estacionar o carro (ou qualquer outro veículo de locomoção) ao relento, sem proteção, vulnerável à acidentes e arranhões de transeuntes, só diminui a vida útil da sua máquina,

Tem espaço em casa e decidiu finalmente construir a sua garagem? Então tome nota das opções que existem para que você invista nessa estrutura que só agrega valor a sua moradia.

Independentemente do tipo de garagem que vá construir, a primeira providência a ser tomada é ir até a prefeitura do seu município notificar essa reforma, levando junto a escritura da casa, plantas do terreno e projeto da garagem.

Lá, sua solicitação será avaliada e se houver necessidade, eles lhe orientarão sobre as regras e procedimentos para que tudo seja feito dentro da legalidade.

Furto de casaQue tal proteger a garagem nova da sua casa?

Com o seguro residencial você consegue proteger toda a sua casa, desde a garagem até o quintal dos fundos. Faça uma cotação de seguro residencial online. É rápido e fácil. Começar minha cotação >>

Construir uma garagem requer um bom planejamento e muita atenção às medidas. O cálculo do espaço deve ser preciso quanto a entrada do carro(s), abertura de portas, área de circulação das pessoas e fechamento de portão, se houver.

medidas da garagem

Exemplo de esboço para construção de garagem

Tipos de garagem

Se deseja proteger seu carro sem gastar muito, então um telheiro pode ser a opção ideal. Se você tem habilidades com construção, pode ser fácil, do contrário, contrate um profissional. O materiais necessários são basicamente vigas, posts, raffers, parafusos galvanizados, cimento, telhas entre outros detalhes.

A instalação inicia com a cavação de buracos para a sustentação dos postes, que são fixados e alinhados com cimento. Já o material de cobertura fica a seu critério:

Telheiro de policarbonato

É um material bastante popular porque é um dos mais duráveis (30 anos em média), é mais fácil de montar e o custo é relativamente menor. Outra vantagem do policarbonato é são as opções de cor disponíveis, possibilitando controlar a intensidade da luz do dia. Uma boa opção para economizar na construção.

Telheiro de policarbonato

Uma boa opção para a sua garagem

Telheiro de madeira

É inteiramente feito de madeira, com vigas para a sustentação e pranchas no telhado. Esteticamente favorável, a madeira é geralmente de reflorestamento e o meio ambiente agradece.

Telheiro de madeira

O telheiro de madeira é uma opção que agrada esteticamente

Garagem com telhas

Garagem com telhas de cerâmica é uma boa opção para quem procura por algo mais sólido. O custo também favorece quem quer também reformar o telhado da casa e acaba comprando mais telhas do mesmo tipo, É uma boa dica, não é?

Garagem com telhas

Garagem com telhas: uma opção para sua casa

Garagem com lona

As lonas de plástico é o tipo de material não muito recomendado para sua garagem, principalmente em dias de chuva. A água pode acumular e acabar respingando no seu veículo. A lona é mais indicada para casos de reformas em andamento, enquanto a obra não é concluída, ela pode ser usada para proteção temporária.

Garagem com lona

Uma opção mais em conta

O piso da garagem

Tão importante quanto o que cobre o seu veículo é o chão que ele pisa, portanto, muita atenção na escola do material que irá comportar o seu possante.

Se o orçamento está baixo, deixar em concreto é uma boa opção, tanto que conclua o trabalho com um excelente nivelamento liso.

Já os pisos feitos de concreto são bem mais caros, porém deixam a cada com um toque sofisticado.
piso de concreto

O piso cerâmico emborrachado é o mais indicado para dias de chuva e para quem se preocupa com o barulho dos pneus. A única desvantagem é a limpeza difícil desse material.

piso ceramico

exemplo de piso ceramico

O piso feito de pedras é uma charme, se seu estilo de casa é mais rustico ou se tiver jardins, melhor ainda. A possibilidade de cultivar o verde em volta das pedras dá um toque todo especial.

Piso de pedra

Exemplo de piso de pedra

O piso comum, como o próprio nome já diz, é o mais usado. Geralmente se faz igual ao revestimento dos cômodos da casa, vai de gosto. Só não é indicado à garagens em desnível (aclive ou declive).

Piso comum

Exemplo de piso comum

Com essas dicas temos certeza que você vai conseguir construir uma garagem para proteger o seu carro.

Veja também:

+ Comprar ou construir uma casa?

+ Veja aqui como legalizar sua casa