Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como combinar as cores na decoração da casa

imagem de um quarto branco com a legenda "cores na decoração"

Como combinar as cores na decoração da casa

As cores influenciam muito a nossa vida. Nas roupas que vestimos, na pintura do cabelo, no colorido dos pratos de comida e, principalmente, em uma decoração em casa. Combinar e harmonizar cores na decoração da casa não só deixa o ambiente ainda mais bonito como faz um bem danado aos nossos sentidos.

Houve um tempo em que a decoração nos tons pasteis dominavam os lares mais modernos, hoje esses mesmos são tendências de decoração e ganharam vida harmonizando o espaço com cores mais fortes nos móveis, objetos ou paredes.

+ Como escolher as cores para o seu quarto.

Nesse artigo, técnicas de profissionais para você dominar essa arte de mesclar cores no lugar mais importante e aconchegante do mundo: sua casa.

Vou pintar um arco-íris…

Pra começar, é preciso ter noções básicas sobre a classificação das cores. Para facilitar, existe o círculo cromático, criado por Isaac Newton (sim, o físico criador da lei da gravidade), Essa é uma das técnicas que os profissionais estudam para desenvolver aquelas decorações incríveis.

imagem de um Círculo cromático

Círculo cromático composto pelas sete cores do arco-íris.

Você deve se lembrar que na aula de educação artística a professora falava sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, e toda vasta combinação entre elas. Pois essa é a composição da roda de cores, e a partir dela você vai acertar nas cores da sua casa.

Usando a roda de cores para acertar na cor

Classificamos as harmonias para facilitar o entendimento, observar as imagens e aí é só avançar nas suas ideias de colorir sua casa!

Harmonia cromática

imagem de cores Cores cromaticas

Cores cromáticas

É uma cor do circulo e sua variação de tons. Simples e elegantes, podem ser combinadas com cores neutras como preto e branco.

Harmonia análoga

imagem de cores análogas

Cores análogas

Escolhe-se a cor primária e a combina com suas duas cores vizinhas. Ela será a dominante e as outras serão utilizadas para enriquecer o espaço.

 

Harmonia complementar

imagem de Cores complementares

Cores complementares

Aqui trabalha-se combinando as cores opostas do círculo. São mais difíceis de combinar, porém as mais ricas, pois causam contraste utilizando cores quentes e frias.

Harmonia triádica

Imagem das Cores tríadica

Cores triádica

O famoso escolhe uma cor, pula três. É uma das mais utilizadas porque oferece um bom equilíbrio de cores. Lembrando que se deve escolher a cor dominante e enriquecer com as outras.

 

Harmonia do complemento dividido

imagem das Cores complemento dividido

Cores complemento dividido

Escolhe-se uma cor dominante e mais dois tons vizinhos do seu oposto. Dica legal: dê ênfase a cor quente!

Harmonia dupla complementar

imagens da Dupla complementar

Dupla complementar

Aqui harmoniza-se dois pares de cores opostas, mas cuidado para não usá-las em igual proporção. Reforçando: escolha sempre a cor dominante e enriqueça com o resto das cores.

 

Harmonia acromática

Imagem dos Tons neutros

Tons neutros

Acima você pode ver alguns dos ons neutros. A combinação delas é ideal pra quem não quer um ambiente de muito impacto e até mesmo para trazer tranquilidade e calma.

A teoria das cores é bastante complexa, nosso intuito aqui é que você conheça o fundamental. Assim as coisas ficam mais simples, com mais sentido, e você mais seguro na hora de colorir tudo ao seu redor.

Agora que você sabe como escolher as cores para a sua casa, é só pegar o rolo e começar a pintar a casa sem complicação.