Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como manter a cozinha limpa

Cozinha limpa

Como manter a cozinha limpa

A cozinha é o espaço da casa que mais exige manutenção. Por conta do uso constante para preparo de comida, a cozinha também é um local com grande chances de proliferação de bactérias e germes. Mantê-la limpa e livre de contaminação não é algo tão fácil.

Mas mudando alguns hábitos e inserindo novas práticas é possível ter um cantinho sempre organizado. Para preparar, comer suas refeições e receber os seus amigos. 🙂

Abaixo, nós te damos algumas dicas para você manter a sua cozinha limpa. Confira!

Mude seus hábitos alimentares

O acúmulo de gordura é um dos principais fatores que comprometem a limpeza da cozinha. Portanto, evitar frituras por imersão e frigideiras rasas na hora de fritar alguma coisa já pode ajudar bastante a reduzir o trabalho na hora de limpar. Além do que faz um bem danado à saúde.

Quando for grelhar carnes, por exemplo, utilize pouco óleo. Dependendo da antiaderência da panela ou frigideira, é possível usar somente a própria gordura do alimento para prepará-lo.

Se você não abre mão das frituras, como batata frita, salgadinhos, etc, aposte nas fritadeiras elétricas.

Cozinhou, limpou

Toda vez que cozinhar ou preparar alimentos, passe um pano com desengordurante no fogão e na bancada. Manter este hábito vai ajudar a evitar o acúmulo de sujeira pesada e aquele trabalhão na hora da faxina. Além disso, você evita a proliferação de bactérias e a contaminação de alimentos.

Para bancadas e armários, use sempre um pano limpo, detergente neutro ou saponáceo cremoso para não riscar. Veja também como tirar gordura do fogão.

Foco nos cantinhos

Fique atento àquele vãozinho entre a cuba e a bancada de granito. Pequenos espaços como este são grandes depositários de restos de comida e podem se tornar um pequeno laboratório de contaminações. Com uma espátula, retire a sujeira e borrife desinfetante periodicamente.

Onde ninguém vê

Na hora da faxina, não se esqueça do topo dos armários. Por ser um local que foge às nossas vistas no dia-a-dia, quase nunca lembramos de passar um pano ali. Mas é um local propenso a acumular poeira e, principalmente, gordura.

De olho nos plásticos

Sabe o porta-sabão e o escorredor de talheres de plástico? Estes são itens que podem acumular limo no seu interior e se não forem limpos, podem ficar bem nojentos. Semanalmente, verifique se há lodo grudado nos seus itens de plástico e lave-os com sapólio e detergente.

Fogão

Para a limpeza diária do seu fogão, utilize sempre uma esponja macia e detergente neutro. Já para aquela limpeza mais caprichada, use água e detergente e depois esquente vinagre de álcool branco e passe em todo o inox, secando imediatamente. Isso evita o escurecimento e recupera o brilho do metal.

A esponja

Após a limpeza, é essencial que você lave e guarde a esponja em um local seco e limpo. Nunca a armazene em potes fechados com sabão, pois isso ajuda na proliferação de bactérias e fungos.

E aí, pronto pra deixar a sua cozinha brilhando? Fizemos um post bem bacana sobre como serão as cozinhas do futuro, dê uma olhada!

E não esqueça de contratar um seguro residencial para proteger esse e outros cômodos do seu lar.

+ Valor do imóvel pode variar em um mesmo quarteirão?