Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Época de chuva: veja os cuidados com a casa

Mão no celular

Época de chuva: veja os cuidados com a casa

Estamos no finalzinho do verão e, como diz a música, “são as águas de março fechando o verão”. Pois é, estamos em época de chuva: quando você sai para trabalhar de manhã e, à noite, volta com o sapato parecendo um balde cheio de água.

Ou quando acontecem as terríveis enchentes que, em menos de minutos, pode fazer você perder um carro na água. Ou a sua casa fica debaixo d’água perdendo vários móveis. Ou ainda, precisa desentupir algumas partes da casa.

Falando nisso, faça uma cotação de seguro residencial e contrate a assistência 24 horas que ajuda você com imprevistos.

Furto de casaComo proteger a minha casa?

Com o seguro residencial você conta com diversas coberturas e assistências que protegem a sua casa e sua família contra acidentes e imprevistos. Faça uma simulação de seguro residencial online.  Começar minha cotação >>

Época também que os reservatórios de água são reabastecidos com as chuvas, que as plantas agradecem por serem regadas após tanto calor e que a umidade do ar fica ótima! Ufa, não só de coisas ruins essa época é feita.

+ Veja mais: Como escolher ar-condicionado

Mas, com esse tempo chuvoso, você deve tomar alguns cuidados com a sua casa, sendo ela de madeira, alvenaria ou mista (junção das duas). Separamos algumas dicas para você proteger o seu lar-doce-lar em época de chuva.

Cuidados com a casa em época de chuva

Vai sair? Feche as janelas

Parece bobo, mas quem nunca esqueceu de fechar as janelas ao sair e chegou em casa e encontrou um verdadeiro Oceano Atlântico? Ok, talvez não seja para tanto, mas não é nada legal ter sua casa invadida pela chuva.

Além do mais, isso pode danificar o piso da casa (principalmente em casos de piso de madeira ou carpete) e coisas que estiverem próximas às janelas, como aparelhos eletrônicos.

Então, lembre-se: vai sair? Não esqueça de fechar as janelas. Vai evitar possíveis danos além de poupar seu trabalho em secar tudo.

Tire aparelhos eletrônicos da tomada

Calma, não estamos falando para você viver com tudo desligado em períodos de chuva. Mas, se você estiver assistindo sua novela preferida e um temporal, daqueles com muitas descargas elétricas começar, é melhor você abrir mão da novela, já que todo ano no Brasil cai mais de 57 milhões de raios.

Isso pois essas cargas elétricas podem danificar objetos eletrônicos que estiverem ligados na tomada, já que causam uma oscilação na rede elétrica. E vamos combinar: hoje em dia você já pode ver o capítulo da novela depois pela internet.

Cuidado com vidros e fechaduras

Em chuvas muito fortes, ou quando acontece chuva de granizo, vidros e fechaduras podem quebrar ou sofrer danos. Bom, não tem muito o que fazer durante a chuva. É importante você sempre fazer manutenções periódicas desses itens na sua casa.

Feche o registro de gás e água

É interessante você fechar o registro de gás e água. Nossa, mas por que? Bom, em caso de chuvas muito fortes os canos de gás e água podem ser rompidos ou sofrer pequenos furos. E se isso acontecer, você terá uma grande dor de cabeça com o vazamento.

A água precisa escoar

Nesse aspecto, sua casa funciona como uma cidade: a água precisa ser escoada; quando há algum bueiro entupido a água não consegue seguir seu fluxo e, então, ocorrem inundações. Portanto, as calhas, telhas e ralos da sua residência precisam estar limpinhos para que a água consiga passar. Faça a limpeza regular desses itens.

Faça um seguro residencial

Com um seguro residencial, você estará protegido com riscos como indenização em queda de raio, roubo e furto, quebra de vidro, desmoronamento, vendaval e queda de granizo.

Mas seguro residencial vale a pena? Para que vou fechar um seguro residencial? Contratar um seguro residencial é uma ótima maneira de poupar dores de cabeça. Além disso, o preço é super em conta: gira em torno de 0,3% do valor da casa.

Você pode personalizar o seu seguro escolhendo as coberturas que se adequam ao seu perfil. E você contará com assistências que serão muito úteis no dia a dia! Algumas seguradoras oferecem serviços como conserto de fechaduras, manutenção de eletrodomésticos, limpeza de calhas e até passeador de cachorro.

Quer fazer uma cotação de seguro de casa para sua casa? Conte com a Bidu e fique mais tranquilo com o seu amado lar.

+ Por que comprar uma câmera de segurança residencial?