Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Decoração escandinava

Imagem de uma sala bem decorada para ilustrar post sobre decoração escandinava

Decoração escandinava

A região do norte da Europa, onde ficam os países da Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia e Dinamarca são conhecidos mundialmente como a escandinávia. Mas você sabe o que é a decoração escandinava?

Há algum tempo a estética de decoração típica dessa localidade vem atraindo cada vez mais admiradores. Inspirado no clima local, onde o frio predomina e que conta com muitas horas de escuridão nos invernos prolongados.

Em um lugar tão inóspito, onde os moradores não saem muito de casa, eles buscam ambientar suas casas de forma aconchegante, simples e agradável. Em geral, os espaços na casa apresentam cores mais claras, utilizando muito os tons pasteis.

Os móveis possuem um estilo mais minimalista, deixando somente o que é realmente necessário. O uso de luz natural através de grandes janelas, objetos e artigos de decoração mais básicos e um toque rústico principalmente com madeira são essenciais para manter esse estilo.

Origem

O movimento surgiu nos anos cinquenta nos cinco países nórdicos. O artista sueco Carl Larsson influenciou o estilo escandinavo. Ele utilizava suas pinturas que retratavam o cotidiano de sua família em um ambiente claro, com bastante luz. Isso fez com que sua casa se tornasse uma referência de design de interiores particular e moderno.

Como é um ambiente com decoração escandinava?

O design escandinavo, ou nórdico, é composto por ambientes simples, funcionais e confortáveis. Normalmente, a paleta de cores possui como principais tonalidades o branco, o cinza, o preto e o bege. O contraste vem das cores vibrantes de poucos objetos coloridos sistematicamente escolhidos.

O que também não pode faltar são os detalhes em madeira presente nos pisos, estantes, cadeiras, mesas, ou outros móveis que deixam o lugar com ar mais aconchegante. O mobiliário também é quase sempre reto e elegante.

Três características marcantes

Use cores neutras

Para obter uma decoração escandinava tenha em mente uma casa clean e iluminada, onde as cores neutras predominam o ambiente por completo. Para o contraste com os tons pastéis busque objetos parcialmente envelhecidos.

Assim sua decoração ganha a mistura do clássico e do moderno. Para dar um ar contemporâneo faça o uso do preto e do cinza na casa.

Seja minimalista

Sabe o velho lema “menos é mais”? Neste caso se aplica perfeitamente. Os objetivos da decoração escandinava são para ser funcionais. Portanto procure ser prático encontrando móveis com linhas retilíneas, formas simples e de preferência de vidro ou madeira. Assim você irá compor um ambiente clean, espaçoso e sofisticado.

Um pouco de cores vibrantes

Na decoração escandinava o contraste com objetos coloridos são essenciais para dar um toque de modernidade na sua casa. Ao mesmo tempo tenha bastante cuidado e atenção neste momento.

Em ambientes onde o branco, cinza e bege são predominantes, um objeto estranho pode chamar atenção e tirar todo o charme do lugar. Busque por tons mais terrosos ou castanho que se encaixam de uma forma mais harmoniosa com a  decoração escandinava.

Do norte europeu para o mundo

Em busca de sofisticação e inovação o mundo da decoração foi em busca de quem usa a criatividade para compor um ambiente aconchegante e simples.

Esse estilo vem ganhando espaço, pois cai perfeitamente bem em apartamentos pequenos, algo quem vem crescendo constantemente nas grandes cidades no mercado imobiliário.

Com a busca por otimizar o ambiente e de conforto os profissionais da decoração foram levando para as feiras de exposições as ideias criativas que os países nórdicos já vem cultivando desde o século XX.

Veja as nossas dicas para decorar casas pequenas gastando pouco dinheiro.

Agora que você deixou sua casa com ares dos mais belos países escandinavos, saiba mais sobre o seguro residencial para proteger sua casa de roubos e furtos.

E se sua decorar tem algum item de madeira, tome os cuidados e evite sujeiras ou manchas.