Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

10 dicas para você decorar casas pequenas gastando pouco

Cuidar do nosso lar é sempre uma tarefa prazerosa. Para isso vamos mostrar dicas de decoração de casas pequenas gastando pouco.

Isso é possível, sim. Espaços reduzidos podem receber elementos que ajudam a melhorar a percepção visual e conferir mais amplitude.

E, tudo sem perder a sensação de aconchego. Separamos aqui algumas dicas essenciais e práticas para você fazer a decoração de casas pequenas gastando pouco

imagem de uma casa no meio de mato com a legenda: Decoração de casas pequenas gastando pouco

Decoração de casas pequenas gastando pouco

Dicas de decoração de casas pequenas gastando pouco

 

1) Use espelhos para ampliar

A decoração com espelhos proporciona uma sensação de amplitude aos nossos olhos. Eles funcionam como um aliado na decoração de espaços pequenos e podem ser adquiridos a valores relativamente baixos, dependendo do tamanho da peça.

Mas, alguns cuidados na afixação garantem que o uso dos espelhos cumpram a sua missão:

  • Reflexo: escolha bem o ambiente que será refletido. Isso, porque é comum pensarmos apenas na parede na qual o espelho vai ser pendurado e esquecermos do que veremos no reflexo. Ambos os pontos devem ser avaliados atentamente.  
  • Tamanhos e formas: existem diversas maneiras de adicionar os espelhos à decoração. Pode-se usar uma composição de formas diversas, como em um mosaico ou optar por uma peça única, que ocupe toda a largura e comprimento da parede.
  • Iluminação: caso o local escolhido para afixação conte com uma iluminação central, evite que o espelho seja afixado de modo a refletir diretamente a claridade. Isso pode gerar incômodo aos olhos. Uma dica nesses casos e reclinar um pouco a suspensão da parte superior da peça.
  • Segurança: cuide para que o espelho esteja bem afixado usando cada uma das extremidades da peça como pontos de fixação. Todo cuidado é pouco para evitar quedas.
Dicas com decoração com espelho

Decoração com espelho

2) Use cores claras

Pintar as paredes é um dos recursos mais baratos para a decoração de casas pequenas gastando pouco, só que o resultado final faz toda a diferença.

Quem quer obter uma sensação de amplitude, precisa se atentar à tonalidade da tinta: cores claras garantem uma percepção visual de que o espaço é maior.

Mas, você não precisa ficar preso ao clássico branco ou gelo. Cores em tons pastel como rosa, azul palha ou cinza, podem trazer uma sensação de aconchego.

Aliás, se o cinza for a sua cor preferida, você pode ver nesse post como combinar essa cor com outros tons.

Imagem de decoração para casa com paredes na cor clara

Decoração com Cor

3) Minimalismo para ganhar mais espaço

Casas ou apartamentos pequenos precisam lidar com a restrição de espaços. Uma boa forma é manter tudo o mais funcional possível.

O minimalismo trabalha com peças em formatos retos, sem muita complexidade que, geralmente, são compostas por uma paleta de cores mais neutra.

Traz a sensação de leveza ao ambiente, pois utiliza poucas peças na composição e pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa. Aqui, o pensamento é que o menos é sempre mais.

Um exemplo de decoração minimalista é o estilo escandinavo, que privilegia o uso de formas simples e sofisticadas.

 

4) Cortinas dão leveza ao espaço

As cortinas, além de proteger contra a claridade e conferir privacidade aos moradores, também podem melhorar a sensação de amplitude do ambiente.

Invista em tecidos leves, como o linho, seda e algodão.  Se o local recebe muita luz externa, pode-se usar um tecido blecaute por baixo. Opte pelo tamanho que cobre desde o teto até o chão, pois isso alonga a percepção visual.

A cor também é importante: quanto mais próxima ao tom da parede, mais uniformidade. 

 

5) Luzes e ação!

A iluminação de espaços pequenos precisa ser funcional. Além do ponto central, que oferece claridade ao ambiente como um todo, busque alternativas de distribuição de luz em determinados locais.

Dessa forma, você pode construir climas diferentes e ainda, no caso de ambientes compartilhados, cada um receberá a iluminação mais adequada.

Brinque com os efeitos diretos e indiretos: use abajures, luminárias e spots no teto. Porém tenha cuidado com a incidência direta nos olhos que pode gerar desconforto.

Imagens com dicas de decoração com luz

Decoração com luz

6) Mude uma parede

O papel de parede pode ser controverso, mas a escolha do tom certo, pode sim, ser uma opção viável para a decoração de casas pequenas gastando pouco.

Valem imitações de texturas, desenhos geométricos, padrões como poás, listras, florais em estilos clássicos ou mais ousados. Uma boa dica para ampliar a percepção visual é escolher um único ponto de atenção.

Para que a aplicação ocorra com sucesso, verifique antes as condições da parede. Para um melhor acabamento, o ideal é que os buracos, rachaduras e demais imperfeições sejam corrigidos com massa ou gesso.

O melhor é que depois de algum tempo, se você quiser renovar o estilo, pode remover o papel de parede e partir para um nova decoração.

 

7) Explore os espaços de cima a baixo

As paredes são aliadas dos espaços pequenos, afinal, por que não aproveitar toda a disponibilidade do ambiente?!

Usar nichos, prateleiras e estantes favorecem a acomodação de todos os objetos e ainda conferem estilo. Aqui, a criatividade não deve ter limite: aposte tudo na praticidade para incorporar personalidade em cada divisória.

+ Veja como dividir ambientes sem paredes

 

8) Decorar o banheiro também é possível

Algumas dicas como o uso de prateleiras, renovação das cores e iluminação também podem ser aplicadas no banheiro pequeno.

Fizemos um post aqui no blog com 9 dicas simples para reformar banheiros pequenos, mas sem gastar muito.

Você vai ver que pintar os gabinetes ou renovar os metais, vai mudar completamente o visual desse espaço.

 

9) Na cozinha a regra é praticidade

A cozinha é o coração da casa, pois é nesse espaço em que os alimentos são transformados e geralmente, as pessoas se reúnem para conversar.

Mesmo que seja pequena, não é desculpa para deixá-la de lado na decoração. Algumas dicas simples, podem fazer grandes transformações visuais. 

Uma forma de conferir charme ao lugar, mas sem gastar muito, é pendurar os utensílios de uso contínuo, como talheres e panelas. Além de funcionar como adorno, você vai ver que deixá-los à mão torna ao dia a dia mais prático.

Aproveite melhor todo o espaço com o uso de uma mesa dobrável e banquetas, que podem ser desmontadas e guardadas em um outro espaço após o uso.

A parede também pode ganhar prateleiras para acomodar todos os mantimentos e utensílios e ainda ganhar um toque especial com o auxílio de peças decorativas.

Listamos aqui no blog da Bidu 11 dicas para decorar cozinha gastando pouco. Vale a pena conferir e se inspirar.

Imagens com dicas para decoração para cozinha

Decoração para cozinha

10) Área de serviço funcional

Já na área de serviço, a palavra de ordem é funcionalidade. Mesmo em espaços reduzidos, esse cômodo precisa de atenção para oferecer a melhor experiência  de uso.

Para isso, conte com a organização de todos os itens: use cestos para acomodar a roupa suja e varais suspensos para aproveitar o espaço aéreo.

As araras funcionam bem para alinhar as roupas que acabaram de secar, tornando o trabalho de passar mais fácil.

Os ganchos são opções baratas para deixar itens como vassouras, pá de lixo e tábua de passar em ordem. Pendure tudo o que puder para livrar o chão e você vai diminuir a sensação de que o espaço é pequeno.

E, se a sua lavanderia possui boa ventilação e claridade, por que não fazer uma horta no seu apartamento ou casa? É possível plantar ervas aromáticas e verduras.

Para isso, basta terra, água e um pouco de dedicação diária. Além de um charme na decoração, o verde da horta oferece alimento fresquinho a todo momento. 

Quais outras dicas de decoração de casas pequenas gastando pouco você conhece?

+ Como decorar quarto de bebê pequeno