Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

11 dicas criativas para decorar cozinha pequena com pouco dinheiro

Imagem de cozinha para ilustrar post sobre decorar cozinha pequena com pouco dinheiro

11 dicas criativas para decorar cozinha pequena com pouco dinheiro

De um jeito descomplicado, é possível transformar a decoração de cozinhas pequenas. E o melhor de tudo é que dá para fazer muita coisa com pouco dinheiro. Basta ter criatividade e disposição para colocar a mão na massa. Você pode deixar o espaço com a sua cara e ainda aproveitar melhor cada canto desse cômodo. Quer saber como? Acompanhe as 11 dicas para decorar cozinha pequena com pouco dinheiro que separamos para você!

Como decorar cozinha pequena com pouco dinheiro

1 – Pastilhas resinadas: fáceis de aplicar

Imagem de pastilhas resinadas para ilustrar post sobre decorar cozinha pequena pouco dinheiro

As pastilhas resinadas adesivas dão um toque decorativo ao azulejo da cozinha. São super baratas em comparação com o revestimento tradicional e não exigem qualquer habilidade profissional em sua aplicação.

Elas são produzidas a partir de uma resina de poliuretano. Por isso, não desbotam quando recebem a incidência de raios solares. Também são ideais para áreas úmidas ou externas.

Possuem uma camada adesiva bastante resistente, o que dispensa argamassa ou o uso de qualquer outro tipo de cola adicional.

As pastilhas resinadas podem ir diretamente em cima de qualquer superfície lisa, incluindo revestimentos ou paredes comuns. Se adequam bem a qualquer estilo de decoração, pois existem diversos formatos, desenhos e cores disponíveis no mercado.

Vão bem para realçar uma parede inteira, ou como um detalhe adicional em toda a extensão do cômodo. E o melhor de tudo é que a durabilidade pode chegar em média a cinco anos.

2 – Adesivos para a porta

Os adesivos de porta fazem uma transformação imediata em qualquer ambiente. É uma dica para decorar cozinha pequena com pouco dinheiro. Alguns sites produzem o material sob medida a preços inferiores a R$ 100,00.

O catálogo é vasto com diversos estilos. Eles vão dos mais tradicionais como poás, listras e florais, até os mais inusitados, com fotos super realistas e imagens que brincam com efeitos ópticos.

Seja qual for a escolha, os adesivos de porta são fáceis de serem aplicados e podem ser renovados periodicamente. Os adesivos são ótimos acessórios para decorar cozinha pequena com pouco dinheiro.

3 –  Pinte os azulejos

Imagem de azulejo azul para ilustrar post sobre decorar cozinha pequena pouco dinheiro

Se você está cansado dos azulejos da sua cozinha, que tal mudar completamente a cor? As tintas epóxis são ideais para cobrir esse tipo de material e dão um acabamento com efeitos brilhante ou fosco. Funcionam muito bem para quem não quer gastar muito dinheiro.

Para aplicar, basta limpar o local e esperar secar por 24 horas. Deve-se também aguardar algumas horas entre a primeira e a segunda demão. As tintas epóxis proporcionam uma cobertura total do azulejo, inclusive dos relevos.

Nesse último caso, para alcançar um efeito liso, basta aplicar antes da primeira camada um produto com função seladora.

4 – Adesivos garantem personalidade

Outra opção para dar uma cara nova aos azulejos são os adesivos. Com adesivos opções para todos os gostos, eles agregam personalidade às cozinhas, principalmente, àquelas que não têm muito espaço para explorar na decoração.

Os que possuem estilo retrô são os mais populares, além de serem um charme a parte.

A aplicação é bastante simples e a durabilidade varia entre três a cinco anos, dependendo da necessidade de limpeza do local.

5 – Piso Vinílico: para mudar o estilo

O piso da cozinha também pode ficar de cara nova, mas sem a necessidade de quebradeira e sujeira. O piso vinílico ou PVC, como também é conhecido, pode ser instalado diretamente no contrapiso ou em cima do piso já existente. O único cuidado é o nivelamento adequado da camada que servirá como base.

Pode ser aplicado em diversos ambientes da casa, incluindo a cozinha, desde que não seja submerso em água. A limpeza nesse caso, pode ser feita com pano e sabão neutro.

A vantagem do piso vinílico é que existe uma infinidade de opções de cores e de imitações de texturas, como a madeira, dando um toque único ao ambiente. São antiderrapantes e também trazem conforto térmico quando comparados aos pisos frios tradicionais.

6 – Envelope a geladeira

Você já pensou que a geladeira pode ser a estrela da sua cozinha? O envelopamento é uma opção para quem quer decorar cozinha pequena com pouco dinheiro, mas não abre mão de estilo na decoração.

Com a aplicação de papel adesivo (ou contact, como é mais popularmente conhecido), é possível renovar totalmente esse eletrodoméstico, de acordo com sua preferência. Existem no mercado opções coloridas e estampadas, que atendem a todos os gostos.

A aplicação não exige técnica apurada, mas pede um pouco de paciência, para que o acabamento fique perfeito.

Em cima da superfície limpa e seca, desenrole o papel aos poucos e vá alisando o material com o auxílio de um pano ou esponja. Se perceber que há formação de nervuras, basta descolar e colar o trecho novamente. Para eliminar as bolhas, é só furar com uma agulha e alisar a superfície. Viu como é fácil?

Para arrematar o visual use diversos imãs, que além de decorativos, também ajudam na afixação daqueles recadinhos do dia a dia. Imãs são perfeitos para decorar cozinha pequena com pouco dinheiro

7 – Renove os estofados das cadeiras ou banquetas

As cozinhas pequenas ganham vida quando recebem cores. E elas podem ser aplicadas no mobiliário que você já tem. As cadeiras ou banquetas, por exemplo, podem receber um novo estofamento e, assim, mudar a sua decoração. Nesse caso, procure um profissional que possa executar o serviço.

Para o mobiliário sem estofamento, uma ideia simples, mas que causa bastante impacto visual e usar a tinta spray para pintar. Funciona bem em madeira, metal e plástico. Você só precisa lixar um pouco a superfície para melhorar a aderência da tinta.

Uma ideia divertida de decorar cozinha pequena com pouco dinheiro é pintar cada cadeira de cor diferente. O visual fica incrível!

8 – Cozinha pequena: invista em móveis e utensílios retráteis ou dobráveis

Para espaços pequenos, os móveis retráteis são uma mão na roda. Na cozinha, mesas e bancadas podem ser montadas somente quando necessário, liberando espaço útil no restante do tempo.

Além disso, existem opções de escorredores de pratos, por exemplo, que podem ser dobrados e guardados quando estiverem fora de uso, desocupando a superfície da pia.

9 – Utensílios subindo pelas paredes

E, já que estamos falando em praticidade, é claro, que não poderíamos deixar de falar das prateleiras. Elas ajudam a organizar todos os utensílios, deixando à mão os de uso contínuo. Além disso, para pequenos ambientes, usar as paredes é uma forma inteligente de aproveitar os espaços.

Outra dica é fixar uma barra de apoio para pendurar utensílios ou potes com mantimentos. Isso facilita o acesso, sem ocupar armários e bancadas.

10 – Toda cozinha precisa de uma horta

imagem de horta para ilustrar post sobre decorar cozinha pequena pouco dinheiro

Cultivar uma horta, além da função decorativa, também garante ervas fresquinhas sempre à disposição. Na cozinha, procure um espaço com ventilação e que receba luz solar, nem que seja por alguns minutos ao longo do dia. As ervas e verduras mais fáceis de cuidar em casa são hortelã, manjericão, alecrim, manjerona, salsinha e rúcula. Basta regar uma vez ao dia.

11 – Renove os utensílios

Outra dica para quem quer gastar pouco dinheiro é trocar os utensílios como aparelhos de jantar, e os eletrodomésticos como liquidificador, batedeira e torradeira. A dica vai bem para quem tem espaço para deixá-los à mostra em prateleiras e bancadas. Além de úteis esses itens são hoje verdadeiros objetos de decoração.

Existem diversos estilos que vão do tradicional ao moderno, do colorido ao clássico. Escolha o seu e dê um toque especial à sua cozinha.

Agora que a cozinha ficou com a sua cara, faça uma cotação de seguro residencial com a Bidu.