Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como dividir ambientes sem parede?

imagem de uma planta com um sodá atrás com legenda: dividir ambientes sem parede

Como dividir ambientes sem parede?

Espaços compactos exigem uma dose maior de criatividade para que seja aproveitado ao máximo cada espaço mínimo.

Nestes casos, derrubar paredes pode ser uma ótima opção para dar a impressão de amplitude e mais espaço para circulação.

Mas, como é possível dividir ambientes sem paredes? Abaixo, listamos algumas ideias criativas que você pode aplicar no seu apartamento, escritório ou qualquer outro espaço.

Dividir ambientes sem parede

Use cores distintas

Cômodos diferentes podem ter pinturas diferentes quando não há parede entre eles.

Experimente utilizar diferentes tons da mesma cor (por exemplo azul escuro e turquesa, cinza claro e grafite) para delimitar a área da sua sala de estar e sala de jantar.

Pinte de cores diferentes as paredes do mesmo lado ou aposte na alternância (em um ambiente, pinte a parede da esquerda e no outro, a da direita).

Não sabe por onde começar? Já falamos aqui dicas para pintar paredes da sua casa.

Biombos

Lembra dos biombos na casa da vovó? Pois é, eles voltaram com tudo! Os biombos são divisórias móveis feitos em madeira, PVC, acrílico, bambu, vidro ou qualquer outro material.

Se os seus dois ambientes a serem divididos forem pintados em cores neutras, experimente utilizar um biombo colorido, com estampa ou padronagens geométrica entre eles.

Estante de nichos

Sabe aquelas estantes com vários quadradinhos? Pois é, tire ela da sua parede e coloque-a dividindo dois ambientes!

Para completar e aumentar a sensação de privacidade, preencha os nichos com seus objetos favoritos, como vasos, coleções, livros, revistas, brinquedos, discos, lembranças de viagens, etc. Veja as nossas dicas para decorar salas estreitas.

Sofá + aparador

O conjunto sofá e aparador pode ser o elemento coringa na sua decoração se o caso for dividir uma sala de estar de uma sala de jantar.

O sofá deverá estar virado em direção à televisão, enquanto o aparador deve estar posicionado nas suas costas, de modo a oferecer um apoio para o espaço das refeições.

Cobogós

Eles tiveram o seu auge no início da década de 1960 e agora estão com a bola toda novamente.

Os cobogós são elementos vazados que podem compor uma “falsa parede” com muito charme e ajudar a delimitar espaços distintos.

Aposte nos cobogós coloridos para ter um ponto de atenção no ambiente.

Cortinas

Se você tiver tempo e paciência, pode confeccionar em casa uma cortina com miçangas, búzios, conchas ou outros elementos pequenos e que deem um bom caimento.

Corte o fio de nylon na altura do seu espaço, fixe ganchos no teto com uma furadeira e pendure fio a fio. Quando mais fios, mais fechada ficará a sua cortina.

Mini horta

Além de dividir dois espaços, uma mini horta pode dar mais frescor ao seu ambiente e ainda prover ervas fresquinhas pra você cozinhar. Já falamos aqui sobre as boas energias das plantas em casa.

Invista em caixotes de madeira (do tipo de feira) e distribua os vasos entre eles.

Aposte em ervas e plantinhas que não precisam de sol como alecrim, suculentas, samambaias, hortelã, etc.

Coloque um vaso em cima, outro embaixo, outro na caixa deitada, para criar um movimento e sensação de preenchimento. Ah! O cheirinho da sua casa também vai ficar maravilhoso!

Falando em mudar os ambientes da sua casa, que tal aplicar adesivos de parede? Ensinamos a forma certa de colocar esse adereço na parede.