Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como economizar energia elétrica no inverno

tomada na parede com os dizeres: economize energia no inverno

Saiba como economizar energia elétrica no inverno

A temperatura cai e a conta de energia elétrica sobre. É sempre assim, não é? De junho a agosto, você pode notar um acréscimo de custos e, diante disso, é sempre bom conhecer algumas dicas para economizar neste período.

Acompanhe as sugestões que preparamos para você.

Chuveiro

Está frio, é verdade. Até ficamos em dúvida se a preguiça é maior para entrar no chuveiro ou para sair dele. Uma vez na água quentinha, acabamos por postergar a saída do box. O que você precisa saber é que justamente no inverno o chuveiro elétrico consome o dobro de energia. Quando você coloca na opção “inverno”, para que a água caia bem quente, pode gastar entre 4,50 e 6,0 kWh (quilowatts-hora), segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Energia Elétrica), enquanto que no verão o consumo fica em torno de 2,10 e 3,50 kWh.

Geladeira

Os modelos mais novos de geladeiras já não consomem tanta energia como os de antigamente, que eram considerados um problemão na conta de luz. Mesmo assim, vale ficar atento a alguns cuidados especiais: mantenha a porta do aparelho sempre fechada. Verifique se está fechando corretamente, sem deixar nenhuma fresta, checando as borrachinhas. Abra a geladeira apenas quando realmente for necessário, porque quanto mais abre a porta, mais o aparelho precisa de energia para refrigerar. Além disso, não guarde alimentos quentes e evite deixar o aparelho próximo ao fogão.

Lâmpadas

Troque as lâmpadas de casa pelas luzes fluorescentes. Você pode ter uma economia de até R$ 510,00 em um ano, segundo estudo do Inmetro em 2016. Pode investir também em lâmpadas de LED, que, como já falamos aqui no blog, trazem uma grande economia.

Lavar e passar roupa

Tente lavar e passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. O ferro elétrico, por exemplo, consome muita energia cada vez que você liga ele. Não vale a pena ter essa despesa alta simplesmente porque passa uma peça de roupa por dia.

Aparelhos plugados nas tomadas

Quer saber outra curiosidade? Mesmo os aparelhos desligados podem estar consumindo energia dentro de casa. Isso se estiverem plugados nas tomadas. Televisão, computadores, carregadores de aparelhos celulares, por exemplo. Para economizar ainda mais durante esses meses, lembre-se de retirar todos os cabos das tomadas.

O gasto de energia de cada aparelho

Confira as informações disponibilizadas pela Eletrobrás:

Chuveiro

4,50 a 6,0 kWh (inverno) por 60 minutos de uso

2,10 a 3,50 kWh (verão) por 60 minutos de uso

Geladeira com freezer de 400 litros

58 kWh média de consumo mensal

Aspirador de pó

10 kWh  media mensal por 20 minutos de uso diário

Fogão elétrico

68 kWh média mensal por boca considerando uma hora de uso por dia

Aquecedor de ambiente

186 kWh – consumo mensal para quem usa 4 horas diárias

Lavadora de louça

30 kWh – consumo mensal para quem usa 40 minutos diários

Panela elétrica

44 kWh – consumo mensal para quem usa 20 minutos diários

Ar condicionado de 10000 BTUs

186 kWh – gasto médio por 8 horas de uso diário

Siga nossas dicas para economizar com a conta de luz! Além disso, confira nosso post sobre os aparelhos que gastam mais energia.