Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como escolher a madeira certa para a sua decoração?

Imagem de piso de madeira para ilustrar post sobre escolher madeira

Como escolher a madeira certa para a sua decoração?

Se você é do time que acha que a casa fica muito mais aconchegante com itens de madeira, toca aqui! Mas, para decorar a casa com madeira, é super importante saber algumas coisas antes de escolher madeira e fechar negócio.

Hoje, a gente vai te mostrar diferenças entre os tipos de madeira. Quais são aplicáveis em imóvel e quais as vantagens e desvantagens de usar este material na composição dos seus ambientes!

Ao escolher madeira, não se deixe levar pela beleza

Na hora de fechar o projeto arquitetônico com um profissional, deixe de lado a impulsividade, ok?

Escolher madeira só levando em consideração o efeito estético é a pior coisa que você pode fazer. Muitos tipos de madeira podem dar uma bela dor de cabeça quando aplicadas de forma errada. Estude junto com o seu arquiteto sobre funcionalidade, efeitos térmicos e outros fatores antes de decidir sobre qual madeira utilizar.

Quais os principais tipos de madeira disponíveis?

Antes de escolher madeira, saiba que elas podem ser encontradas em três grandes grupos:

MDF

A sigla para Medium Density Fiberboard consiste em uma mistura de fibras de madeira prensadas e que ganharam um banho de resina para dar liga. O MDF é vendido sob forma de placas com o sem revestimento. Elas são coladas uma sobre a outra com grande pressão, de modo a diversificar sua densidade e grossura. Trata-se de um material leve e de fácil manuseio, porém bastante sensível. Por isso, móveis, painéis e outros elementos feitos em MDF costumam ter durabilidade reduzida. Além de serem muito mais suscetíveis a danos, quebra e outras avarias.

MDP

A sigla para Medium Density Pannel define uma placa produzida com partículas da madeira. Diferente do MDF, é um pouco mais resistente e suporta um acúmulo de peso bem maior. O MDP possui boa estabilidade e ótima absorção de tinta, o que o torna uma ótima opção em caso de pinturas e revestimentos. Este material tem três camadas.

Uma grossa e duas finas, formando um “sanduíche”. Esta é uma excelente opção para móveis, portas e armários, já que tem mais resistência a parafusos e a empenamentos.

Compensado

Uma das opções mais em conta disponíveis no mercado. O compensado é comercializado no formato de painel, feito de lâminas de madeira coladas. O posicionamento das lâminas se alterna em 90º, o que dá mais resistência ao material. As lâminas são coladas com adesivos elaborados com ureia-formaldeído ou fenol-formaldeído, associados à ação de umidade e pressão. E uma curiosidade: o compensado foi o primeiro painel de madeira industrializada a ser inventado.

Madeira de Lei

Também conhecida como madeira maciça, como o próprio nome diz, é a madeira natural, sem adição de fibras sintéticas, aditivos, adesivos ou aglomerados. Essa é a opção mais resistentes e também mais pesada. Porém, itens feitos com este tipo de madeira podem durar por toda uma vida sem deformações ou danos causados pela exposição ao sol e umidade. Também é a opção mais cara disponível no mercado.

Ambientes diferentes pedem madeiras diferentes

O tipo de ambiente é importantíssimo na hora de escolher madeira para utilizar na decoração. Espaços internos podem ganhar itens de MDF, MDP e compensados, o que não é indicado para ambientes externos.

Para varandas, sacadas e áreas de lazer, recomenda-se o uso de madeira maciça, já que ficarão mais suscetíveis ao sol, chuva, vento e poeira.

Além disso, especialistas recomendam que os itens de madeira tenham cuidados especiais. Utilize apenas produtos (como lustra móveis e removedores) indicados para aquele tipo de material e utilize um verniz anualmente para resgatar o brilho e proteger as suas peças.

Com esses cuidados, seus itens de madeira durarão muito mais e deixarão a sua casa muito mais aconchegante! Conheça agora nossas 5 dicas para fazer uma decoração bonita e aconchegante na sua casa.

E se ela estiver manchado ou suja, confira nossas dicas no post de como tirar mancha de madeira.