Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como escolher transporte escolar?

Imagem de ônibus escolar para ilustrar post sobre escolher transporte escolar

Como escolher transporte escolar?

As férias acabaram, as aulas começaram e você não está dando conta de levar os pequenos para a escola e chegar no trabalho na hora certa? Saiba que essa é uma situação bastante comum entre os pais. Uma das soluções mais buscadas é encontrar alguém para levá-los. Logo vem a dúvida, como escolher transporte escolar que seja seguro e confiável para seus filhos?

Dicas para escolher transporte escolar do seu filho

Quem possui a permissão de levar alunos da sua casa até a escola são empresas especializadas. Mas, em alguns casos, também podem ser autônomos ou então transporte da própria escola, caso ela ofereça esse tipo de serviço.

Os condutores desses veículos precisam ser muito responsáveis e atenciosos. Conforme o Instituto Brasileiro de Estudo das Relações de Consumo, é necessário que os motoristas possuam o cadastro de condutor regulamentado junto ao Departamento de Transportes Públicos.

Documentos necessários

Após obter os documentos necessários, é essencial constar na carteira de habilitação a categoria D. Ela autoriza o motorista a dirigir esses veículos. Além disso, ele deve também prestar e concluir o curso de treinamento para escolares. Para maior garantia legal do serviço, a van e o condutor devem ter cadastro no Detran.

Esse cadastro regularizado gera uma autorização do Departamento Estadual de Trânsito. Essa autorização deve ser colocada em uma parte visível dentro do veículo, onde é possível ver os dados do motorista e o número máximo de alunos permitidos por viagem.

Em casos de escolas que oferecem esse tipo de transporte, o valor não deve estar incluso na mensalidade. Isso porque trata-se de um serviço opcional. Contratar ou não é uma decisão do pai, mãe ou responsável pela criança. Se a instituição de ensino dispor do serviço, saiba que é uma decisão sua. Não aceite pressão do estabelecimento para utilizar determinado meio de transporte.

Pesquise

Para maior segurança, informe-se com outros pais qual o serviço utilizado por eles. Pegue as recomendações e veja com os quais já tiveram problema. Afinal, eles também já devem ter passado pelas mesmas dúvidas que você.

Ao escolher transporte escolar, faça toda a vistoria no veículo. Não sinta vergonha ou medo de estar sendo chato. É a segurança do seu filho que está em jogo. Verifique se o carro está em boas condições, tanto a parte externa quanto a interna. O veículo está em ordem? Com limpeza em dia? Os pneus não apresentam nenhum problema? E claro, primordial que haja  um cinto de segurança para cada estudante. Nunca deixe que seu pequeno faça a viagem em pé. Além de ser proibido por lei, ainda pode ser que ele se machuque durante o trajeto.

Como cuidado nunca é demais, cheque se as janelas tem abertura de, no máximo, 10 centímetros. Preste atenção no conforto dos bancos, tenha sempre em mãos os telefones do motorista. Pode parecer até um pouco exagerado, mas para se sentir mais seguro vale a pena um dia seguir a van para saber como o condutor se comportar no trânsito.

Após o trabalho de escolher transporte escolar do seu filho, fique atento ao comportamento dele ao entrar na van. Converse com seu menino ou menina para saber se eles dão atenção necessária para todos. Com essas dicas você encontrará a melhor opção para seu filho estudar com segurança.