Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Exaustor para banheiro: por que ter um?

Imagem de banheiro para ilustrar post sobre exaustor para banheiro

Exaustor para banheiro: por que ter um?

A primeira vista, pode não parecer um problema. Mas lugares fechados na casa, sem ventilação, é um prato cheio para situações desagradáveis. E bota desagradável nisso. Principalmente, se o lugar for o banheiro. Para combater isso, o exaustor para banheiro surge como uma ótima opção e, também, solução.

No artigo de hoje, nós falaremos sobre o exaustor e quais necessidades ele abrange!

Para quem não sabe, o exaustor para banheiro transfere o ar do cômodo para o ambiente externo. É constituído de hélices, um motor e ligado através da eletricidade. Pode ser instalado no teto ou na parede.

Quando instalar um exaustor para banheiro

É apropriado para locais que a circulação de ar seja insuficiente, ou, em situações mais alarmantes, não havendo nenhuma ventilação. O exaustor para banheiro está se tornando um aparelho fundamental tanto para casas quanto apartamentos.

Em residências, muitas vezes o projeto arquitetônico prejudica a instalação de janelas e se usa o exaustor. Já nos apartamentos, a dificuldade de circulação de ar por causa do tamanho do ambiente contribui na necessidade do aparelho.

No banheiro, o exaustor elimina aqueles odores insuportáveis do ambiente e o excesso de umidade após o banho. A umidade, aliás, é uma grande vilã. Através dela, pode surgir mofo e proliferação de fungos e bactérias, caso o local não seja ventilado.

Onde instalar

Para escolher o melhor lugar a ser instalado, no teto ou na parede, é preciso levar em consideração o ponto que tenha menos distância para eliminar os vapores, com melhor saída de ar.

+ Qual é mais barato: seguro de casa ou de apartamento?

Na instalação na parede, uma dica é comprar uma tela de proteção contra insetos como grade externa na abertura do exaustor.

Ainda assim, o projeto arquitetônico do banheiro deverá pesar na escolha do dispositivo. Procure um arquiteto ou engenheiro para atestar qual modelo correto a ser instalado.

Ele poderá ser acessado manualmente por um interruptor, um sensor de presença ou pelo interruptor de luz do banheiro.

O exaustor também é utilizado em cozinhas já que, como ele suga o ar quente do local, refrigera o ambiente com o ar frio. Assim como nos banheiros, ele também elimina odores e partículas de gordura que ficam suspensas no ar.

Prático, o exaustor garante a higienização do ambiente e evita maiores dores de cabeça para a sua casa!

Sabe quais as diferenças de seguro residencial e assistência residencial do seguro auto?.