Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Fechadura eletrônica: qual o seu tipo?

fechadura eletrônica

Fechadura eletrônica: qual o seu tipo?

Muitos de nós já nos hospedamos em hotel com fechadura de cartão magnético ou presenciamos funcionários dos bancos passando por portas com fechaduras que exigem sua digital. Essas cenas do cotidiano do outro estão cada vez mais perto da gente, dentro da nossa casa. Se você busca por mais segurança, fechadura eletrônica é o que há de mais moderno, seguro e funcional no mercado.

Fechadura digital

As fechaduras evoluíram tanto que fica difícil escolher qual é a melhor. Trata-se de fechaduras de difícil violação, existem dezenas de modelos no mercado, desde as mais simples com senhas numéricas até as biométricas (a digital), que exige a leitura de um ou mais dedos através de um sensor.

Acesso restrito, mas nem tanto.

Alguns modelos digitais permitem o registro de até cem digitais, ou seja, o acesso é livre pra família grande e, claro, para empresas e industrias, que são as mais adeptas a essa tecnologia.

Literalmente “olhar pelo buraco da fechadura”

Tamanho avanço é constatado também com a disponibilidade de uma fechadura que abre a porta por meio da leitura da íris dos seus olhos. Funciona basicamente assim: você lança um olhar 43 para uma digital câmera acoplada à fechadura, ela retribui com a liberação do acesso após a leitura da sua íris, e isso com total proteção do olho, sem luzes fortes ou laser, a uma distância segura entre 48 e 53 cm. Tão romântico quanto tecnológico, não é mesmo? 

Fechadura eletrônica com cartão

Cartão com chip

Neste cartão os dados do usuário ficam gravados no chip e são decodificados pela fechadura.

Cartão magnético

Assim como um cartão de banco, essa fechadura funciona quando o cartão entra em contado com a leitora. É a mais barata entre as eletrônicas, mas em contrapartida, a mais sujeita a clonagem.

Fechadura com senhas

Essa fechadura funciona com bateria ou pilha e pode registrar até 3000 mil senhas. Esse é um ponto importante, pois você pode ser armazenar senhas temporárias.

Mais sobre as fechaduras eletrônicas

  • Alguns fabricantes acrescentam itens especiais para melhorar o desempenho de seus produtos. Um deles é o sensor de fumaça ou calor interno, ou seja, em caso de incêndio, a porta se abre automaticamente para o que todos tenham acesso livre.
  • Outro item interessante é a possibilidade de acrescentar um sistema independente e automático de alimentação elétrica por meio de baterias, assim a fechadura manterá sua funcionalidade em caso de falta de energia.
  • Mesmo com toda tecnologia, poderá ser utilizado, na parte interna do recinto, o sistema de abertura por meio de chaves comuns, inclusive é o que a maioria dos fabricantes recomenda.

Antes de adquirir sua fechadura eletrônica, avalie a real necessidade. Não só a segurança importa, mas também fator econômico e principalmente a operacionalidade do sistema.