Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Financiamento para construção: tire suas dúvidas

Saiba tudo sobre financiamento para construção

Financiamento para construção: tire suas dúvidas

Chegou naquele momento da vida em que a prioridade é ter uma casa própria, família e novas perspectiva? Pois é, o sonho de ter um imóvel próprio ainda motiva a maioria dos brasileiros. Se você faz parte desse time, saiba que construir ainda é uma ótima opção para quem quer mais economia. E o financiamento para construção pode ser uma alternativa.

Mesmo em épocas de crise, o setor da construção se mantém estável e muitas oportunidades se abrem para quem quer uma casa feita sob medida. O financiamento para construção é uma opção viável e segura. Porém exige cautela e uma boa dose de matemática doméstica.

Além das nossas dicas de como economizar na construção, fizemos um guia para tirar todas as suas dúvidas sobre financiamento para construção.

Como funciona o financiamento para construção?

Primeiro vamos esclarecer a diferença entre financiamento e empréstimo. No financiamento, você recorre a uma instituição financeira para obter os recursos necessários para a compra de itens especificados em contrato. Por exemplo, no financiamento para construção, o banco vai saber exatamente quais materiais serão comprados e a partir disso liberará o dinheiro. Geralmente, há linhas de juros próprias e menos agressivas. Já na modalidade empréstimo, o uso do dinheiro é livre, com juros que costumam ser altos.

Quais os passos para fazer o financiamento?

Antes de ir atrás de um financiamento para construção, é importante procurar um engenheiro para fazer o projeto da obra. Ele indicará quais serão as etapas da construção, quais materiais serão utilizados e quais os custos reais em cada etapa como: estrutura, acabamento, iluminação, hidráulica, etc.

Quando o projeto estiver pronto, é preciso submeter a papelada ao banco. Ele irá avaliar e dar um sinal positivo ou negativo sobre a liberação do financiamento.

Estando tudo certo, o banco liberará o início das obras. No entanto você não receberá o dinheiro. Seguindo as etapas propostas pelo engenheiro, você deverá aplicar seus próprios recursos em primeiro momento. Só aí o banco reembolsará o valor estabelecido em contrato, após a validação. Feito isso, o cliente estará liberado para a segunda etapa e assim por diante.

Onde posso fazer?

A maioria dos bancos oferece esse tipo de financiamento. Porém, a Caixa Econômica Federal tem um programa especial que possibilita a utilização do FGTS como parte do pagamento do financiamento. Na Caixa, você tem até 35 anos para pagar e pode financiar até 80% da sua obra. Famílias com renda mensal de até R$3.600,00 têm descontos nas taxas de juros que são relativamente baixos em comparação a outras instituições (5% ao ano).

Neste link você pode fazer uma simulação.

Outros bancos também oferecem o financiamento, porém cada um tem suas regras, taxas e peculiaridades. Confira as informações e faça as comparações clicando nos links: Bradesco, Itaú, Santander, HSBC, Banco do Brasil.

Quem pode fazer o financiamento para construção?

Quem não tem o dinheiro à vista para bancar os materiais de construção, pode ver no financiamento uma boa saída para construir a casa própria. Famílias com renda de até R$3.600,00 também encontram na Caixa Econômica uma boa proposta com juros mais baixos.

O financiamento também é indicado para quem tem renda fixa e tem condições de se comprometer financeiramente por um longo prazo.

Outra exigência é que o terreno em questão esteja quitado e com a documentação – escritura e registro – em dia. Além disso, é necessário que o solicitante do financiamento seja proprietário do terreno.

Lembre-se que existem muitas regras para fazer o financiamento para construção. Por isso, é importante ficar atento a todas as cláusulas da proposta do seu banco e estudar a fundo as vantagens e desvantagens de acordo com as suas possibilidades. Se tudo indicar que o financiamento é uma boa opção, vá em frente. É um investimento seguro e que possibilita a realização de um grande sonho.

E aí, tem mais alguma dúvida sobre financiamento para construção? Deixe um comentário pra nós!