Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para plantar horta em apartamento

Horta em apartamento

Dicas para plantar horta em apartamento

Imagina antes de chegar à cozinha, passar pela sua horta em apartamento e colher rúcula, cebolinha e manjericão para fazer aquela salada fresquinha e livre de agrotóxicos?

Pois é, você leu certinho: a-par-ta-men-to! Esse sonho é possível. Isso graças às opções de hortas que podem ser adaptadas a pequenos espaços. Elas levam, além de mais saúde para você, muito charme à decoração.

+ Como fazer um jardim no apartamento?

Mas as dúvidas para colocar esse projeto em prática começam com a pergunta básica. Qual o melhor espaço do apartamento para cultivar a horta?

Sabe aquele cantinho que recebe sol por mais tempo, principalmente o da manhã? Pronto! Encontrou o lugar perfeito. Pode ser uma das janelas do apartamento, a parede da sala, a varanda ou qualquer outro espaço. Não importa, desde que esteja longe do fogão e forno.

Uma característica peculiar de horta em apartamento é o fato de serem verticais. Ou seja, são planejadas para que fiquem suspensas e presas em suportes verticais para que os espaços sejam bem aproveitados. Embora beirais de janelas também sejam ótimas opções.

Hora de plantar!

Agora que você já sabe identificar o melhor espaço para plantar a sua horta em apartamento, vamos a algumas dicas para que ela seja eficiente e bonita!

É possível plantar as mudas e sementes em vasos, vasilhames e até mesmo em opções diferentes. Podem ser canos de PVC, louças, panelas, garrafas de refrigerante, latas, caixotes, etc.

Essa escolha será fundamental para a decoração que deseja obter. Além disso, é determinante para a escolha do local em que a horta será cultivada.

Vasos, latas, canecas, louças ou panelas, por exemplo, podem ficar em beirais de janelas, no chão ou mesmo sobre um aparador ou mesa. Uma dica aqui é colocar uma plaquinha com o nome do que está plantado. Ou, caso seja possível, escreva no próprio recipiente.

Já os caixotes, por exemplo, podem ser a opção para as sacadas, atuando como apoios para outros recipientes.

Os painéis verticais, que podem ser comprados prontos, são ideais para as horta em apartamento. Eles permitem que você utilize a sua criatividade na hora de organizar esse cantinho.

Mas é importante que todas essas opções de materiais que receberão as mudas ou sementes tenham profundidade de pelo menos 15 cm e espaçamento de no mínimo 20 cm. Assim, é possível garantir o plantio saudável de verduras, legumes e temperos.

Além da utilização de terra, é indicada também a utilização de uma parte de areia para que os recipientes não fiquem encharcados.

O que ter na minha horta em apartamento?

Ter uma horta em apartamento significa consumir mais verduras, obtendo uma alimentação mais saudável.

É claro que devem prevalecer na sua horta os itens que a família mais gosta. Embora seja importante estar atento às características dos alimentos antes de decidir pelo cultivo.

Pesquisar é a palavra-chave. Assim, será possível saber que hortaliças como coentro, salsa, alface e manjericão têm raízes curtas e são as mais indicadas para a horta em apartamento. Enquanto a cebolinha e o orégano, por exemplo, são mais perenes, ou seja, duram menos.

Lembre-se de que os cuidados com a horta são fundamentais. Em geral, deve-se irrigar três vezes ao dia quando estiver na fase de semente e apenas uma vez para a planta já crescida. A cada dois meses é necessário adubar.

Que tal começar a pensar em uma horta em apartamento para chamar de sua? Além de levar para dentro do seu apartamento uma alimentação mais saudável, essa atividade pode ganhar você, pois é bem prazerosa!

Sem contar na economia ao consumir produtos cultivados na sua casa, que contribuirão até mesmo para diminuir os efeitos de emissão de carbono.

+ Plantas que purificam o ar da casa

+ Como evitar que os bichos comam sua planta