Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Infiltração: o que fazer se ela aparecer na sua casa

Infiltração

Infiltração: o que fazer se ela aparecer na sua casa

Tudo parece bem quando, de um dia para o outro, aparecem manchas escuras na parede e bolhas na pintura. A infiltração é um problema silencioso e que se não for tratada a tempo pode causar sérios prejuízos. Ela pode até comprometer a estrutura do imóvel.

Para começar, vamos entender como se forma uma infiltração? Essas manchas aparentes são nada mais do que excesso de umidade, ou seja, isso indica que alguma coisa na parte estrutural não foi feita corretamente e a água está penetrando as paredes ou lajes.

Rodapés da parede externa, telhas danificadas, alicerce e outros locais são os alvos mais comuns. A chuva ou os próprios encanamentos da casa são os principais responsáveis por esta dor de cabeça. A partir da identificação da umidade aparente, é preciso ficar atento e resolver o mais rápido possível.

De onde vem a infiltração?

É fundamental descobrir qual é a fonte de umidade. Pode ser a chuva que entra por uma telha quebrada, pode ser um encanamento estourado, ou até mal instalado.

Rodapé externo

Esta é uma área que acumula água por conta de respingos das goteiras em época de chuva. Como a parede se mantém úmida por longos períodos, é comum que os rodapés da parte externa da casa se deteriorem com a umidade. A solução, no caso, é instalar calhas no telhado para evitar a goteira.

Atenção com a chuva: todo cuidado é pouco. Veja os cuidados com a casa em época de chuva.

Telhas danificadas

Telhas de cerâmicas, geralmente, são mais frágeis e se quebram com muita facilidade, ou pelo tempo ou por terceiros. O que ocorre muito é a quebra de telhas quando prestadores de serviço (instaladores de TV a cabo ou internet ou eletricistas) sobem no telhado e as telhas não suportam o peso. Isso acaba sendo uma das maiores causas de infiltrações e pode ser resolvido com a substituição das peças danificadas.

Vazamento nas calhas

Telhados irregulares ou embutidos na parede, na maioria das vezes, pedem a instalação de calhas. Nestes casos, qualquer furo ou rachadura pode ser responsável por grandes transtornos. Isso também acontece muito com as lajes e a solução é a certificação que não há danos no momento da construção.

Algo importante: as calhas geralmente são soldadas e com o tempo estas soldas podem abrir espaço para a penetração de água. Aqui é necessário fazer a vedação desta abertura com silicone ou produtos específicos.

Divisão de paredes

Dividir parede com o vizinho pode ser uma solução econômica, mas nem sempre vantajosa. Isso porque nunca se sabe o que tem do outro lado e muitas infiltrações surgem nestes casos. Vazamentos nos vizinhos são sempre mais difíceis de resolver.

Impermeabilizando

Para resolver o problema de forma efetiva, é necessário utilizar um impermeabilizante para barrar a passagem da água. É preciso raspar o reboco na região onde há a infiltração, aguardar a secagem total e então aplicar o produto impermeabilizante com uma nova camada de reboco.

Não se esqueça também de consultar seu encanador para identificar possíveis vazamentos e danos da sua tubulação. Bons profissionais podem ajudar a evitar estas desagradáveis surpresas.

 

Você sabia que um seguro de casa pode te ajudar com esse problema? Não só esse, mas a assistência 24 horas oferece diversos serviços para facilitar sua vida. Faça uma simulação de seguro residencial e conte com esses serviços.