Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Lago artificial em casa: veja o passo a passo

lago artificial em casa

Lago artificial em casa: veja o passo a passo

Imaginar uma casa com lago e um barquinho remete mais à pintura de um artista que a realidade ao nossos olhos. Pra chegar mais perto de toda paz e beleza dos quadros, o paisagismo opta por lagos artificiais em casas e prédios, um elemento chave que nunca sai de moda.

Gosta da ideia de ter um lago na sua casa? Então leia esse artigo e se inspire pra fazer um na sua casa e obter resultados incríveis!

Furto de casaA sua casa está protegida?

Você sabia que o seguro residencial protege a sua casa contra incêndio, explosão, queda de raio e muito mais? Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios.  Começar minha cotação >>

Localização do lago

Defina o terreno para o lago tendo como base suas expectativas. Se quer apenas como decoração ou se quer também criar peixes. Uma boa dica é instalar perto de tomadas, você vai precisar da energia elétrica para usar a bomba ou luzes na decoração.

lago artificial em casa

pense na localização antes de construir

Materiais para o lago artificial

Revestimento

Uma lona especial com proteção UV e comprimento bem maior que o buraco cavado, pois as bordas deverão ser cobertas por ele.

Areia

Para compactar o terreno antes da colocação do revestimento.

Bomba

Para movimentar a água ou fazer esguichos, por isso é muito importante o seu lago seja feito próximo à tomadas. A potência da bomba dependera do tamanho do lago.

Filtros

Eles manterão seu lago limpo, evitando o entupimento da bomba com sujeiras e resíduos, e claro, o lago esteticamente em ordem.

Mangueiras

São indispensáveis, fazer o trabalho de ligação da bomba ao filtro.

lago artificial em casa

Veja como montar o seu lago artificial em casa

Mãos à obra:

– Definido o tamanho do lago, cave a terra removendo todo tipo de pedra, planta e raízes, tomando cuidado para não intervir algum canal de esgoto ou cano.

– Se vai criar peixes, é preciso cavar o buraco com, no mínimo, 1 metro de profundidade, também é essencial que esteja em exposição ao sol ao menos 4 horas por dia.

– As laterais do lago também devem ser preenchidas com pedras, cobrindo toda lona. O empilhamento de pedras deve começar com as maiores, não esquecendo de deixar uma passagem livre para a entrada dos equipamentos e mangueiras.

– Nivele o fundo com a areia.

– Estenda a lona certificando-se de que cobrou perfeitamente o fundo e, no mínimo, 60 cm das laterais. Use a tesoura para aparar as sobras,

– Para o devido assentamento da lona, coloca-se as pedras no canto dos fundos, nos degraus e desníveis do terreno para que a lona não saia do lugar enquanto preenchido com água.

– Seguindo as instruções que vem com a bomba, posicione-a no buraco e comece a encher com pouca água, e então verifique se não há vazamentos.

– Nessa hora fica por sua conta a decoração, se quer mais ou menos pedras, plantas e outros acessórios decorativos.

– Tudo em perfeita operação, complete a água do lago com o uso da mangueira. Só depois do lago cheio a bomba deve ser ligada.

– Aguarde cerca de 24h se quiser colocar peixes.

– Se optar por esguichos de água, a bomba deverá ter uma potência para que se levante uma coluna de água.

Com tempo, capricho e criatividade, inclua mais plantas e luzes para que seja um lugar não só bonito aos olhos como para a mente.

E para proteger o seu lar, doce lar contrate um seguro residencial. Você pode optar por uma cobertura para área externa, que cobre alguns danos que seu lago pode sofrer.