Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

5 dicas para limpar eletrodomésticos de inox

Imagem de cozinha com eletrodomésticos de inox. Escrito: limpar inox!

5 dicas para limpar eletrodomésticos de inox

Engana-se quem acha que o procedimento de limpeza é o mesmo para a linha branca e a linha prata de eletrodomésticos. Produzidos em inox, os fogões, geladeiras e máquinas de lavar exigem cuidados especiais para não riscar ou manchar a sua superfície.

Esse cuidado todo é necessário porque existe uma reação química entre os elementos do inox e o meio ambiente, sendo que eles se tornam muito mais suscetíveis à ação do tempo e do clima. Estes eletrodomésticos possuem uma delicada película protetora (também chamada de camada passiva). Por isso, ela pode ser extremamente danificada quando usamos produtos e materiais abrasivos. O resultado são manchas, oxidações e deteriorações.

Veja nossas dicas para prolongar a vida dos seus eletrodomésticos de inox!

Mantenha-os distante de esponjas de aço

Nunca pense em limpar seus eletrodomésticos com esponjas de aço. Elas podem causar riscos profundos e danos irreversíveis. Nestes casos, utilize flanelas ou panos macios. Ou ainda escovas de cerdas macias. Sempre tomando o cuidado para não esfregar com muita força.

Sem produtos abrasivos

Prefira sempre produtos como sabão ou detergentes neutros. Devem ficar de fora da limpeza: amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes, álcool e cloro.

Produtos específicos

No mercado é possível encontrar produtos feitos exclusivamente para eletrodomésticos da linha prata. Pasta de polir, limpadores e desengordurantes para inox são ótimas e confiáveis opções.

Retire o excesso

Após a limpeza, nunca se esqueça de enxaguar e retirar totalmente o excesso de produtos para evitar manchas na superfície. Para isso, é só passar um pano limpo e úmido.

Aposte nas misturas caseiras para sujeira difícil

Se está difícil remover as sujeiras mais resistentes, tente a seguinte solução caseira: misture um pouco de álcool de uso doméstico com bicarbonato de sódio até que se transforme em uma pasta. Aplique e esfregue com um pano macio até que a sujeira seja removida totalmente.

Para fogões engordurados, uma dica é utilizar papel toalha embebida em azeite. Pode parecer esquisito, mas o azeite ajuda a remover a gordura e, depois, é só remover a oleosidade com um pano embebido em água e detergente neutro.

Para uma limpeza ainda mais eficiente, antes de fazer o procedimento com o azeite, remova os bocais, os botões e as grelhas e deixe-os de molho na água morna com detergente neutro enquanto faz o procedimento.

E você, tem alguma dica de limpeza para compartilhar ou alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

+ Veja como organizar geladeira

E não esqueça de fazer o seu seguro residencial. Entre diversas coberturas e assistências, você poderá contar com assistência de conserto para eletrodomésticos. Faça uma cotação e solicite essa assistência!