Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para limpar o forno

Imagem de fogão aceso. Escrito: como limpar o forno?

Dicas para limpar o forno

É só pensar em preparar um prato diferente para aquele almoço ou jantar, que bate logo aquele receio de sujar a cozinha toda. E uma higienização correta, sempre inclui limpar o forno. É comum que acumule alguma gordura ali dentro do fogão. Ou até mesmo que alguma comida se derrame. Mas nem por isso você deve desistir de divertir-se cozinhando, de recepcionar pessoas em sua casa para provar um prato especial!

Veja aqui o post que preparamos para você e fique por dentro das dicas de como deixar seu forno brilhando!

Cuidados iniciais para limpar o forno

Desligue o forno, antes de tudo. Desconecte de gás, desconecte das tomadas. É arriscado realizar essa limpeza e utilizar certos produtos com a energia ligada. E mesmo na hora de limpar, você precisa estar atento para não passar nada nos geradores de calor.

Retirando as partes removíveis

Retire as grades do forno. Para limpá-las, você pode usar água morna e detergente.

Separe os materiais

Para a limpeza dentro do forno, separe antes tudo o que vai precisar: uma esponja, um pano, luvas de borracha, um pincel ou escova de dente velha, e uma colher que possa ser usada para retirar resíduos. Coloque jornais no chão para não deixar a sujeira se espalhar por toda a cozinha.

Primeiros passos

Ainda antes de passar qualquer produto no forno, vá retirando os restos de alimentos que podem ter caído no eletrodoméstico.

Passando produtos

O produto limpa-forno pode ser passado tanto nas laterais, quanto na base e até na porta do forno. É importante deixar o produto agir e o tempo indicado é cerca de meia hora.

Depois, você pode dissolver bicarbonato de sódio em um pouco de água morna. Coloque em um recipiente, depois passe a mistura na porta e no interior do aparelho.  Vai ficar parecendo mesmo uma pasta, é normal. E você pode deixá-la no forno durante toda uma noite.

No dia seguinte, para limpar, use a esponja.  Outra sugestão é usar a esponja embebida em um pouco de vinagre, pois facilita a limpeza onde o bicarbonato foi aplicado. Por fim, ligue um pouco o forno para secá-lo por completo.

Frequência

Você já deve estar se perguntando: e de quanto em quanto tempo faço uma limpeza geral como essa? Bem, na verdade, não existe regra fixa.  Se o forno está começando a ficar com uma aparência mais amarelada, é hora de limpar outra vez.

 

Você acha que dá muito trabalho limpar o forno? Tente esse método que ensinamos e veja como é prático! É incrível o resultado, vai ficar brilhando.  Vale a pena compartilhar os truques com outras pessoas.

E não deixe de ver aqui no blog como tirar gordura do fogão e como limpar eletrodomésticos de inox.