Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como limpar teto de casa da maneira correta

Imagem de um teto. Escrito: como limpar o teto

Como limpar teto de casa da maneira correta

Fazer aquela faxina caprichada, limpar todos os cantinhos, jogar fora o que não se utiliza mais. Tudo é válido na hora de organizar a casa. Mas, quantas dessas vezes você se preocupou com a limpeza do teto? Pois é, a maioria das pessoas acaba negligenciando essa parte que também acaba acumulando sujeira, material orgânico e muitos microrganismos.

Os tetos são os locais onde menos prestamos atenção na hora da faxina. Mas é o lugar preferido das aranhas e outros insetos que gostam de fazer seus ninhos ali. Os cuidados são simples e não tem segrego.

Limpar teto de forma certa

Para começar, passar aquela famosa vassourinha pode até ajudar a tirar as teias de aranha e outros detritos, mas isso só vai fazer com que a poeira se espalhe pelo resto da casa. O ideal é utilizar um mop ou um pano úmido, que higienizam da forma correta e retiram o pó sem espalhar.

Tetos pintados

Outra coisa a se fazer é preparar uma solução caseira bem fácil: em um bale, misture 5 litros de água morna com duas colheres de detergente. Depois é só molhar um pano limpo e utilizá-lo para limpar o teto (se for pintado), luminárias, pendentes, etc.

Tetos de PVC

Já em tetos de PVC, que podem sofrer com a ação do tempo e do sol e ganhar uma coloração mais amarelada, você pode usar outra solução: em 5 litros de água, dissolva duas colheres de saponáceo cremoso ou então detergente com vinagre. O vinagre, por ser ácido, ajuda a remover sujeiras mais resistentes e devolve o brilho à superfície.

Tetos de madeira

Em casos de tetos de madeira, é muito importante conhecer as recomendações do fabricante, pois cada tipo de madeira exige determinado cuidado. Em casos de madeiras envernizadas que não necessitam de procedimentos específicos, é possível usar também a solução de água com detergente para a limpeza comum do dia-a-dia.

Tetos da cozinha e banheiro exigem atenção

O teto da cozinha pode se tornar um dos lugares mais sujos da casa graças ao acúmulo de gordura. Neste caso, remover a sujeira não vai ser uma tarefa tão simples e é importante preparar uma solução mais reforçada. Misture 5 litros de água quente com um copo de vinagre e duas colheres cheias de bicarbonato de sódio. Aí é só mergulhar um pano limpo, torcê-lo e esfregar onde está sujo.

O teto do banheiro também pode dar um pouco mais de trabalho por conta de infiltrações e mofo. Nestes casos, utilize a solução de água e detergente, porém esfregue a superfície com uma esponja pelo lado mais grosso (verde).

Em lojas especializadas também é possível encontrar produtos específicos antimofo e antilimo (que é aquela sujeira escura que se encrusta entre os azulejos). Você pode ver como acabar com mofo e bolor em casa no nosso post.

Após realizar a limpeza, é importante deixar as portas e janelas do banheiro abertas para dar uma boa arejada.

E depois da casa limpinha, que tal cotar um seguro residencial? Assim, além de deixá-la brilhando, ela fica protegida contra os principais riscos que corre! Faça uma cotação na Bidu e veja quanto é garantir proteção para o seu lar.