Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como fazer uma faxina em sua casa em pouco tempo

limpeza residencial

Como fazer uma faxina em sua casa em pouco tempo

A vida moderna é assim: sempre na correria e acabamos não dando conta dos trabalhos domésticos. Seja pelo cansaço ou pela falta de tempo. Aí então a limpeza residencial acaba ficando em segundo plano. Mas se você não tem um assistente doméstico para cuidar da limpeza da sua casa, calma. A boa notícia é que é possível organizar uma rotina de limpeza residencial prática e que não leva muito tempo.

Fazer uma boa faxina é fundamental para manter a organização do nosso espaço. Seja ele uma casa grande ou um apartamento apertadinho. O ideal é estudar a logística dos ambientes e elaborar estratégias para a limpeza residencial ser a mais rápida possível.

Por isso, vamos ensinar você a fazer uma boa faxina gastando pouco tempo. Preparado pra botar a mão na massa?

Lista do passo a passo para a sua limpeza residencial

 

  1. Confira os materiais de limpeza

Os diferentes cômodos exigem diferentes produtos de limpeza. Basicamente, você vai precisar de:

  • Água sanitária
  • Detergente
  • Desinfetante
  • Balde
  • Panos de chão
  • Flanelas
  • Vassoura
  • Rodo
  • Aspirador de pó
  • Esponjas
  • Desengordurante
  1. Comece pelo começo

A primeira coisa a se fazer em uma faxina é retirar os lixos da cozinha e do banheiro. Depois coloque no lugar todo objeto que estiver espalhado pela casa. Guarde sapatos, roupas, livros, brinquedos, etc.

  1. Retire a sujeira básica

Comece aspirando os sofás e poltronas. Retire eventuais teias de aranha dos cantinhos superiores dos cômodos com a ajuda de uma vassoura. Não se esqueça dos batentes das portas, janelas, quadros e outros cantinhos que podem juntar poeira.

  1. Passe um pano

Retire a poeira dos móveis, racks, mesas, aparadores e eletrodomésticos com um pano umedecido. Torça bem o pano para ele não ficar muito encharcado, do contrário poderá manchar os móveis. Se quiser, aproveite para aplicar um lustra móveis nas peças de madeira.

Foco na cozinha: limpe o fogão com uma flanela com um pouco de desengordurante. Coloque os bicos e grelha em uma bacia com água e sabão. Depois, lave-os com esponja macia. Veja mais dicas de como deixar sua cozinha limpa e de como limpar bem o seu fogão.

  1. Varrendo!

Arraste os móveis e varra bem o chão. Junte a sujeira em pontos focados por cômodo, por exemplo, faça montinhos no quarto, outro na sala, outro na cozinha. Se tiver um aspirador de pó, ele pode ajudar e muito nessa hora, substituindo a vassoura. Não se esqueça do banheiro! Depois, pegue uma pá e vá recolhendo os montinhos de sujeira.

  1. Limpe o chão

Feito tudo isso, é hora de limpar o chão. O chão da cozinha, dependendo do piso, exige um pouco mais de cuidado, porque pode estar muito engordurado. Neste caso, use um desinfetante misturado com desengordurante em um balde d’água. Molhe um pano de chão nesse líquido, torça bem e passe pelo piso.

Na sala e no quarto, você pode utilizar apenas um pano molhado.

Não se esqueça de passar o pano no chão em direção à saída do cômodo, ok? Isso evitará que você ande pelo piso molhado e suje novamente.

  1. No banheiro

O banheiro exige uma atenção extra na hora da faxina. Primeiro, limpe a pia, as torneiras e prateleiras com um pano úmido com desinfetante. Depois, faça uma boa limpeza no vaso sanitário usando água sanitária e uma esponja exclusiva para esta finalidade. Use luvas, caso seja alérgico.

No box, esfregue as paredes com uma esponja e detergente ou desinfetante. Use o próprio chuveirinho para enxaguar. Em caso de limo, utilize uma solução anti-limo para esfregar entre os azulejos.

E pronto! Já pode dizer que é craque em limpeza residencial. O básico já está feito e, em caso de espaços pequenos, em apenas duas horas você pode deixar seu cantinho brilhando e com aquele cheirinho de limpeza.

Aproveite e saiba mais sobre o seguro residencial e suas coberturas. Uma solução confiável para manter o seu imóvel protegido contra roubos e acidentes! Faça sua cotação.

Conheça também nosso post sobre dicas para organizar a casa.