Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como organizar geladeira?

organizar geladeira

Como organizar geladeira?

É prático, e nem tão difícil assim. A organização de todos os itens dentro da geladeira é tema de saúde e te ajuda a evitar desperdícios de alimentos. Se você é daqueles que gosta de ver a geladeira sempre farta, esse é um motivo a mais para aprender a fazer o armazenamento correto. São muitas as doenças que podem ser causadas pela contaminação de alimentos estragados. Aprenda aqui como conservar tudo direitinho.

Entendendo compartimentos da sua geladeira

E para que serve cada espaço na geladeira? Certamente, você já reparou que cada compartimento apresenta mais refrigeração que outro. Quanto mais perto do freezer, mais gelado. Carnes, por exemplo, são colocadas lá em cima, porque as chances de deterioração são maiores. Por esse motivo, você deve ter cuidado também no modo de guardar esses alimentos, e consumi-los em poucos dias.

Queijo, frios, derivados de leite, e as caixas de leite, devem permanecer nas partes superiores, mais refrigeradas, para não fermentar. Vale ressaltar, porém, que as geladeiras de modelos mais recentes, algumas vezes, possuem a refrigeração uniformizada.

Gavetas e repartições

Nas gavetas menores, você separa as frutas, enquanto que naquele gavetão no chão da geladeira é onde se armazena legumes e verduras, preferencialmente separadas em embalagens plásticas próprias para isso. Não lave as folhas antes do uso.

Importante também é saber que os ovos não devem ser colocados na porta, para que não sofram com as alterações de temperatura, portanto, coloque-os em uma embalagem dentro da geladeira. Na verdade, o ideal é mantê-los na própria caixa de papelão.

As hortaliças, por exemplo, devem ser colocadas em saquinhos, na repartição de cima ou congeladas. Nas portas, coloque condimentos como Ketchup, maionese e conservas. Nesse espaço, você pode colocar também refrigerante e sucos industrializados. Já os sucos naturais, precisam de uma refrigeração mais intensa e, por isso, não ficarão na porta. E por falar em bebidas, a água deve ser guardada em uma jarra com tampa ou recipiente fechado.

Potes

Uma boa pedida é optar por potes transparentes, para que você possa ver o conteúdo dos recipientes sem que seja necessário abri-los. Além disso, são as melhores opções para acondicionar os alimentos mais perecíveis. Mas, atenção: muito cuidado na hora de comprar novos potes. Porque, há alguns tipos que liberam substância tóxica que desprende da embalagem e passam para a comida.

Higienização

Semanalmente, observe se não há nenhum alimento estragado, coloque tudo em ordem, e passe um pano com álcool para desinfetar. Ao menos uma vez por mês, realize uma limpeza mais completa e profunda. Quer saber como?

Separe uma esponja e um detergente para limpar todos os compartimentos. Lave as gavetas. Não utilize produtos abrasivos. Passe um pano seco em seguida.

 

Essas dicas foram úteis? Como você guarda seus alimentos?