Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Piso vinílico: as vantagens que podem morar na sua casa

imagem de sala com piso vinílico

Piso vinílico: as vantagens que podem morar na sua casa

Quem não gosta de reformar a casa e ter tudo novo e ainda mais bonito? E colocar um belo piso vinílico?

O ano está apenas no começo. Essa pode ser uma boa inspiração para você pensar em mudar o que tanto incomoda na sua casa. Ou simplesmente realizar o sonho de ter o seu cantinho como você sempre quis.

Um dos recursos que dão vida à decoração e transformam a casa é, sem dúvida, o piso.

São muitos os tipos à disposição no mercado, mas um deles vem se transformando no queridinho de arquitetos e consumidores: o piso vinílico.

Também conhecido como vinil ou PVC, apresenta diferentes versões e preços para todos os tipos de bolsos. Além disso, leva para a sua casa um acabamento perfeito e ser um produto ecologicamente correto.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais as características do piso vinílico? Continua aqui com a gente!

O que é o piso vinílico?

Trata-se de um revestimento fabricado com PVC, minerais e aditivos, que garante algumas qualidades importantes para muitos lares. É antialérgico e resistente, apresenta boa durabilidade (cerca de 15 anos) e oferece conforto térmico, beleza e segurança, já que não é um piso escorregadio.

Em geral, é a primeira opção para aqueles que desejam fazer uma reforma rápida em quase todos os espaços da casa. Isso porque esse piso pode ser instalado em quartos, salas, escritórios e demais espaços que não sejam lavados e recebam apenas a higienização com pano úmido.

Ah, o piso vinílico é um piso que tem instalação fácil, embora necessite de profissional especializado. E nem faz tanta sujeira na hora da reforma.

A primeira coisa é definir os espaços da casa que receberão o piso vinílico. Aí então poderá contar com a ajuda de um vendedor para saber quais das três versões encontradas no mercado podem ser ideais para o projeto: placa, manta e régua.

O piso vinílico é encontrado com facilidade em várias lojas dedicadas a materiais para casa (de construção e decoração). Também pode ser encontrado em lojas especializadas em pisos.

É sempre importante contar com a ajuda de um profissional que também agendará uma visita à sua casa para verificar as medidas corretas dos ambientes. Ele vai especificar a melhor opção de aplicação.

Coringa na decoração

Ao fazer uma pesquisa sobre o piso vinílico, encontra-se uma grande variedade de cores texturas e espessuras, assim como também uma boa oferta de acabamentos. Um deleite para quem busca diferentes projetos de decoração.

Mais: o revestimento do vinílico tem aquela propriedade ímpar da categoria. Ele imita outros tipos de materiais como, por exemplo, a madeira e o mármore.

+ Onde fazer um curso de decoração barato

+ Como usar quadros na decoração da sua casa

Quais são as principais vantagens do piso vinílico?

Já mencionamos até aqui algumas vantagens que esse tipo de piso oferece. Mas vamos organizar melhor as demais informações sobre essa opção de piso para facilitar a sua avaliação?

Resistência

Sim, o piso vinílico é resistente! Não retém poeira, não mancha e também não absorve líquido com a facilidade da madeira, por exemplo.

Facilidade ao limpar

Basta um pano úmido e pronto, a sujeira é removida.

Instalação simples

Caso opte pela instalação do piso vinílico em sua casa, pode acreditar: o trabalho será realizado com muita rapidez se os ambientes apresentarem uma superfície uniforme e limpa. Caso o contrapiso seja rústico, é indicado receber uma camada de argamassa ou material similar para que regularizar a superfície. Não se recomenda a aplicação do PVC sobre a madeira ou laminado, pisos que devem então ser removidos antes da instalação do vinílico. A aplicação pode ser feita pela técnica do clique, autoadesivo ou cola.

Termoacústico

O PVC apresenta excelente desempenho termoacústico. Ele abafa os barulhos, uma qualidade apreciada principalmente por quem mora em apartamento.

Hipoalérgico

É um piso considerado hipoalérgico em virtude de uma importante característica: não acumula poeira.

Econômico

O piso vinílico apresenta preços que variam, mas mesmo as opções mais caras ainda custam menos do que outros tipos de materiais.

Atenção especial a esses pontos!

É sempre importante conhecer também os aspectos que requerem mais atenção antes de optar pelo piso vinílico.

Acabamentos com ranhuras

Embora seja uma ótima qualidade contar com uma série de acabamentos à disposição, é importante estar atento às versões de pisos vinílicos que apresentam muitas ranhuras. Elas podem dificultar a limpeza.

Móveis pontiagudos

Todo cuidado é pouco com o piso vinílico quando a sua casa tem móveis ou objetos pontiagudos, que podem danificar a manta, riscando o material.

Profissional especializado

A instalação do piso vinílico é sim muito prática e rápida. Mas requer um profissional especializado para que o acabamento fique perfeito. Sem contar que esse profissional terá habilidade para avaliar possível umidade das superfícies. Além de recortar as peças corretamente e aplicá-las com perfeição no contrapiso, qualidades que farão com que o revestimento dure muitos anos.

Durabilidade

O piso vinílico tem durabilidade de cerca de 15 anos. É considerada uma boa durabilidade, mas perde, por exemplo, quando é comparada ao tempo de vida do piso frio.

Áreas externas

Revestir a área externa com piso vinílico pode ser um problema, pois esses espaços apresentam muita umidade.

Como você pode conferir, o piso vinílico é uma boa opção para a sua tão sonhada reforma, mas apresenta também algumas qualidades que requerem mais atenção.

É assim com o piso, é assim com a casa toda! Afinal, imprevistos sempre podem acontecer, mas o que vale é estar preparado para saber contorná-los com tranquilidade.

Temos uma dica especial para você que está sempre de olho no melhor para o seu lar: o seguro residencial.

É um produto que pode ser considerado o seu braço direito, pois oferece vários benefícios e aquela mão certeira nas horas mais complicadas.

+ Porque ter seguro residencial

Conheça também nosso post sobre dicas para organizar a casa.